Celia Rose Gooding diz que não sabia que faria Uhura

Em Star Trek: Strange New Worlds, a atriz Celia Rose Gooding interpreta a jovem oficial de comunicações Nyota Uhura, mais conhecida pela interpretação original de Nichelle Nichols na Série Clássica. Ao contrário da Uhura, interpretada por Zoe Saldana no Universo Kelvin, Celia faz uma cadete, recém-saída da Academia, ainda tentando descobrir seu lugar na Frota Estelar. A atriz se diz animada para explorar esse lado da personagem que nunca foi visto antes.

Ao site Nerds Color Gooding comenta seu entusiasmo com o personagem:

Para mim, realmente mostrar essa insegurança muito humana que eu acho que mais pessoas têm e mais do que muitas vezes estamos dispostos a admitir, foi incrivelmente importante mostrar esse personagem icônico, que foi tão amado na franquia, como alguém que não tinha muita certeza no começo.Ela realmente teve que cavar fundo [para] encontrar essa confiança dentro de si mesma e ser edificada por sua equipe, acho que foi incrivelmente bonito estabelecer isso canonicamente”.

Ao The Hollywood Reporter, a atriz falou de sua entrada na franquia:

Curiosidade, na verdade: eu não sabia que estava fazendo um teste para o papel de Uhura até depois de ter conseguido. A escolha do elenco foi muito interessante, e acho que eles realmente me deram a graça de Deus, porque fiz o teste sob um pseudônimo. Mas a descrição de sua personagem realmente me pegou: ela foi descrita como uma jovem prodígio brilhante que está decidindo se o lugar em que ela está é onde ela quer estar agora. E como alguém que é muito jovem nesta indústria e ainda está descobrindo qual é meu objetivo e sonho explícitos nesta vida, descobri que muito de sua história e muito de sua mentalidade espelhavam a minha – em uma indústria diferente.

Gooding está ciente de que tem uma responsabilidade grande em retratar um dos personagens ícones da franquia. Ela está vivendo o momento e está focada em fazer o que acredita ser melhor para seu personagem e que agrade os fãs.

Há pessoas de todas as esferas da vida e de todas as origens que realmente gostam do show e há pessoas com ideologias muito diferentes que assistem ao show, e às vezes podem querer que a ideologia de Star Trek corresponda à sua. Eles podem não se encaixar e isso pode causar controvérsia, conflito e drama. Mas, enquanto meu elenco me lembrar que, enquanto eu permanecer fiel a mim mesmo e tiver orgulho do que estou fazendo, continuarei fazendo o que parece certo e apropriado para esse personagem e realmente torná-lo meu.

Nichelle Nichols conseguiu incorporar um lado musical a Uhura na série original. Gooding, além de atuar, é cantora, e já estreou na Broadway em produção musical. Qualidade essa que mostrou no episódio “Children of the Comet”. A atriz comentou sobre aprofundar esta performance ao cânone.

Eu tenho a oportunidade de realmente mostrar o lado da performance dela – seu canto e dança. Bem, seu canto e seu movimento. Não dançamos muito, mas ela se porta bem. Para realmente desenvolver seus talentos de canto e seu dom da música e como a matemática da música é algo que ela está de olho, Uhura é brilhante. A Uhura que estou interpretando não sabe realmente o quão brilhante ela é. Como ela viveu com sua inteligência por tanto tempo, ela não a leva tão a sério quanto a franquia levará no futuro. Então, para realmente aprofundar seu brilhantismo e seu cérebro e como isso influencia sua performance e a matemática da música, mesmo sendo uma cantora, eu não tinha ideia da teoria musical que vem com isso. Ter a oportunidade de detalhar algo que vimos em pedaços na série original, foi muito legal.

A atriz manteve seu cabelo curto, dando outra sensação para Uhura e o que ela representa. Gooding diz se isso foi discutiu com sua equipe de produção:

Eu raspei minha cabeça. Oh Deus, parece que foi há uma eternidade agora. Mas eu lembro de ligar para o meu agente e deixá-lo saber, “Ei, eu vou raspar minha cabeça só para você saber”. E ele deu ‘Ok’. Eu sou incrivelmente sortuda por ter que trabalhar em um espaço que realmente aceita como eu me apresento e tenho uma equipe que é incrivelmente solidária. Eles realmente apoiam o que eu decidi fazer comigo mesma. Eu fiz o teste com meu cabelo curto assim, e a equipe adorou. E houve um momento em que eles ficaram muito à vontade comigo aparecendo e brincando com minha cabeça raspada. Eles me perguntaram: “Ei, você quer usar uma peruca? Você se sentiria mais confortável usando uma peruca?” Eu respondi, “Não, eu amo meu cabelo assim”. A própria Nichelle [Nichols] foi alguém que realmente defendeu a apresentação multifacetada das mulheres negras em Star Trek. Ela foi alguém que realmente defendeu a ideia de que há tantas maneiras diferentes das mulheres negras se apresentarem, e todas elas são dignas no futuro. Ela realmente defendeu a apresentação natural de mulheres negras em Star Trek. Ter a oportunidade de realmente continuar esse legado e passar essa tocha para 2022, foi uma oportunidade incrível. Estou muito feliz que foi muito bem recebido.

Nos filmes da linha do tempo Kelvin, Uhura e Spock têm um relacionamento amoroso. Em Strange New Worlds eles têm um momento nos corredores da Enterprise. Gooding disse se essa fato chegou a ser discutido com os roteiristas:

Em Strange New Worlds, acho que algo que realmente se destacou especialmente nesses dois primeiros episódios foi a amizade de Uhura e Spock. Não sei se vai evoluir para algo romântico. Não tenho certeza. Isso não foi algo que os escritores falaram comigo diretamente. Isso não foi algo que realmente tocamos. Acho que Spock e Uhura têm uma amizade incrivelmente icônica que foi vista na série original e continuar isso em Strange New Worlds, é incrível. Eu amo Ethan Peck. Ele é alguém que eu realmente admiro e também aprecio muito ter uma amizade. Nossos personagens, quando os vemos em Strange New Worlds, eles têm muitas semelhanças. Acho que há mais semelhanças do que eles próprios sabem. Então, essa amizade icônica entre os dois realmente significa muito para mim. O fato de que, no segundo episódio [“The Children of the Comet”], vemos Spock e Uhura realmente se abrindo um para o outro. Vemos Spock dar a ela essa afirmação e esse apoio, que realmente significou muito para mim.

Strange New Worlds recebeu o sinal verde para uma segunda temporada antes mesmo da série estrear. Foi perguntado se ela poderia revelar alguma coisa da personagem para a próxima temporada:

Estamos atualmente filmando a segunda temporada agora. Hoje é meu primeiro dia de folga em um minuto, também. Acho que algo que estou animada para mostrar é a conexão de Uhura com a ideia de comunidade e família, o que significa pertencer, o que significa fazer parte de uma equipe que realmente parece uma família, que realmente parece um máquina bem lubrificada e uma unidade muito ajustada. Estou realmente animada para tocar no que isso significa para Uhura. Aprendemos no segundo episódio que ela perdeu sua família em uma situação incrivelmente traumática. A ideia de comunidade e família é um assunto incrivelmente sensível e delicado para ela. Acho que algo que estou animada para a segunda temporada é realmente curar e encontrar algo para Uhura se conectar e confiar nessa família e equipe.

Star Trek: Strange New Worlds é transmitido às sextas-feiras no Paramount+ Brasil.