Primeiras Impressões: “Strange New Worlds”

Em Primeiras Impressões, coluna do Trek Brasilis, os colaboradores do site dão seus pitacos SEM SPOILERS sobre um episódio recém-lançado de Jornada nas Estrelas.

Se você quer receber as Primeiras Impressões de nossos colaboradores mais rápido, não deixe de se inscrever no canal do Trek Brasilis no aplicativo Telegram, clicando aqui.

Episódio: “Strange New Worlds” (Star Trek: Strange New Worlds, 1×01)

O que achamos?

Salvador Nogueira: “Strange New Worlds” faz tudo que se espera de um piloto no formato clássico: introduz os personagens e a premissa básica da série, enquanto conta uma história. Aqui temos uma potente vibe da Série Clássica, além de uma transição mais ou menos suave de Pike e Spock como os vimos pela última vez, em Discovery, para os papéis que terão em sua série. O enredo é pura ação-aventura sabor Star Trek. Adorável início, com promessa de muito mais vindo aí!

Luiz Castanheira: É inegável o alívio desta Castanha com a proposta episódica de SNW + continuidade da vida dos personagens. Marcam pontos ainda um elenco de personagens gostáveis, uma direção de arte deveras inspirada em sua proposta retro e uma atitude definitivamente Série Clássica sem pedir desculpas. Todavia estamos longe da perfeição NESTA SEMANA com uma integração nada suave de eventos correlatos da segunda temporada de Discovery e uma história local pouco inspirada e com pouco tempo para desenvolvimento, disputando espaço com os demais elementos típicos de um piloto. De toda forma o saldo é deveras positivo, deixando a impressão de um passo na direção correta. Um bom começo.

Mariana Gamberger: Maravilhoso episódio de abertura para essa série tão aguardada. Não importa se você estava esperando por ela por mais de meio século, ou há 3 anos, desde o fim da segunda temporada de Discovery, essa espera finalmente acabou. Personagens novos interessantes, com bastante potencial, bem como personagens legado da série original que pouco se sabia. O potencial para desenvolvimento de personagem é enorme. O visual é lindo demais, e o formato episódio é promissor, para quebrar um pouco o padrão do que temos visto. Um episódio vencedor, que apresenta muito bem a premissa da série, com direito a ”To Boldly Go…” em dose dupla!!

Maria-Lucia Rácz: O primeiro episódio de Strange New Worlds é interessante, agradável, alegre e incrivelmente divertido de assistir. Funciona bem como introdução, dando uma noção de quem são os personagens principais e suas motivações. A produção é espetacular, com cenários, adereços, figurinos, efeitos visuais e música deslumbrantes, usando toda a tecnologia atual. Mal posso esperar pelo próximo episódio!

Leandro Magalhães: Este primeiro episódio de SNW (não vou chamar de piloto pois “The Cage” é que foi o piloto) mostrou que temos ali uma magnífica manifestação moderna de TOS, mas que poderia acabar incompleta se não tivesse gerado uma faísca para personagens cativantes. E houve essa faísca, tanto nos legados como nos novos, La’An em particular, que se mostrou alguém bem mais interessante do que o mero gimmick pela qual foi julgada quando os personagens foram anunciados. E o formato “episodístico com continuidade” já demonstra ser o melhor tom para uma série de Jornada.

Alexandre Madruga: A volta do bom e velho formato episódico é um deleite por si só. Ainda me preocupo com a recepção dos novos fãs de Jornada, mas com um episódio desses, difícil acreditar que alguém não goste. Discovery existe na série, desenvolvemos ainda mais os personagens que já conhecemos e fiquei encantado com a história, o ritmo, o drama pessoal e, por fim, uma dose de Star Trek na veia, com a lição da semana, fora um tapa na cara no nosso tempo atual. Carisma a parte (ou não) temos talvez um dos melhores capitães da Enterprise daqui por diante.

Carlos Santos: SNW começa trazendo de volta o coração da Série Clássica, mas ao mesmo tempo modernizando e atualizando o formato para os dias atuais. Um primeiro episódio que usa muito bem os personagens apresentados em Discovery, apresenta novos e traz velhos conhecidos para unir o melhor dos dois mundos.

Fernando Odo Rodrigues: Há 31 anos, eu me apaixonei por uma série. E essa paixão moldou a minha vida. Minha primeira namorada? Conheci graças a ela. A segunda? Também. Minha ex-esposa? Também. Minha filha? É consequência disso. Hoje, eu reencontrei um velho amigo. E que seja um sinal de tudo o que ainda vai acontecer comigo.

Ricardo Jurczyk: Este é o melhor piloto de série de Star Trek que eu já vi. Tem laços com Discovery, com a TOS, aprofunda dramas, apresenta personagens… E traz uma divertida aventura. E como é de praxe, pro inferno com a Ordem Geral Um.

Ricardo Delfin: O primeiro contato com uma nova série de Star Trek é sempre uma experiência fascinante. Strange New Worlds chega trazendo de volta o formato episódico e não adota de forma rigorosa o estilo de piloto de origem, como visto em Deep Space Nine, Voyager e tantas outras séries da franquia. E o primeiro contato é o tema da aventura de estreia deste novo capítulo trekker. É um episódio brilhante? Não, mas é um bom e promissor início em nosso retorno aonde ninguém jamais esteve.

Deixe suas primeiras impressões sobre o episódio na seção de comentários abaixo!