ENT 3×22: The Council

Enterprise sendo atacada pelos reptilianos e insectoides

Enredo bem-estruturado mas pouco surpreendente define heróis e vilões

Sinopse

Data: 12 de fevereiro de 2154

Prestes a se reunirem com o Conselho Xindi, Degra explica para Archer como os xindis vieram a encontrar os construtores das esferas. Após a destruição do planeta-natal xindi, essa espécie providenciou para recolher os sobreviventes e os realocarem em outros mundos habitáveis, gesto este que lhes valeu a gratidão xindi a um ponto quase religioso.

Uma vez que encontram o Conselho, Archer procura vender o seu caso, explicando que a espécie que está construindo a arma para eles está, na verdade, os manipulando e se prepara para colonizar a Expansão Délfica. O capitão diz ainda que, em um ponto do futuro, tanto xindis como terráqueos a irão derrotar. Para evitar que isso ocorra, os construtores das esferas colocaram as duas espécies uma contra a outra. O Conselho parece levar em consideração o que o capitão da Enterprise explica, mas os insectoides e reptilianos se mostram céticos e colocam em xeque os dados apresentados por Archer. Eles também estão armando para se assegurarem de que terão o controle sobre a arma, com a ajuda dos construtores, que asseguram que, no caso de uma guerra civil, com a ajuda deles, terão a upper-hand para garantir o controle sobre todos os xindis.

Archer e Hoshi no Conselho Xindi

Entrementes, Degra demonstra preocupação sobre como o Conselho irá votar a questão, pois não acredita que os aquáticos estejam completamente convencidos. Degra, com a ajuda de dados da Enterprise, providencia para que os estes possam ter uma percepção melhor da crise toda através de hologramas que demonstram melhor a natureza intradimensional dos seres com os quais estão todos lidando. Isso feito, o Conselho se mostra mais aberto a debate, e eles finalmente conseguem o número de votos necessário. Pelo que parece, a situação está sob controle, com o Conselho concordando em suspender por ora o lançamento da arma. Contudo, Dolim confronta Degra com o que sabe sobre a colaboração dele com Archer e seu grupo, inclusive sobre a destruição de uma nave xindi e acaba por assassinar Degra.

Um time de infiltração vindo da Enterprise consegue obter mais informações sobre os construtores das esferas ao realizarem uma missão com uma cápsula auxiliar. T’Pol, Reed e Hawkins conseguem obter dados da esfera na qual se infiltraram, mas os sistemas defensivos retaliam contra os tripulantes da Enterprise, e o time escapa, mas tendo a baixa de Hawkins, morto no confronto.

T'Pol, Reed e Hawkins tentando obter informações sobre a arma xindi e as esferas

A crise se alarga com os reptilianos e insectoides se retirando do Conselho. Eles começam a planejar uma maneira de se apossarem da arma, e Dolim coloca em prática uma ideia que lhes irá assegurar o comando e controle sobre ela. Eles atacam a Enterprise e demais naves xindis que a estão a escoltando, mas não sem antes sequestrarem Hoshi, para Dolim poder usar sua expertise de modo a conseguir completar a sequência de códigos necessária para a ativação da arma.

Comentários

“The Council” é o episódio que finalmente define contra quem a Enterprise está lutando e com quem poderá contar em seu confronto final para salvar a Terra. Por conta disso, é um episódio muito mais explicativo do que qualquer outra coisa. Aprendemos mais do que nunca sobre o Conselho em si e as cinco espécies xindis.

A maior qualidade do segmento, sem dúvida, é a forma como ele encerra a trajetória de Degra, o cientista responsável pela criação da arma que deve destruir a Terra e que, afinal, reconhece a maneira como os xindis têm sido manipulados pelos construtores das esferas desde sempre.

Title Card Enterprise "The Council"

Embora sua súbita mudança de postura ao longo do arco não tenha sido a coisa mais convincente do mundo, é certo que esse personagem deveria ter um fim trágico, pagando por seus erros do passado e, ao mesmo tempo, honrando seu discernimento do presente. E é o que acontece, na cena mais convincente de todo o segmento. Degra é assassinado pelo líder reptiliano, depois que fica confirmado que sua nave atacou e destruiu uma nave reptiliana. Depois do fato, a audiência sente uma certa justiça poética em sua morte.

Mais que isso, o assassinato de Degra serve como um ponto focal no episódio, o momento em que os reptilianos decidem romper com sua estratégia enganadora e admitir que não seguirão as determinações do Conselho, lançando a arma de qualquer modo. É a transição que resgata o episódio de um perigoso flerte com diálogos pouco convincentes e pouco pungentes, enquanto Archer tenta convencer o Conselho de que não é seu inimigo.

Degra sendo morto por reptiliano

No final das contas, a impressão que fica é a de que o enredo foi bem-estruturado, de uma maneira geral, como preparação para a conclusão do arco xindi. Claro, há alguns problemas. Por exemplo, a estratégia de “mostrar” o construtor das esferas aos aquáticos pareceu mais uma “chuva no molhado” do que uma real apresentação de evidências que pudessem mudar os rumos do processo de decisão no Conselho — uma forma longa de dizer que foi um “enchedor de linguiça”.

As trocas entre Degra e Trip também carecem da força que deveriam ter, embora fique claro que o roteirista tenha tentado ao máximo destacar o quanto Tucker jamais poderia perdoar o xindi pelo ocorrido. Acho que faltou coragem para admitir que o engenheiro jamais trabalharia com Degra, em circunstância alguma. Perdemos uma boa oportunidade de ver um conflito razoável entre ele e o capitão Archer.

Os aquáticos ouvindo o que Archer tem a dizer sobre os construtores das esferas

Um pouco mais realista é o sofrimento de Malcolm Reed ao perder um MACO sob seu comando, depois de ter passado o ano todo batendo cabeça com os militares a bordo da NX-01. Seu desabafo, ao retornar à cápsula auxiliar da missão na esfera, pareceu bem razoável e compatível com o personagem.

Os demais personagens nem têm muito o que fazer. Como fica claro pelo final, estamos apenas vendo uma preparação para o verdadeiro filé. Hoshi Sato é sequestrada pelos reptilianos, que, aliados aos insectoides, decidem lançar a arma à revelia do Conselho. Os humanoides e arbóreos decidem apoiar a Enterprise e tentar impedir a destruição da Terra. Os aquáticos, assim como começaram o episódio, ficam no meio do caminho. A NX-01 preocupa os construtores das esferas com suas análises das fraquezas dos objetos. É mais do que óbvio que a ação de verdade ainda está para acontecer.

Hoshi sendo sequestrada pelos reptilianos

Nesse contexto, “The Council” faz um bom trabalho. Independentemente da previsibilidade do enredo como um todo, o episódio apresenta os fatos que levarão à conclusão de uma maneira por vezes sutil e sofisticada, como estabelecer a localização do Conselho em meio a antigas ruínas dos avianos, os xindis alados extintos pela guerra entre as raças. É interessante ver esses alienígenas como criaturas divididas entre o desejo de encontrar unicidade e as profundas diferenças entre cada uma das espécies.

Avaliação

Citações

“Maybe we’re getting a little too comfortable with the casualty rate.”
(Talvez nós estejamos ficando confortáveis demais com a taxa de baixas.)
Reed

“The crew of that ship are the last Xindi you will betray. When the humans are dead and the Reptiles have replaced the council, I’ll hunt down your family and end your traitorous bloodline.”
(A tripulação daquela nave foram os últimos xindis que você traiu. Quando os humanos estiverem mortos e os reptilianos tiverem substituído o Conselho, eu vou caçar sua família e acabar com sua linhagem de traidores.)
Conselheiro reptiliano, para Degra

Trivia

  • A fotografia principal para “The Council” ocorreu entre 12 e 23 de fevereiro de 2004, fazendo uso de diversas novas locações, como uma visão mais ampla de onde o Conselho Xindi se localiza.
  • O elenco convidado está consideravelmente amplo para este segmento, incluindo todos os atores que compõem os personagens no Conselho Xindi, além do retorno de Sean McGowan como o cabo Hawkins, dos MACOs.

Ficha Técnica

Escrito por Manny Coto
Dirigido por David Livingston

Exibido em 12 de maio de 2004

Títulos em português: “O Conselho”

Elenco

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T’Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie ‘Trip’ Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado

Randy Oglesby como Degra
Tucker Smallwood como xindi-humanoide
Rick Worthy como xindi-arbóreo
Scott MacDonald como comandante reptiliano
Josette DiCarlo como construtora da esfera
Sean McGowan como Hawkins
Bruce Thomas como soldado reptiliano
Andrew Borba como tenente reptililiano
Mary Mara como construtora da esfera
Ruth Williamson como líder dos construtores da esfera
Eric Lemler como tripulante do leme

Enquete

Edição de Mariana Gamberger
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio