Veja os crânios e armas do “general” Picard

O episódio da semana passada de Star Trek: Picard, “Penance”, apresentou uma linha do tempo alternativa sombria, incluindo um general Picard que mantinha uma sala de troféus cheia de crânios daqueles que ele havia vencido. Graças ao designer de produção Dave Blass (@DaveBlass), temos um olhar mais atento e mais detalhes sobre as vítimas deste Picard alternativo.

Dave Blass compartilhou detalhes em seu Instagram, com fotos de uma galeria detalhada, publicada no Trekmovie.

No ep 202, “Penance”, vemos o lado escuro de Picard “o matador de borgs”, com uma vitrine de sua coleção de crânios. Como originalmente escrito, seriam armaduras, mas eu senti que A) Isso seria loucamente caro de se fazer corretamente B) Poderia não ser tão impactante quanto queríamos. Parecia um pouco como a exibição de armaduras do Batman de Michael Keaton, que não era tão cheia de vícios quanto nosso mundo. Fomos até o mestre Neville Page que projetou a grande variedade de crânios, alguns que foram mencionados no diálogo, enquanto outros serviram apenas como pano de fundo.

É claro que quando se trata do ferengi, discutimos ossos versus cartilagem nas orelhas. Muitas espécies têm armaduras dérmicas flexíveis, Microdocodon gracilis tinha ossos hióides que eram flexíveis e necessários para comer. Acrescente-se a isso o fato de os seres humanos terem ossos no ouvido especificamente projetados para facilitar as funções auditivas. As orelhas ferengi justificavam este tipo de discussão. Será que um esqueleto de uma espécie alienígena se decomporia e existiria da mesma forma que os humanos? A osteologia nos diz que existe uma grande variedade de exemplos esqueléticos únicos só aqui na Terra. Extrapolando isso para espécies de outros mundos, podemos esperar encontrar uma grande variedade de diferenças. Assim, a tonalidade ligeiramente verde dos ossos vulcanos, e os ossos finos e detalhados das orelhas ferengi.

Estes são os crânios incluídos:

Na fileira da frente, começando pela esquerda: Cardassiano – Gul Dukat e Vulcano – Diretor Sarek.
Na filera de trás, começando pela esquerda: Ferengi – Grand Nagos Zek; Klingon – General Martok e Borg – Um de dois
Na fileira de trás: Uma nova espécie, Lihn Zhee – Chefe M’Talas, nomeada em homenagem ao showrunner de Picard, Terry Matalas e um Sauriano – Comodoro Y’Shi.

Veja abaixo a foto de cada crânio emparelhada, quando possível, com o personagem ou raça.

Cardassiano – Gul Dikat

Vulcano – Diretor Sarek

Ferengi – Grande Naghus Zek

Klingon – General Martok

Sauriano – Comodoro Y’Shi (usando Linus como referência)

Borg – Um de Dois (usando um borg de Primeiro Contato como referência)

Espécie nova Lihn Zhee – Chefe M’Talas

Neville Page fez os desenhos de todos os crânios e depois a fabricação foi entregue a Vincent Van Dyke e sua equipe para a fabricação com Jeff Lombard em Adereços, adicionando as armas e objetos aos pedestais, que foram projetados por James Addink.

Estes são alguns detalhes dos pedestais que suportam os crânios.

O pedestal do Grande Nagus Zek mostra seu bastão de ouro, visto originalmente no episõdio “Prophet Motive”, de Deep Space Nine.

Imagem de Jörg Hillebrand

A faca Klingon no pedestal do crânio do general Martok é um redesenho de uma d’k tahg, semelhante à usada pelo Portador da Tocha klingon do episódio “The Vulcan Hello”, de Discovery (veja a parte inferior de sua perna esquerda na terceira foto).

Imagem de Jörg Hillebrand

A adaga jevonita, semelhante à vista em “Chain of Command II”, está localizada na frente do pedestal de Dukat.

Imagem de Jörg Hillebrand

Um detalhe sinistro do pedestal do crânio de Sarek são duas orelhas vulcanas cortadas, penduradas no colar IDIC de Sarek.

Imagem de Jörg Hillebrand

A Paramount+ lançou um vídeo dos bastidores, em que Dave Blass fala sobre a sala de troféus e muito mais. Veja no site oficial startrek.com

Foi incluída na versão alternativa de Picard uma sala cheia de armas. Os comentários são de Dave Blass:

Quando estávamos projetando a versão “matador de borgs” da vida alternativa de Picard, sabíamos que queríamos mostrar uma versão totalitária de Picard. Também sabíamos que só tínhamos dias para transformar o bem de Picard em mal com base na programação das filmagens. Portanto, as mudanças tinham que ser bastante grandes, mas simples. O que é o oposto de uma sala cheia de livros, é uma sala cheia de armas. Fui inspirado pela cena do filme Wall Street onde você vê Gordon Gekko exibindo sua coleção de armas antigas em exposição. Esta não era uma exibição como você vê nos filmes de John Wick, onde qualquer uma delas seria arrancada da parede para uma luta, esta é a história da guerra, e o matador de borgs entregou seu Shakespeare para Sun Tzu. Agora isto pode parecer um muro gigantesco de framboesas, mas mostra a história das armas no mundo de Picard. Star Trek não é uma fantasia de ficção científica, é um espetáculo histórico com 60 anos de coisas para pesquisar e mostrar. É também a primeira vez que TODO o mundo de Star Trek está em exposição em um cenário canônico ao mesmo tempo. Armas da Série Clássica, de A Nova Geração, de Voyager, Deep Space Nine, Discovery e dos filmes da linha do tempo Kelvin estão em exposição. Neste universo alternativo, todas as coisas são possíveis.

Essas são as fotos que o Dave Blass publicou em seu Instagram:

A seguir, algumas armas identificadas e detalhes dos objetos e quadros:

  1. Lâmina kar’takin jem’hadar
  2. Feiser cardassiano
  3. Feiser bajoriano
  4. Feiser da era da Série Clássica
  5. Pistola disruptora remana
  6. Feiser jem’hadar
  7. Feiser de assalto de meados da década de 2280

  1. Design de 2399 da confederação (c/ baioneta)
  2. Rifle EVA de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato
  3. Rifle padrão de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato
  4. Rifle remano de Jornada nas Estrelas: Nêmesis
  5. Rifle bajorano

  1. Rifle do Zhat Vash
  2. Rifle romulano da linha do tempo Kelvin, 2009
  3. Rifle remano
  4. Faca do Zhat Vash
  5. Faca romulana
  6. Faca de do remano Shinzon

  1. Disruptor do Tal Shiar da era Picard
  2. Disruptor klingon
  3. Feiser cardassiano
  4. Disruptor do Zhat Vash
  5. Disruptor romulano (Da linha do tempo Kelvin, 2009)
  6. Feiser remano

O feiser usado pelos oficiais da Confederação Estelar da Terra foi  projetado para imitar a pistola de assalto feiser de Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira e  Jornada nas Estrelas VI: A Terra DesconhecidaI.

O retrato da nave Worldrazer foi um grande esforço de grupo. Eu trabalhei com Laurent Ben-Mimoun na composição. A ideia era que era o World Razer atacando um cubo Borg, mas nós queríamos que fosse dramático. Mandei Laurent compor a moldura como se a nave tivesse cortado o cubo e estivesse explodindo através das duas metades do cubo, à medida que elas se desfaziam. Enquanto Laurent trabalhava no fundo, cheguei até Sean Tourangeau, que tinha feito um grande trabalho projetando a USS Titan, para fazer algum trabalho de design no World Razer, ele criou a geometria básica e os detalhes e entregou-o a Daren Dochterman, que criou o modelo 3D e refinou os detalhes antes de entregá-lo de volta a Laurent para ser adicionado à composição final. A peça final foi pintada por Andrea Dopaso que também fez o retrato de Picard como o matador de borgs, assim como a pintura clássica de Picard em seu gabinete e o retrato do ano passado de “Daughter”.

A armadura cardassiana na coleção de Picard parece ser baseada nesta estátua cardassiana de Franklin Mint em Star Trek: Armor of the Galaxy, em vez de no uniforme cardassiano de Deep Space Nine, que não tinha essa gola.

A armadura do Portador da Chama (Torch Bearer) introduzida no episódio “The Vulcan Hello”, de Discovery também pode ser vista na sala.

Imagem de Trekyards

Esta pintura, vista na cozinha de Picard na linha do tempo alternativa é The Battle of Vercellae de Giovanni Battista Tiepolo.

Imagem de Jörg Hillebrand

Na janela pode ser vista a faixa klingon de Worf.

Acompanhe todos os detalhes dos episódios de Star Trek: Picard aqui no Trek Brasilis.

Fontes: Trekmovie, Trekyards, Dave Blass (@DaveBlass) no Instagram, Jörg Hillebrand (@gaghyogi49), Sean P. Tourangeau  (@SeanTourangeau) e Trekcore (@Trekcore) no Twitter.