MDL 2×05: The Jedi

Introdução de Ahsoka Tano na série ocorre com estética samurai

Sinopse

Data: 9 anos após a Batalha de Yavin

A guarnição local de uma cidadela localizada no planeta Corvus se move agitada no meio da incendiada floresta que existe ao longo das muralhas da cidadela. Uma sombra com sabres-de-luz vai dando cabo da guarnição, um a um, até conseguir chegar aos portões da cidadela. Ali, a Magistrada local, Morgan Elsbeth, confronta Ahsoka Tano: ela se recusa a passar a informação que a togruta deseja e pergunta quantas vidas dos aldeões Ahsoka estaria disposta a sacrificar para obter a informação na marra. A ex-jedi oferece um prazo para a mulher pensar a respeito.

O Mandaloriano chega a Corvus e pousa nos arredores da floresta incendiada, enquanto Baby Yoda usa a força para afanar o cabo da manopla da Razor Crest. Ele vai até a cidade, alegando ser um caçador de recompensa procurando alojamento. Ele observa as condições deploráveis nas quais os aldeões são mantidos. Todos se recusam a falar com ele por medo. Ao encontrar a Magistrada, esta lhe oferece um trabalho: a cabeça da jedi em troca de uma lança feita de beskar maciço. Considerando que isso involuntariamente garante a ele a informação de que precisa, o Mandaloriano alega concordar com os termos.

O Mandaloriano começa a rastrear o paradeiro de Ahsoka na floresta e coloca o Baby Yoda em uma pedra enquanto faz algumas buscas. Ahsoka ja desce em cima dele no veneno, o que nos garante uma interessante mas rápida luta Jedi vs. Mandaloriano, mas Ahsoka se acalma ao ver aquele pelo qual ela conhece como Grogu.

De noite, Ahsoka e Grogu meditam juntos em particular por um tempo, até que ela vai conversar com o guardião do garoto. Ela revela o nome dele para o Mandaloriano — Grogu — e comenta um pouco sobre a história pregressa dele no Templo Jedi antes da Ordem 66, e o que pode sentir do atual estado de espírito de Grogu e de suas capacidades com a Força. O Mandaloriano comenta que precisa encontrar algum jedi para acolher Grogu, já que forças remanescentes do Império ainda o caçam.

De manhã, Ahsoka faz alguns truques usando a Força com Grogu, sentindo que as habilidades dele estão nebulosas devido a ter que ocultá-las por anos para sobreviver. Com a ajuda do Mandaloriano (e da manopla da Razor Crest), ela consegue fazer Grogu responder melhor a algum uso da Força.

Ahsoka revela que ela própria não se sente na posição adequada para assumir a tutela do garoto, e o Mandaloriano propõe ajudar Ahsoka a derrotar a Magistrada em troca de alguma ajuda a respeito do futuro de Grogu. Eles cozinham um plano para atacar a cidadela, com Ahsoka atacando diretamente o portão enquanto ele viria depois. À frente da Magistrada, Ashoka apresenta uma das ombreiras do Mandaloriano para despistar a vinda dele, enquanto exige dela a informação que deseja. Os cupinchas da Magistrada fracassam em derrotar Ahsoka e, enquanto a Magistrada recua para a sua muralha interna pessoal, ela ordena a execução de prisioneiros, algo que o Mandaloriano impede assim que chega ao local.

Ambos derrotam vários dos soldados e droides ainda a serviço da Magistrada, exceto pelo tenente principal da Magistrada, Lang, que é confrontado pelo Mandaloriano na porta da casa da Magistrada enquanto Ahsoka vai para dentro enfrentá-la. Ela inicia um intenso duelo com a Magistrada usando a lança de beskar para se opor aos sabres-de-luz. Eventualmente, tanto o Mandaloriano como Ahsoka levam a melhor: Lang é morto enquanto Ahsoka consegue da Magistrada informação sobre o atual paradeiro do Grande Almirante Thrawn.

Com os habitantes da cidadela libertados, Ahsoka entrega para o Mandaloriano a lança de beskar, além de passar a informação para ele de um antigo templo jedi em Tython onde Grogu poderá através da Força contatar um jedi que irá acolhê-lo. Com isso, o Mandaloriano e Grogu se despedem de Ahsoka e partem para Tython.

Comentários

“The Jedi” era um episódio inevitável, que teria de chegar em algum momento em O Mandaloriano: o protagonista iria esbarrar em alguém da Ordem Jedi em algum ponto dessa jornada e, após o nome de Ahsoka Tano ser citado episódios atrás por Bo-Katan, era meramente questão de tempo. Foi um bom episódio, bem dirigido pessoalmente por Dave Filoni. Para alguém ainda pegando as manhas de direção de série de TV pra valer, sem ser animada, Feloni fez um ótimo trabalho; afinal de contas, pegar um episódio de uma série com este tamanho e visibilidade não seria tarefa fácil, mas é alguém que conhece profundamente o material.

O Mandaloriano tem mais momentos em que tem que encarar que a missão com a qual se comprometeu pode estar entrando em conflito com o apego que está desenvolvendo por Grogu, algo que tem sido constantemente trabalhado ao longo da série, e certamente terá um payoff mais para a frente. Uma quantidade boa de exposição também ocorreu, para melhorar o contexto do Mandaloriano com o passado do Grogu. Isso ocorre com a audiência em uma posição melhor que a do Mandaloriano para absorver a informação entregue por Ahsoka: nós sabemos muito do que o Mandaloriano não sabe, e as implicações de bastante do revelado ali tendem a nos atingir de maneira até mais profunda.

Há um claro desenvolvimento também na questão do código ético do personagem, resultado da jornada do Mandaloriano com Grogu — ele não se sente tentado a aceitar o acordo da Magistrada pelo valor da face e eliminar a jedi em troca de beskar. Primeiro, isso não se alinhava em nada com o objetivo da jornada em si, e segundo, ele pode constatar pessoalmente que a presença da Magistrada na vila era algo nocivo e indesejável.

A estética e direção de arte toda foram muito boas, claramente uma homenagem a uma das grandes fontes inspiradoras de Star Wars, o cinema japonês dos anos 1950 e 60, como por exemplo os filmes de Akira Kurosawa, tanto na cidadela como na floresta incendiada, incluindo direção de arte e fotografia, ambas muito inspiradas. O duelo entre a Magistrada e Ahsoka foi um ótimo uso dessa estética.

O episódio não fica de nove-horas para mostrar a convidada especial do dia: se a proposta é finalmente mostrar Ahsoka, então Ahsoka já é apresentada logo de cara, surgindo no teaser de uma maneira que nitidamente indica quem é, mas envolta em sombras, com tintas de ser uma perigosa predadora. Rosario Dawson teve um grande sucesso em adotar os maneirismos da versão animada de Ahsoka, com o acréscimo de um tom de “tranquilidade por sabedoria” que a idade teria trazido à togruta. Afinal de contas, estávamos mais acostumados a encontrar a personagem como uma padawan adolescente (em Clone Wars) e uma jovem guerreira (em Rebels), mas aqui temos uma mulher madura e com bastante bagagem às costas.

O episódio tem algo que é uma das marcas registradas da franquia, “o pequeno vilarejo em planeta defendido apenas por pouca infantaria”. Narrativamente é necessário para a proposta do segmento e torna a coisa visualmente interessante, com todo o ar de “Sete Samurais” que isso possibilita, mas mais uma vez deixa uma sensação de “situação pequena” em uma galáxia que viu várias guerras interplanetárias envolvendo bilhões de soldados individuais, milhões de veículos e milhares de naves-capitais — e para alguém que supostamente trabalha no desenvolvimento de tais naves, não faria muito sentido a sua base de operações ser uma pequena vila. Mas isso é mais uma crica do que realmente um demérito: é como o jogo é jogado em Star Wars, seja como for.

Fica, é claro, o evidente gancho para a própria vindoura série da Ahsoka, com a revelação de que ela ainda está atrás de Thrawn, após ele ter desaparecido anos antes, juntamente com Ezra Bridger, ao final de Star Wars: Rebels.

No frigir dos ovos, ficamos com um dos melhores episódios da série até o momento, uma introdução em live-action à altura da personagem que conquistou o fandom de Star Wars com um dos melhores arcos de desenvolvimento que já houve nesta franquia ao longo de várias séries diferentes.

Avaliação

Citações

“A jedi plagues me. I want you to kill her.”
“That is a difficult task.”
“One that you are well suited for; the jedi are the ancient enemy of Mandalore.”

(Uma jedi está me assediando. Eu preciso que você a mate.)
(Esta é uma tarefa difícil.)
(Uma para a qual você está preparado; os jedis são os antigos inimigos de Mandalore.)
Magistrada e Mandaloriano, sobre ela querer contratar os serviços do caçador de recompensa

“Ahsoka Tano! Bo-Katan sent me. We need to talk.”
“I hope it’s about him.”

(Ahsoka Tano! Bo-Katan me enviou. Precisamos conversar.)
(Eu espero que seja a respeito dele.)
Mandaloriano e Ahsoka, ao se encontrarem pela primeira vez

“I’ve only known only one other being like this… a wise jedi master named Yoda.”
(Eu só encontrei outro ser como ele… um sábio mestre jedi chamado Yoda.)
Ahsoka, sobre Grogu

“I believe this was your payment.”
“No, I can’t accept. I didn’t finished the job.”
“No. But this… belongs with a mandalorian.”

(Eu acredito que esse era o seu pagamento.)
(Não, eu não posso aceitar. Eu não finalizei o trabalho.)
(Não. Mas isto… pertence a um mandaloriano.)
Ahsoka e o Mandaloriano, quando ela entrega a lança de beskar

Trivia

  • Esta é a primeira aparição em live-action de Ahsoka Tano, primeiramente introduzida no filme piloto de Star Wars: The Clone Wars. Criação de Dave Filoni, que também escreveu e dirigiu este episódio de O Mandaloriano.
  • Jon Favreau havia comentado que “A Criança” (a maneira pela qual a produção oficialmente se referia ao Baby Yoda) já tinha um nome definido desde o início, sendo “Grogu” finalmente revelado neste episódio. Até então, oficialmente o personagem era referenciado como “The Child” no material oficial da série e em todo o merchandising produzido, apesar de o apelido Baby Yoda ter sido universalmente utilizado pelo público.
  • Dave Filoni comentou que é uma rara oportunidade para alguém trabalhando em animação poder traduzir a arte de um personagem criado exclusivamente para aquela mídia para então ser interpretado por uma atriz em um filme de ação real. Os designs tiveram que ser repensados pela direção de arte da série para tornarem plausíveis uma representação mais natural da personagem.
  • Os droides de guarda pessoal da Magistrada são do modelo HK-87, baseados nos modelos HK-47 visto pela primeira vez no videogame Star Wars: Knights of the Old Republic, mas com uma arte caindo mais para o estilo do artista Ralph McQuarrie, um dos principais responsáveis por toda a direção de arte do filme de 1977.

Ficha Técnica

Escrito por Dave Filoni
Dirigido por Dave Filoni

Exibido em 27 de novembro de 2020

Título em português: “A Jedi”

Elenco

Pedro Pascal como Mandaloriano
Animatronic de 2 milhões de dólares como Grogu

Elenco convidado

Rosario Dawson como Ahsoka Tano
Diana Lee Inosanto como Morgan Elsbeth
Michael Biehn como Lang
James Croak como prisioneiro
Mai Brunelle como aldeiã

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio