TAS 2×04: Albatross

O doutor McCoy é acusado de um crime em uma história que pouco se sustenta

Sinopse

Data estelar: 5275.6

Momentos antes de retornar à USS Enterprise, após uma missão de entrega de suplementos médicos no planeta Dramia, o capitão James Kirk é informado pelo supremo prefeito do planeta e pelo comandante Demos de que o doutor Leonard McCoy é acusado de causar a morte de centenas de pessoas, resultado de uma praga.

Dezenove anos antes, McCoy foi o líder de um programa de vacinação em massa em Dramia II. Após sua partida, a maior parte da população do planeta morreu vítima de uma praga.

O capitão decide iniciar uma investigação em Dramia II para provar a inocência de McCoy, antes que a justiça dramiana, conhecida por sua rapidez, condene o médico. Ao saber das intenções de Kirk, o supremo prefeito ordena a partida de uma nave patrulha.

A caminho de Dramia II, a Enterprise detecta a nave patrulha, mas Kirk decide não contatá-la, concluindo que Demos esteja a bordo, causando a impressão de que a presença do comandante não foi descoberta. O capitão ordena a abertura das portas do hangar da Enterprise, prevendo que Demos se infiltrará na nave.

Uma radiação não letal envolve Dramia II, permitindo a descida de um grupo formado por Kirk, Spock e Demos. Na superfície, encontram Kol-Tai, um sobrevivente da praga supostamente causada por McCoy, salvo pelo médico do vírus sauriano.

O grupo de descida retorna à Dramia, acompanhado de Kol-Tai. Mas, durante a viagem, ele se torna azul, um sintoma da praga. Em seguida, Kirk e outros tripulantes apresentam a mesma coloração. Apenas Spock, por ser vulcano, é imune à doença.

Após o supremo prefeito recusar o pedido de Spock para liberar McCoy, a fim de que encontre o antídoto para a praga, o primeiro oficial resgata o médico da prisão e leva-o de volta à Enterprise.

McCoy e Spock descobrem que a mudança na coloração da pele estava interferindo no diagnóstico e o doutor, que o tratamento para o vírus sauriano, aplicado em Kol-Tai há dezenove anos, torna os pacientes imunes à praga.

Com a cura encontrada, McCoy é homenageado pelos dramianos por sua contribuição à medicina.

Comentários

Depois de um bom começo, com uma ameaça a um dos personagens mais queridos de Star Trek, “Albatross” já começa a exibir suas falhas.

Como acontece em diversos episódios da Série Animada, o roteiro apresenta diversas conveniências e atalhos. Sem nenhuma base concreta, Kirk deduz que o comandante Demos está a bordo da nave dramiana e antecipa sua intenção de se infiltrar na Enterprise.

Também não fica claro porque o supremo prefeito não queria que a Enterprise visitasse Dramia II, já que realmente acreditava na culpa do doutor McCoy. O médico retorna à nave sem nenhuma proteção contra a praga e poderia ter usado um traje ou ter se isolado do resto da tripulação. A doença, então, se espalha com impressionante rapidez, quando bastaria isolar os primeiros infectados.

O episódio apresenta um ritmo demasiado lento, até mesmo para a Série Animada e a gag final deixa a impressão de que faltou história para preencher os minutos de exibição.

Avaliação

Citações

“Is this some kind of joke?”
“The wanton slaugher of hundreds of people is not a joke, Captain.”
(Isso é alguma piada?)
(O massacre irresponsável de centenas de pessoas não é uma piada, capitão.)
Kirk e Demos

“A man who saves, does not also kill, commander.”
(Um homem que salva não mata também, comandante.)
Kol-Tai

“Jim, if I’m ever in jail again, don’t sent that Vulcan to release me. Just let me rot!”
(Jim, se eu for preso novamente, não mande esse vulcano me libertar. Apenas deixe-me apodrecer!)
McCoy

Trivia

  • Este foi o 18º episódio produzido para A Série Animada e o 20º exibido.
  • Lou Scheimer, a voz de Demos, é um dos fundadores da Filmation.
  • Quando retorna à Enterprise, no final do episódio, McCoy está usando o uniforme da divisão de comando.
  • Em inglês, albatross, além do pássaro, também se refere a um fardo ou deficiência constante e inevitável.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Six publicado pela Ballantine Books em fevereiro de 1976.

Ficha Técnica

Escrito por Dario Finelli
Dirigido por Bill Reed

Exibido em 28 de setembro de 1974

Título em português: A Praga

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura
Majel Barrett como Christine Chapel (apenas nos créditos)
James Doohan como Montgomery Scott/prefeito supremo dramiano/Kol-Tai

Elenco convidado

Lou Scheimer como Demos/guarda dramiano

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio