TAS 2×02: Bem

Alienígena com habilidade curiosa coloca a missão da Enterprise em risco

Sinopse

Data estelar: 7403.6

Enviada para uma missão de exploração e contato, a USS Enterprise leva consigo um observador independente de uma raça recém-contatada, o comandante honorário Ari bn Bem, do planeta Pandro no sistema Garo VII.

Em órbita de Delta Theta III, planeta classe M há pouco descoberto e com possível vida aborígene, o objetivo da tripulação é investigar e relatar. Os grupos aborígenes, encontrados por uma missão anterior, são possivelmente perigosos, portanto, Kirk ordena que sejam evitados riscos desnecessários na missão de instalar equipamentos de monitoramento.

Na sala de transporte, o comandante Bem voluntaria-se para acompanhar o grupo de descida. Kirk protesta, devido aos riscos envolvidos na missão, mas acaba cedendo. O próprio Bem fornece as coordenadas para o teletransporte.

Ao chegar ao planeta, Kirk e Spock são transportados para uma massa de água, enquanto o resto do grupo se materializa em terra firme. Bem mergulha, oferecendo assistência, mas. sem o conhecimento do capitão e seu primeiro oficial, a parte inferior do corpo de Bem se desmembra do tronco e troca os comunicadores e fêiseres por réplicas.

Na nave, o tenente Arex detecta um campo sensor em movimento, uma possível indicação de inteligência.

O grupo de descida prossegue em sua missão, observados por um ser misterioso. Bem capta a presença de um grande grupo de formas de vida à frente e parte ao seu encontro, contrariando as recomendações de Kirk de manterem-se ocultos. O capitão e Spock seguem o comandante honorário, deixando Sulu e Scott com o equipamento.

Bem consegue atravessar a vegetação espessa desmembrando as partes de seu corpo: pernas, tronco, braços e cabeça, despistando Kirk e Spock.

Arex detecta um aumento na atividade sensorial. Incapaz de localizar o capitão para atualizá-lo sobre a situação, a tenente Uhura ordena que Scott e Sulu retornem à nave.

Bem é cercado por nativos do planeta. Kirk e Spock tentam contatar a nave, mas descobrem que seus comunicadores foram substituídos.

Os aborígenes levam o comandante Bem para sua aldeia e prendem-no em uma jaula de madeira. Quando o capitão e o Spock tentam resgatá-lo, são informados por Bem que estão interferindo em sua missão de observação. A presença dos intrusos é percebida pelos aborígenes reptilianos e eles também são feitos prisioneiros.

Quando são deixados a sós, Kirk confronta Bem sobre o equipamento substituído por réplicas. O comandante, protestando contra o uso de soluções violentas, retorna os comunicadores e fêiseres, revelando sua habilidade em desmembrar-se.

A anomalia ganha tamanho, cobrindo todo o continente norte.

Livre da jaula, Kirk falha em contatar a nave, devido a uma interferência. Os nativos percebem a fuga e planejam um ataque. O capitão tenta atordoá-los com seu feiser, mas a arma falha. Ele, Spock e Bem são paralisados e uma voz diz que eles não devem ferir os nativos, suas crianças. O grupo é subjugado e novamente feito prisioneiro.

Insatisfeito com o desemprenho de Kirk, Bem usa suas habilidades de desmembramento para libertar-se, deixando o capitão e seu primeiro oficial para trás.

Combinando os dois comunicadores, Kirk consegue contatar a inteligência misteriosa e garante que deixarão o planeta, mas ele ainda precisa encontrar o comandante Bem. Então, ordena que a Enterprise envie um grupo de seguranças para localizá-lo. A situação escala para um confronto contra os aborígenes, irritando a inteligência. Bem reconhece que sua fuga foi precipitada, causando o embate e é perdoado pela inteligência, partindo com o resto da tripulação.

Comentários

O roteirista David Gerrold é autor de um dos episódios mais populares da Série Clássica, talvez de toda a franquia de Star Trek, “The Trouble wih Tribbles” da segunda temporada.

Uma versão do episódio já circulava na produção em 1968, durante os anos da série live action. O argumento tratava de um tripulante não humano da Enterprise, tendo como tema da história o preconceito. Bem viria a bordo observar uma estrela se tornar nova e seria propenso a pregar peças nos tripulantes, usando suas habilidades de destacar suas pernas e braços.

O argumento sofreria várias alterações, sem nunca ter sido produzido. Após Gerrold ter escrito “More Tribbles, More Troubles” para a Série Animada, foi convidado por Dorothy Fontana a apresentar outra história e resgatou “Bem”.

Como de costume, Gene Roddenberry propôs diversas alterações, incluindo a entidade divina, algo que desagradou Gerrold por já ter sido usado em diversas ocasiões em Star Trek.

Gerrold reconhece que, se o episódio tivesse sido aprovado para a série live action, teria imposto em desafio para a equipe de efeitos especiais e se adequa melhor para a animação.

Se uma grande característica de Bem foi deixada de lado na versão produzida do episódio, a de um grande pregador de peças, podemos ver um pouco disso quando ele transporta Kirk e Spock para dentro d’água e substitui os seus comunicadores e fêiseres, mas ignora o fato de que Scott e Sulu também carregam o mesmo equipamento.

Ao final, Bem é precipitado quando abandona o capitão e seu primeiro oficial na vila alienígena, mas o episódio ignora o fato de que Kirk também foi precipitado ao querer usar a força como solução para a situação logo de início, violando os valores da Federação.

Avaliação

Citações

“Patiente. Every planet is dangerous to the ignorant.”
(Paciência. Todo planeta é perigoso para o ignorante.)
Bem

“We’ve seen unidentified planetary phenomena before that have resembled intelligent activity.”
(Nós encontramos anteriormente fenômenos planetários que se parecem com atividade inteligente.)
Kirk

“It appears to be a native food-gathering party.”
“Yes, and the food they have gathered is Bem.”
(Parece ser um grupo nativo de coleta de comida.)
(Sim, e a comida que coletaram é Bem.)
Spock e Kirk

“Captain, I am only a Vulcan.”
(Capitão, sou apenas um vulcano.)
Spock

Trivia

  • Esse foi o 17º episódio produzido para A Série Animada e o 18º exibido.
  • O nome Bem vem de uma sigla conhecida pelos fãs de ficção científica: Bug Eyed Monster ou “monstro de olho de inseto”, em tradução livre.
  • O episódio marca a primeira menção em tela do nome completo do capitão James Tiberius Kirk.
  • Uhura assume o comando da Enterprise mais uma vez, depois de “The Lorelei Signal”, também da Série Animada.
  • Os pandronianos voltariam a aparecer no episódio “I, Excretus” da segunda temporada de Lower Decks, com a personagem Shari yn Yem, interpretada por Lennon Parham.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Nine publicado pela Ballantine Books em janeiro de 1977.

Ficha Técnica

Escrito por David Gerrold
Dirigido por Bill Reed

Exibido em 14 de setembro de 1974

Título em português: “Comandante Bem”

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy (apenas nos créditos)
George Takei como Hikaru Sulu (apenas nos créditos)
Nichelle Nichols como Uhura/entidade alienígena
Majel Barrett como Christine Chapel (apenas nos créditos)
James Doohan como Montgomery Scott/Arex/Ari bn Bem

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio