Christina Chong fala sobre Strange New Worlds ano 2

Christina Chong interpreta La’an Noonien-Singh, a oficial chefe de segurança da USS Enterprise, em Strange New Worlds. La’an enfrenta uma carga emocional intensa, por seu parentesco com Khan e uma terrível história de sobrevivência no encontro com os Gorns.

Em entrevista ao ComicBook, Christina Chong comentou a respeito de sua chegada na franquia e deu algumas dicas do que podemos esperar da segunda temporada.

A atriz disse que antes de ser escalada para Strange New Worlds, a franquia não fez parte de sua infância no Reino Unido, crescendo como filha de um imigrante chinês e mãe inglesa.

Minha experiência era praticamente inexistente antes, além de estar ciente de quão grande é a franquia. Eu não me lembro de ter assistido a um episódio completo ou mesmo a um episódio. Foi através da TV, que lembro que vi aqui e ali, o que é uma coisa boa, eu acho, porque eu amo um desafio. Adorei toda a pesquisa, sobre aprender tudo sobre isso e o jargão de Star Trek e tudo mais, assistir Discovery, a segunda temporada em particular, o filme Star Trek: Wrath of Khan. Todas essas coisas. E eu acho que se eu soubesse, e se eu tivesse sido fã do programa antes, acho que isso teria colorido minha performance de uma maneira que seria prejudicada porque há muita pressão. E teria sido um pouco assustador, eu acho, fazer algo que eu tinha em tão alta consideração. Quero dizer, obviamente, eu aprecio isso agora.

Não descobri até desembarcar em Toronto. Você tira esses trabalhos de algumas páginas de diálogo. E, obviamente, saber que era uma grande franquia amada foi obviamente uma grande ajuda. Mas a personagem em si, eu não sabia muito sobre ela até que cheguei e ficamos em quarentena por duas semanas, então tivemos reuniões de Zoom com Akiva [Goldsman] e Henry [Alonso Myers] e eles me deram todo o arco e história do meu personagem. ao longo da temporada. Foram eles que transmitiram o quão incrível e importante era, o enredo de Khan e o enredo dos Gorns, e eles me deixaram animada com isso. Então, eu obviamente fiz minha própria pesquisa, e ter coisas tão boas para trabalhar e interpretar com tudo isso que está acontecendo por baixo é um grande presente, eu acho. Sempre tem alguma coisa na cabeça dela.

Dado o seu desconhecimento profundo da personagem, lhe foi apresentado, no início dos trabalhos, que La’an era apenas “a oficial de segurança durona”.

Eu acho que a sinopse era algo como, “Ela é uma chefe de segurança e tem PTSD (estresse pós-traumático)”, e eu acho que foi porque, obviamente, eles não queriam revelar nada ou que era Star Trek ou algo assim. E eu trabalhei com isso e, para ser honesto, eu apenas interpretei uma versão de mim sob as circunstâncias do roteiro e tive muita sorte que era a direção que eles queriam seguir.

Além de Star Trek, Christina Chong esteve em alguns outras séries de ficção científica, como Black Mirror, Doctor Who. Ela faz uma comparação com esses outros projetos.

De certa forma, quase não há comparação porque, embora obviamente Doctor Who seja incrível e Black Mirror também, este é apenas outro nível. É toda uma franquia épica e o show em si é épico e tem muita história. Com Doctor Who, é apenas um fato que o Reino Unido é menor e, portanto, não temos tanto dinheiro para investir em nossas produções e TV porque não temos tantas pessoas pagando por isso. A TV americana por padrão tem a oportunidade de trazer muito mais epicidade a ela. Os sets mesmo, eles são maiores, tem mais detalhes, embora eu tenha adorado fazer parte de Doctor Who, mesmo sendo apenas um episódio. Adorei trabalhar com Matt [Smith] e Karen [Gillan] e todos. E Black Mirror também. Foi ótimo, mas é uma coisa diferente em si. Não há comparação com Star Trek.

La’an tem uma relação muito próxima com Una, a Número Um da Enterprise e que ficou mais claro em “Ghosts of Illyria”. Chong comenta sobre o desenvolvimento da química com Rebecca Romijn.

Bem, foi uma construção lenta, obviamente, porque não podíamos nos encontrar fora do trabalho porque ainda estávamos em quarentena. Em Toronto, foi um bloqueio difícil quando chegamos, então, foi meio devagar, pouco a pouco, mas muito disso está no roteiro e, felizmente, apenas clicamos. A primeira vez que conheci Rebecca foi no trailer de maquiagem e clicamos instantaneamente, o que foi super útil. Mas ela é para La’an uma figura de irmã mais velha e, de certa forma, é assim na vida real.

Ela tem muita experiência, Rebecca, e fez muito mais do que eu. Se há algo que eu preciso saber ou aprender, não apenas Star Trek, mas a vida, ela está lá. Ela é muito aberta e solidária e ela fala sobre qualquer coisa. Era um pouco de arte imitando a vida. Mas também, estava lá no roteiro. Não precisávamos criar isso. Nós naturalmente tínhamos essa química e tudo o que tínhamos que fazer era dizer as palavras e trazer nossa própria vida interior para isso.

O episódio oito é uma anomalia e você verá o porquê quando assistir. Esse eu estava muito animada para fazer porque me permitiu interpretar um papel que eu nunca pensei que faria e um lado de La’an que é muito surpreendente, então foi muito emocionante. E fora isso, sua jornada principal nesta temporada é sobre enfrentar seus medos, finalmente, enfrentá-los, seu trauma, tudo o que ela passou. E ela literalmente encara isso de frente.

Pike diz isso no primeiro episódio, ter de sobreviver e depois viver. Esse é o arco de La’an, descobrir isso. Como não apenas sobreviver? Como posso deixar de lado o que aconteceu comigo e minha promessa e apenas viver plenamente?

Estamos quase terminando a segunda temporada. Temos mais alguns episódios para fazer, e o que vou dizer é que se você amou a primeira temporada, os escritores têm a licença para levá-la ainda mais longe e ainda mais épica. Então isso leva a um nível totalmente novo de diversão emocionante, e eu me diverti muito nesta temporada.

E uma mensagem para os fãs: obrigado, porque no final das contas, não estaríamos aqui sem vocês. Houve tantos comentários e coisas adoráveis, e não consegui responder a todos, mas leio todos quando posso. Obrigado pelo apoio, porque eu mal posso acreditar ainda que estou em uma série que é tão bem sucedida e amada. Então, obrigado.

Novos episódios de Star Trek: Strange New Worlds passam semanalmente às sexas-feiras no Paramount+ Brasil.