DS9 1×07: Dax

Deep Space Nine ganha sua versão de ‘The Measure of a Man’ com Jadzia Dax

Sinopse

Data estelar: 46910.1.

Jadzia Dax enfrenta acusações de assassinato referentes ao hospedeiro anterior do simbionte Dax: Curzon.

Uma audiência de extradição é convocada pelo governo bajoriano a bordo da estação para decidir se Jadzia pode ser considerada responsável pelas ações cometidas por seus hospedeiros anteriores.

Enquanto isso, o comissário Odo inicia uma série de investigações no planeta natal do acusador.

Por fim, o comissário consegue encontrar um álibi para Curzon e desvendar a identidade do verdadeiro criminoso.

Comentários

Como usual nos episódios escritos por Peter Allan Fields para a série, temos mais um vencedor formal em mãos (e a direção de David Carson não desaponta). Entretanto, ao contrário do que poderíamos antecipar, o episódio é estruturado de maneira a oferecer interessantes elementos sobre os trills como um todo, com pouco foco direto em Jadzia (que fica calada por boa parte do segmento).

Será que existia um receio da produção de que a atriz não conseguiria carregar o episódio nesses últimos termos (ao menos não naquele momento)?

Este é um bom episódio para Sisko na defesa de Dax durante o processo de extradição (servindo também para desenvolver a relação do comandante com o simbionte em todos os tempos). Ele é até mesmo um bom momento para Odo com a sua investigação sobre os Tandro (o que expõe a cruz do silêncio de Jadzia).

Outras boas cenas: Kira desvendando o real motivo do jovem Tandro ter tentado sequestrar Jadzia em primeiro lugar (ao invés de ir diretamente a Sisko com o seu pedido de extradição) e Odo chantageando Quark para assegurar espaço físico para a realização da audiência de extradição.

O entendimento de Jadzia da questão da honra oferece um vislumbre da sua conexão com os klingons e eventualmente com Worf. E o passado de “espírito livre” de Curzon acabou inspirando desenvolvimento similar para Jadzia no decorrer da série, algo que auxiliou o desempenho da atriz, inclusive.

E mais algumas castanhadas:

– Bashir continua dando em cima de Jadzia como se não houvesse amanhã (infelizmente);

– A ausência das habilidades marciais de Jadzia e (de novo ele!) a total incompetência tática de Bashir também são destaques negativos do teaser;

– É problemático o jovem Tandro não encarar consequências legais pelas suas ações a bordo da estação;

– Tratado uniliteral de extradição funciona (dentro desse universo) como com caçadores de recompensa contemporâneos? O episódio não entrou nesse mérito;

– O final compartilhado por Jadzia e a viúva do general, que fala da desconstrução da figura heroica do militar (a partir de uma informação apresentada ali de maneira discreta e já no apagar das luzes), encontrou eco ao longo da série (por exemplo: Li Nalas, na trilogia do Círculo e mesmo Kai Opaka, em “The Collaborator”);

– O final da mesma cena tornou-se muito triste ao longo do tempo, com a viúva de Tandro desejando uma LONGA e feliz vida a Jadzia (vide o episódio “Tears of the Prophets”);

– Faltou apenas um beijo das duas mulheres (algo que seria realizado mais tarde na série em “Rejoined”);

– O episódio não bate o martelo sobre a responsabilidade de um hospedeiro sobre os atos cometidos por um hospedeiro anterior (para esta Castanha a resposta seria em geral NÃO, funcionando como uma espécie de “prescrição de pena”).

Avaliação

Citações

“Live, Jadzia Dax! Live a long, fresh and wonderful life!”
(Viva, Jadzia Dax! Viva uma longa, nova e maravilhosa vida!)
Enina Tandro

Trivia

  • Um dos raros episódios de Star Trek que termina com um fade-out (a imagem vai escurecendo gradualmente).
  • Com este episódio, D.C. Fontana tornou-se a primeira pessoa a escrever para três séries diferentes de Jornada (Série Clássica, A Nova Geração e Deep Space Nine, sem falar na Série Animada).

Ficha Técnica

História de Peter Allan Fields
Roteiro de Peter Allan Fields e D.C. Fontana
Dirigido por David Carson

Exibido em 15 de fevereiro de 1993

Título em português: “Dax”

Elenco

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado

Gregory Itzin como Ilon Tandro
Anne Haney como juíza Renora
Richard Lineback como Selin Peers
Fionnula Flanagan como Enina Tandro

Balde do Odo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Muryllo Von Grol
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio