Atriz de Star Wars denuncia racismo na rede social

A atriz Moses Ingram da nova série de Star Wars, Obi-Wan Kenobi, postou várias mensagens e comentários recebidos de forma racista, no seu Instagram, observando que ela recebeu centenas de mensagens, algumas das quais incluíam a palavra N (nigger), bem como alegações de que Ingram não era nada além de uma contratação de diversidade “Obi-Wan”.

Moses interpreta a vilã inquisidora imperial da série, Reva Sevander, cujo primeiro episódio foi ao ar, no Disney+, na última sexta.

Na segunda-feira, Moses foi ao Instagram para compartilhar algumas das mensagens ofensivas e racistas que ela recebeu pela estreia. Uma mensagem que ela compartilhou dizia: “Vocês estão com os dias contados”. Enquanto uma outra mensagem dizia: “Você não é a primeira n***a em Starwars idiota”.

Após relatar as ameaças e insultos, a atriz lamentou o ocorrido: “Há centenas dessas mensagens. Não há nada que eu e ninguém possa fazer para evitar esse tipo de ódio. O que me incomoda é essa expectativa de que eu fique calada enquanto recebo esses ataques. Acham que eu devo sorrir e aguentar. Eu não sou desse jeito”

 

A atriz disse que sua motivação ao fazer o post no Instagram foi focar naqueles que levantaram a voz em apoio a ela. “Eu realmente só queria entrar, eu acho, e agradecer as pessoas que aparecem para mim nos comentários e os lugares que eu não vou me colocar. E para o resto de vocês…” Ingram acrescentou com uma risada. “… Vocês são estranhos .”

Por meio de sua conta oficial de Star Wars no Twitter, a Lucasfilm compartilhou sua própria mensagem de apoio a Ingram.

“Estamos orgulhosos em dar as boas-vindas a Moses Ingram à família Star Wars e empolgados com o desenrolar da história de Reva. Se alguém pretende fazê-la sentir-se indesejada, temos apenas uma coisa a dizer: resistimos.”

Depois, a mensagem foi acrescentada: Há mais de 20 milhões de espécies com consciência na galáxia de Star Wars. Não escolha ser um racista“.

Dentre os milhares de apoios recebidos pela atriz, está o do ator Anson Mount, capitão Pike de Strange New Worlds. Numa mensagem em sua conta no Instagram, disse Mount:

“Esta é Moses Ingram. Ela é um talento singular e uma adição recente ao universo @starwars. Ela também foi alvo de racistas fingindo serem fãs porque sua mera existência ameaça uma fantasia distorcida e distópica que omite seletivamente nomes como @therealbillydee e outros. Nós, a Família Trek, a apoiamos. @_mosesingram @startrek @obiwankenobi”

O protagonista da série de Star Wars, Ewan McGregor compartilhou uma mensagem de vídeo através da conta do Twitter de Star Wars para dizer que estava “de coração partido” com o abuso que Ingram recebeu e se sentiu “enojado” com o que leu.

“Nós amamos Moses”, disse ele. “E se você está mandando mensagens de bullying para ela, você não é fã de Star Wars na minha cabeça.”

Nós do Trek Brasilis repudiamos quaisquer formas de discriminação e de preconceito, seja contra LGBTQIA+, racial, mulher, enfim, contra todo o clima de ódio e violência que vem proliferando, nos últimos anos, pelas sociedades no mundo. Assim sendo, viemos manifestar todo apoio e solidariedade a atriz Moses Ingram, e a qualquer outra pessoa que venha a sofrer tais violências. Assim seguiremos. Defendemos a diversidade, como Star Trek faz há 56 anos. Vida Longa e Prosperidade.