VOY 3×03: The Chute

Acusados de terrorismo, Paris e Kim testam os limites do corpo e da mente

Sinopse

Data estelar: 50156.4

Durante uma licença em Akritiri, Paris e Kim são acusados de terrorismo a bomba. Paris já está em uma prisão infernal quando Kim chega por meio de um tubo metálico. Como se o confinamento no lugar brutal não fosse suficiente, Tom mostra ao amigo um implante colocado em todos os prisioneiros, o qual parece afetar o sistema nervoso e aparentemente não pode ser removido.

Na Voyager, Janeway é informada por Liria, o embaixador akritiriano, que os oficiais foram presos por uma explosão que matou 47 pessoas. A evidência são traços de trilítio encontrados nas roupas deles. Embora o material possa ser obtido através do dilítio que a Voyager usa para energizar suas máquinas, Janeway nega avidamente que seu pessoal esteja envolvido no atentado. A nave sai da região, mas a capitão se determina a encontrar os verdadeiros terroristas.

Na prisão, Paris e Kim planejam um modo de sair pelo tubo, que é protegido por um campo de força mortal. Mas, antes que possam fazer qualquer coisa, Paris é esfaqueado por um dos prisioneiros. Sem atendimento médico, Kim faz um trato com outro preso, Zio; diz que o levará junto com ele quando desativar o campo em troca de suprimentos para limpar a ferida do amigo.

 

Kim e Zio sobem pelo tubo e encontram uma abertura que é, na verdade, uma escotilha levando ao espaço; o que pensavam ser uma prisão subterrânea é, de fato, um grande satélite isolado. Com Paris se aproximando da morte, Kim tenta convencer alguns prisioneiros a ajudá-lo a sair, mas a ideia parece tão improvável que eles o surram. Mais tarde, quando Paris, delirante, destrói o aparelho que Kim tinha usado para desativar o campo, Kim quase mata o colega. Ele se recompõe antes de fazer uma besteira.

Janeway localiza e captura os verdadeiros criminosos, um jovem e sua irmã, mas Janeway se surpreende quando Liria se recusa a trocá-los por seus tripulantes; as sentenças nunca são reversíveis. A capitão, então, se prepara para lidar com os terroristas. Em troca da liberdade, eles levam Tuvok e Janeway para a prisão, onde resgatam os colegas e os trazem de volta para a Voyager.

Comentários

“The Chute” dá uma amostra do quanto o terceiro ano de Voyager será diferente dos anteriores. Talvez a história nem mesmo se enquadre no gênero tradicional de Jornada. Isso é uma crítica boa à série, que raramente retratou bem a questão da psicologia humana.

Em termos de construção dos personagens, o episódio aprofundou bastante o relacionamento entre Tom e Harry, que parece ter sido mais explorado do que o namoro entre Neelix e Kes, ou mesmo a relação entre Janeway e Chakotay. Tem sido meta da equipe de roteiristas, desde o início, trabalhar o elo entre esses dois personagens e, em “The Chute”, foram bem-sucedidos.

O ponto alto da história, foi, é claro, o conflito entre Paris e Kim. Não poderia ter sido de outra forma. As atuações de Robert McNeill e Garret Wang convenceram não apenas pela dramaticidade como pela carga emotiva que despertou nos fãs. O episódio mexe com o telespectador. Em termos de Voyager, é uma quebra no padrão que vinha sendo usado, de que apenas as histórias recheadas de efeitos visuais eram valorizadas.

Mas é claro que essa parte também não pode ser ignorada. O fã tem, em “The Chute”, uma pincelada do que serão os efeitos daqui para frente. É só ver a nave-prisão em que Tom e Harry eram mantidos, ou a batalha entre a Voyager e os caças akritirianos. A série incorpora de vez o CGI e abandona o uso das maquetes. A agilidade nas sequências é bem maior. E os roteiristas se aproveitarão disso.

Interessante também foi o papel que Zio desempenhou na história. Ele é um sábio, com conhecimentos e uma atitude que fogem aos demais. Ele é alguém sob controle, não sofre os efeitos do implante. Zio oferece sua sabedoria para Harry. Mas a que preço o alferes aceita? Kim escolhe lutar contra o implante a ter que matar seu melhor amigo.

O episódio peca apenas no final. A trama vem sendo desenvolvida com precisão, mas é interrompida por uma resolução rápida. A capitão chega na pequena nave de Neelix, com uma equipe de seguranças e sem obstáculo algum e resgata seus oficiais. Onde estava a guarda akritiriana? Como eles chegaram até lá no velho cargueiro do talaxiano sem serem detectados?

Avaliação

Citações

“He eats your food, he ruined your device. He’s given in to the clamp. You’ve got to get rid of him before he brings you down with him.”
(Ele come a sua comida, estragou a sua ferramenta. Ele está cedendo ao implante. Você tem que se livrar dele antes que te leve com ele.)
Zio

“You want to know what I remember? I remember someone saying, ‘This man is my friend. No one touches him.’ I’ll remember that for a long time.”
(Quer saber o que eu lembro? Eu me lembro de alguém dizendo, ‘Esse homem é meu amigo. Ninguém toca nele.’ Vou me lembrar disso por um bom tempo.)
Paris

Trivia

  • Antes de ter seu nome final definido, os produtores trabalharam com duas outras possibilidades: “Playground” e “The Pit”.
  • Este foi o primeiro episódio filmado na terceira temporada da série. “Sacred Ground”, “False Profits”, “Flashback” e “Basics, Part II” foram todos filmados durante o segundo ano, mas só exibidos junto com a terceira temporada.
  • “Esse é um episódio duro na queda com grande quantidade de ação”, disse Jeri Taylor. “Mas, no fundo, espero que seja uma história de amigos, uma união entre duas pessoas, e uma iniciação de uma delas sob a mais dura das circunstâncias. Acredito que, sob a crueldade, há uma mensagem do poder do amor.”

Ficha Técnica

História de Kenneth Biller
Roteiro de Clayvon C. Harris
Dirigido por Les Landau

Exibido em 18 de setembro de 1996

Título em português: “Prisão”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Don R. McManus como Zio
Robert Pine como Liria
James Parks como Vel
Ed Trotta como Pit
Beans Morocco como Rib
Rosemary Morgan como Piri

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Stéphanie Cristina
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio