TNG 4×22: Half a Life

História aborda, com dificuldade, desafio da responsabilidade social com idosos

Sinopse

Data estelar: 44805.3

Durante uma visita à Enterprise, a mãe de Deanna Troi, Lwaxana, se apaixona pelo dr. Timicin, do planeta Kaelon II. O reservado cientista, que requisitou a ajuda da Federação em uma tentativa de salvar seu planeta, também está interessado nela, e os dois passam a se encontrar.

Timicin pretende usar os recursos da nave para testar um meio de revitalizar o sol moribundo de Kaelon II. A Enterprise leva-o a uma estrela similar à de seu planeta em uma região remota da galáxia, onde ele pode testar suas teorias.

Com a ajuda da tripulação, Timicin lança torpedos fotônicos modificados na estrela, em um esforço de elevar e estabilizar sua temperatura. De início, o experimento parece bem-sucedido, mas a temperatura do sol continua a aumentar e chega a níveis perigosos, obrigando a nave a deixar a região e voltar a Kaelon II. Mais tarde, quando Lwaxana tenta consolar o cientista, ele revela que está voltando para casa para morrer.

Lwaxana vai imediatamente ao gabinete de Picard, enraivecida pela descoberta de que Timicin irá em breve participar de um ritual suicida conhecido como “A Resolução”. O ritual exige que todos os cidadãos de Kaelon II se matem ao chegar à idade de 60 anos, para eliminar a responsabilidade da sociedade de cuidar dos idosos. Lwaxana acusa o ritual de assassinato, mas Picard se recusa a interferir, alegando que o problema está além de sua jurisdição.

Incapaz de convencer o capitão, Lwaxana se concentra em Timicin, tentando convencê-lo a não seguir a Resolução. Ela implora que ele tome o primeiro passo para uma mudança na atual política do planeta. O cientista a princípio recusa-se, mas reconsidera ao descobrir quão perto sua pesquisa o levou de salvar o sol de seu planeta. Com isso em mente, ele pede a Picard asilo a bordo da Enterprise.

O capitão concorda, ato que quase coloca a Federação em guerra, ao despertar a ira do povo de Kaelon II. O ministro da ciência do planeta insiste que Timicin volte e envia naves de guerra até a posição da Enterprise, ordenando que atirem caso Picard tentasse sair da região levando o cientista. Timicin permanece firme em sua decisão de prosseguir com sua vida, até sua filha ir visitá-lo a bordo e pedir que ele aceite os costumes de seu povo. O pedido sensibiliza o cientista, que decide voltar para casa e morrer entre seus entes queridos. Lwaxana, como um desses entes, desce ao planeta para participar do ritual, apesar de seu sofrimento pela perda.

Comentários

“Half a Life” é um título que exprime bem a tônica deste episódio. A proposta é ousada, o tema é palpitante, mas a história a conduzi-lo renderia meio episódio e olhe lá. Apesar das boas sacadas e de alguns diálogos inspirados, faltou combustível dramático.

A primeira metade do segmento se alimenta única e exclusivamente dos preâmbulos envolvidos no experimento de Timicin, que desde o início já estava claramente fadado ao fracasso. Salvo por pequenos interlúdios cômicos de Lwaxana Troi, o episódio se arrasta até a falha da tentativa de soprar nova vida em uma estrela moribunda.

Quando finalmente os roteiristas resolvem mergulhar no cerne da questão – o modo singular pelo qual aquele povo lida com seus idosos –, parece que não sobrou água para encher a piscina. As discussões acabaram ficando rasas demais.

A mais feliz colocação feita nessa passagem é a de Lwaxana Troi, que pergunta a Timicin o porquê de seu povo não aceitar simplesmente que seu sol está velho e também precisa morrer, sem receber qualquer resposta satisfatória. Naquele momento fica muito claro para o telespectador que aquele gesto “cultural” de obrigar idosos a cometer suicídio nada tem a ver com uma moral específica, mas apenas com o comodismo de não ter de arcar com as dificuldades de cuidar dessas pessoas. Era a porta de entrada para uma discussão profunda, delicada e relevante para nossos dias. Infelizmente, os personagens declinaram de usá-la.

Tirando esse pequeno lampejo, o episódio se arrasta, do começo ao fim. O uso de Lwaxana Troi aqui é inovador – pela primeira vez ganhando uma função dramática como protagonista da história, em vez de apenas fazer um papel cômico – e a escolha é bem apropriada, do ponto de vista da idade e da atitude típica da personagem, sempre alegre e cheia de vida, mas não suficiente para salvar a hora.

Por fim, vale apenas lembrar que nada disso teria sido possível sem uma grande ajuda da Primeira Diretriz – sempre um tremendo instrumento criador de dilemas para nossos tripulantes. Para evitar a Picard o embaraço de ter de quebrá-la, Timicin decide primeiro pedir asilo e, depois, convencido por sua filha, voltar a seu planeta, embora reconheça que não está retornando por concordar com sua cultura, mas apenas por não ser forte o suficiente para se rebelar contra ela.

“Half a Life” é um daqueles que possui uma boa premissa, mas, por falta de substância e pela baixa profundidade com que o tema é tratado, acaba não se traduzindo em um bom episódio.

Citações

“Ah, a celebration of life. Sounds very noble, very caring. What you’re really saying is, you got rid of the problem by getting rid of the people.”
(Ah, uma celebração da vida. Soa muito nobre, muito atencioso. O que você realmente está dizendo é que se livra do problema se livrando das pessoas.)
Lwaxana Troi para Timicin

Trivia

  • Este foi o primeiro episódio de Star Trek escrito pelo veterano Peter Allan Fields. Ele estudou os segmentos anteriores em que Lwaxana Troi apareceu para se preparar. Já o diretor Les Landau e a atriz Marina Sirtis elogiaram o esforço por mostrar um outro lado de Lwaxana, dando a chance de Majel Barrett para explorar um espaço dramático mais amplo.
  • Filmado entre 27 de fevereiro e 7 de março de 1991, este foi o único episódio de A Nova Geração a abrir com uma entrada do diário de Deanna Troi.
  • Thomas F. Denove foi o diretor de fotografia deste episódio, dando tempo ao titular Marvin V. Rush para se preparar para assumir a função de diretor no episódio seguinte, “The Host”.
  • Michelle Forbes faz a filha de Timicin neste episódio, e sua atuação foi fundamental para que ela mais tarde fosse escalada como a bajoriana Ro Laren.
  • David Ogden Stiers, que faz o dr. Timicin neste episódio, é mais conhecido do público por sua participação no seriado M*A*S*H.
  • Les Landau elogiou a atitude dos produtores executivos Michael Piller e Rick Berman por quebrar o formato e escorar essa história em dois personagens convidados. “A oportunidade de trabalhar com Majel e David Ogden Stiers foi ótima.”
  • O episódio foi indicado a um Emmy pela trilha musical de Dennis McCarthy.

Ficha Técnica

História de Ted Roberts e Peter Allan Fields
Roteiro de Peter Allan Fields
Dirigido por Les Landau

Exibido em 6 de maio de 1991

Título em português: “Meia Vida”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Majel Barrett como Lwaxana Troi
Michelle Forbes como Dara
Terrence E. McNally como B’Tardat
Colm Meaney como Miles O’Brien
Carel Struycken como Homn
David Ogden Stiers como Timicin

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio