TNG 4×01: The Best of Both Worlds, Part II

Riker tem de rejeitar Picard para salvá-lo (e a Terra), em eletrizante episódio

Sinopse

Data estelar: 44001.4

A USS Enterprise, sob o comando de William Riker, tenta deter o cubo borg que avança em direção à Terra. Uma tentativa de usar um disparo do disco defletor falha, graças ao conhecimento adquirido pelos alienígenas quando assimilaram o capitão Jean-Luc Picard.

A Enterprise prepara os reparos para voltar a enfrentar o cubo. Uma frota de 40 naves tenta bloquear o avanço da nave inimiga em Wolf 359, mas é massacrada pelos borgs. Somente quando a tripulação da Enterprise consegue resgatar Locutus – forma assimilada de Picard – e utilizá-lo como uma ponte para introduzir uma instrução direcionada à Coletividade é que a nave atacante é detida.

Data, em contato com a Coletividade após ser ligado à porção cibernética de Locutus, implanta a ordem para que os borgs voltem a se regenerar – trocando em miúdos, ele ordena para que os inimigos tirem um cochilo. A sobrecarga faz com que a nave borg se desintegre. Picard consegue ser salvo, após ter seus implantes retirados por intervenções cirúrgicas, e volta a assumir o comando da Enterprise.

Comentários

A continuação de “The Best of Both Worlds” conseguiu um feito difícil: manter a qualidade exibida na primeira parte. É bem verdade que a metade inicial da história ainda prende mais a atenção que sua conclusão, mas não é à toa. Um evento como a assimilação do capitão Jean-Luc Picard é um atrativo que sustenta qualquer roteiro.

De qualquer forma, a segunda parte não ficou devendo. Além de conseguir resgatar Picard de forma extremamente convincente, o episódio ainda deu o estrelato a Riker, que pôde demonstrar sua habilidade para ser capitão.

“The Best of Both Worlds, Part II” fala sobre a dificuldade de se superar um oponente que não só é capaz de destruir seus aliados, como convertê-los em inimigos. A experiência não poderia ser mais traumática: ninguém menos que o capitão da nave mais importante da Frota passa a ser uma fonte quase inesgotável de conhecimento tático para os borgs.

Foi Guinan quem percebeu qual seria a dificuldade de vencê-los – seria necessário se afastar de tudo o que Picard representava para a tripulação da Enterprise: sua liderança, seu estilo de comando, tudo isso agora fazia parte dos borgs e não mais poderia servir aos interesses da Federação.

Só quando Riker se dá conta disso e resolve criar uma estratégia totalmente desvinculada de Picard (e claramente marcada no roteiro por diversos “padrões evasivos Riker-1” ou “manobras Riker-2”) é que a Enterprise começa a reagir à terrível investida.

A solução para o episódio – colocar os borgs para dormir – foi, sem dúvida, um golpe de mestre. E não foi por falta de pensar que ela surgiu: Michael Piller, o roteirista do episódio, só bolou essa sacada dois dias antes do início da produção da quarta temporada!

Por fim, podemos dizer que a segunda parte de “The Best of Both Worlds” consolidou o episódio como um dos melhores de Jornada nas Estrelas em todos os tempos e elevou A Nova Geração a um novo patamar. Eventos apresentados aqui ainda terão repercussões de curto e longo prazo – desde o segundo episódio do quarto ano a ser exibido, “Family”, até o oitavo filme de cinema, Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, e os eventos vistos na série Picard.

Locutus, por sua vez, seria consagrado como um dos personagens recorrentes mais queridos de Jornada. Além de aparecer no filme Primeiro Contato, ele voltaria para uma ponta em “Emissary”, o piloto de Deep Space Nine.

Avaliação

Citações

“Your resistance is hopeless… Number One.”
(Sua resistência é inútil… Imediato.)
Locutus

 “You’re going to have to do something you don’t want to do. You have to let go of Picard.”
(Você vai ter que fazer algo que não quer. Você vai ter que esquecer o Picard.)
Guinan

Trivia

  • Muita ansiedade marcou a espera por este episódio, que abre a quarta temporada, após três meses de hiato. A produção fez todos os esforços para manter o desfecho em segredo, para alimentar o suspense sobre o retorno da série.
  • Chegou a circular entre os fãs uma versão falsa do roteiro, que indicava que a assimilação de Picard não teria passado de uma brincadeira de Q.
  • A história real foi mais difícil de aparecer. Michael Piller só voltou a pensar nela depois de assinar contrato para o quarto ano e voltar à Paramount, no fim de julho de 1990. De início, teve muito dificuldade. “Eu havia criado um problema insolúvel. E, para ser honesto, quando comecei a escrever a segunda parte – que deveria solucionar a história –, eu não sabia o que ia ser.”
  • Brannon Braga tinha acabado de se juntar à equipe de A Nova Geração como estagiário e relembra a situação. “Eu entrei no prédio Hart [na Paramount] pela manhã e Michael estava reescrevendo ‘The Best of Both Worlds, Part II’. Ele se apresentou e disse: ‘Estou tentando descobrir como vencer os borgs. Não tenho ideia de como fazer’.”
  • Piller queria que a derrota dos borgs fosse por engenhosidade, não força bruta, e a ideia de explorar a interdependência deles como uma fraqueza, mandando-os “dormir”, ocorreu a ele apenas dois dias antes da data marcada para o início das filmagens.
  • “Eu não descobri até os personagens descobrirem. […] Tento acreditar em escrita zen: eu gosto de me afastar como escritor e deixar os personagens falarem, ouvi-los, e eu meio que tomo nota, enquanto eles falam”, disse Piller. “Bem, foi isso que aconteceu em ‘The Best of Both Worlds, Part II’. Chegamos à cena em que eles tinham de resolver o problema. O tempo estava acabando, faltavam só dez minutos no episódio. E, hm, finalmente, eles encontraram a resposta de que a força dos borgs era também sua fraqueza, que sua… interdependência era sua força, e interdependência poderia levar à sua derrota. E eu apenas fiquei… Posso me lembrar do sorriso na minha cara quando ouvi aquilo. Eu disse, ‘oh, isso é legal!’, e foi assim que terminamos.”
  • Mostrar a Batalha de Wolf 359 teria sido proibitivamente caro, então Piller decidiu apenas exibir o resultado final do conflito, criando uma cena memorável na imaginação dos fãs. Lances da batalha em si seriam criados para “Emissary”, o piloto de Deep Space Nine.
  • No argumento do episódio, Piller descreveu: “Essa é uma história sobre a relação de Riker e Picard. É um rito de passagem que todos os homens enfrentam – o filho que precisa descobrir sua própria força e poder… e, para fazer isso, precisa derrotar o pai de quem ele depende e a quem ama profundamente.”
  • Embora as duas partes de “The Best of Both Worlds” se passem praticamente uma em seguida da outra, é possível notar sutis diferenças nos cenários e nos penteados de Jonathan Frakes, Gates McFadden e Michael Dorn.
  • Apesar do desafio para construir a história, a pré-produção do episódio foi tranquila, principalmente pelo fato de que o cenário da nave borg já havia sido construído para a primeira parte.
  • A ponte de batalha foi fortemente remodelada para este episódio, depois de ter cedido partes da versão original para os filmes de Star Trek.
  • LeVar Burton teve de ir ao hospital para uma cirurgia de emergência durante a filmagem do episódio. Por isso, suas cenas como La Forge foram filmadas depois e envolvem closes sem outros personagens por perto. Suas falas mais importantes foram transferidas para Colm Meaney, explicando o papel do chefe O’Brien na restauração de Picard.
  • As naves do Perímetro de Defesa de Marte foram baseadas no modelo de submarino usado em Caçada ao Outubro Vermelho e foram feitas de um kit de modelo de um submarino russo. Já Marte é um modelo do planeta que havia sido usado na série Cosmos, de Carl Sagan.
  • O diretor Cliff Bole avaliou bem o episódio duplo, mas achou que a segunda metade ficou devendo. “O fim da parte 2 foi meio que uma escapada. Ficamos sem tempo. […] Eu gostaria de ter feito um final maior, não um tão claustrofóbico que se passa dentro da nave. Não tenho uma resposta para ele, mas foi um final muito rápido para um episódio tão grande.”
  • Piller acabou com uma opinião parecida, achando que a segunda parte não entregou as promessas da primeira. “Se você olhar como um filme de duas horas, é realmente bem efetivo. Como um episódio avulso, não acho que a Parte II tenha tido muito material de personagem.”
  • O personagem tenente Gleason volta a aparecer na série no episódio “Future Imperfect”, desta mesma temporada, porém como alferes Gleason.
  • Este episódio obteve indicações ao prêmio Emmy de melhores efeitos especiais e de melhor direção de arte, mas não ganhou. Porém venceu na categoria de melhor edição de som e melhor mixagem sonora.
  • Após este episódio, Riker voltou a ser comandante, sem nenhuma explicação ao telespectador. Ele só se tornaria capitão em Jornada nas Estrelas: Nêmesis.
  • Em um futuro episódio, “The Drumhead”, é revelado que na batalha de Wolf 359 a Frota Estelar perdeu 39 naves, com a morte de aproximadamente 11 mil tripulantes.
  • Embora destroços de naves espaciais não possam ser encontrados por lá, Wolf 359 é uma estrela que realmente existe. Fica no terceiro sistema solar mais próximo da Terra, a “apenas” 7,6 anos-luz de distância de nós, ou em termos trekkers, mais ou menos a 36 horas em Dobra 9.
  • Depois deste episódio, a personagem de Shelby só voltaria a aparecer, e como animação, em “An Embarrassment of Dooplers”, de Lower Decks. Mas, antes disso, ela figuraria como parte do elenco da série de romances Star Trek: New Frontier, de Peter David.

Ficha Técnica

Escrito por Michael Piller
Dirigido por Cliff Bole

Exibido em 24 de setembro de 1990

Título em português: “O Melhor de Dois Mundos, Parte II”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado

Elizabeth Dennehy como Shelby
George Murdock
como J.P. Hanson
Colm Meaney
como Miles O’Brien
Whoopi Goldberg
como Guinan
Todd Merrill
como Gleason

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio