Morre o pioneiro dos efeitos visuais Douglas Trumbull

Douglas Trumbull, o ícone de efeitos visuais no cinema, que trabalhou no filme Star Trek: The Motion Picture, faleceu aos 79 anos.

Em sua vida profissional, ele recebeu dois prêmios honorários da Academia. O primeiro foi um Oscar Científico e de Engenharia compartilhado por seu trabalho no Sistema de Câmera CP-65 Showscan, em 1993. O segundo foi o Prêmio Gordon E. Sawyer em 2012, que reconhece “um indivíduo da indústria cinematográfica cujas contribuições tecnológicas trouxeram crédito à indústria”.

Trumbull tem créditos em diversos filmes como os famosos “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “Blade Runner”.

Amy Trumbull disse que seu pai “morreu ontem à noite após uma grande batalha de dois anos contra um câncer, um tumor cerebral e um derrame” (via Deadline).

“Ele era um gênio absoluto e um mago e suas contribuições para a indústria cinematográfica e de efeitos especiais viverão por décadas e além. Minha irmã Andromeda e eu pudemos vê-lo no sábado e dizer a ele que o ama e nós temos que dizer a ele para aproveitar e abraçar sua jornada para o Grande Além. Eu te amo papai, com certeza sentirei sua falta!”

Trumbull foi o diretor de Efeitos Fotográficos Especiais (como os efeitos visuais eram chamados na época) e um ator diretor da segunda unidade em The Motion Picture. A produção problemática e estressante de The Motion Picture levou Trumbull à exaustão, e ele foi hospitalizado por dez dias após a conclusão do projeto, diagnosticado com úlceras e hérnia de hiato.

Apesar de sua relação de trabalho tensa com o estúdio, o trabalho de efeitos visuais de Trumbull no filme de Star Trek, lhe rendeu um Saturn Award, bem como uma indicação ao Oscar.

Sua técnica de fotografia com slit-scan, embora não tenha obtido sucesso na sequência da velocidade de dobra no primeiro filme, foi mais tarde usada com sucesso por John Knoll para uma sequência igualmente concebida da USS Enterprise-D da série A Nova Geração em Encounter at Farpoint “.

Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho de Douglas Trumbull em Star Trek: The Motion Picture, veja o artigo do Trek Brasilis: Trumbull relembra trabalho em Star Trek: O Filme.