TNG 4×21: The Drumhead

Grandes atuações e roteiro brilhante suportam análise sobre autoritarismo

Sinopse

Data estelar: 44769.2

Uma explosão ocorre nos motores de dobra da Enterprise, e um oficial klingon a bordo da nave em um programa de intercâmbio é suspeito de ter causado o desastre, ao fornecer aos romulanos os esquemas do motor. Uma investigação é iniciada, e a almirante Norah Satie, renomada por expor uma conspiração alienígena contra a Frota Estelar, deixa sua aposentadoria para ajudar. Com base em evidências levantadas por Worf, Satie rapidamente extrai uma confissão do klingon, J’Dan, sobre sua participação no contrabando de diagramas para os romulanos, mas ele continua a negar responsabilidade pela explosão.

O auxiliar betazoide de Satie, Sabin, confirma que J’Dan está falando a verdade, o que leva a almirante a acreditar que há outro conspirador a bordo. Enquanto ela interroga vários membros da tripulação, Sabin usa seus poderes betazoides para detectar que um tripulante, Simon Tarses, está mentindo. Ele conclui que é o homem procurado. Satie insiste que Picard restrinja os movimentos de Tarses a bordo, mas o capitão recusa a fazê-lo sem evidências mais substanciais de que o rapaz de fato esteve envolvido na explosão.

Data e Geordi continuam a estudar o motor acidentado e acabam por concluir que a explosão foi um acidente, mas Satie permanece acreditando que Tarses é um traidor. Após forçá-lo a confessar que é de fato parte romulano, a almirante pede a ajuda de Worf para conduzir uma abrangente investigação das atividades do tripulante e de seus colegas. Picard começa a ficar cada vez mais desconfortável com a investigação e decide conversar com Tarses pessoalmente.

Um diálogo com o abalado, mas leal, tripulante convence Picard de sua inocência, e o capitão pede a Satie que interrompa a investigação. Satie não só se recusa como diz a Picard que a investigação irá aumentar, e que a Frota Estelar está mandando um almirante para observar. Irada pela relutância do capitão em colaborar, Satie o convoca para ser interrogado, como um possível traidor, em uma audiência observada pelo almirante da Frota. Durante o interrogatório, Picard faz um singelo pedido a ela para que desista daquela “caça às bruxas”, lembrando frases sobre liberdade feitas pelo pai de Satie, um respeitado juiz da Federação. Consumida pela obsessão de achar o traidor, Satie se revolta com Picard por citar seu pai e então parte para acusações diretas contra o capitão.

Conforme suas acusações vazias se tornam mais e mais agressivas, o almirante deixa a audiência, em total desaprovação. Logo depois há um recesso, e Worf informa seu capitão de que o almirante encerrou as investigações e Satie já deixou a nave. Worf pede desculpas por ter ajudado na perseguição, e Picard o perdoa, explicando que o preço da liberdade é a constante vigilância.

Comentários

“The Drumhead” é um episódio que depende totalmente dos atores e do roteiro para se sustentar. Felizmente, nenhum dos dois decepcionou, transformando o que poderia ser uma história tediosa em uma bela peça dramática. Usando o desenrolar das investigações, o segmento mostra o quanto é fácil chegarmos ao abuso de autoridade. O que começa como uma razoável e necessária investigação termina como um tribunal que beirava os métodos da Inquisição.

Julgamentos com plateia, tom agressivo, confissões induzidas, estratégias mentirosas – tudo é considerado válido por Satie e seus colegas na hora de “extrair” a verdade de um suspeito. Uma vez que a almirante teve a certeza de que Tarses era um comparsa de J’Ddan, não mediu esforços para enquadrá-lo.

Picard foi o verdadeiro fio condutor da história. Ele soube mostrar qual a posição ética e quais os limites a serem respeitados pelos procedimentos judiciais. É um discurso politicamente correto, talvez beirando a ingenuidade? É, como é um padrão em quase todos os episódios de A Nova Geração. Mas não é isso que faz dele errado. Pelo contrário, reflete o ideal utópico retratado a cada novo episódio de Star Trek.

Esse segmento fala mais alto especialmente aos interessados em direito e legislação. Até onde um advogado pode e deve ir para incriminar um acusado? As respostas estão todas lá, personificadas na razão de Picard. Ele soube quando uma investigação era necessária e também soube quando parar.

Satie, em sua obsessão por encontrar pelo em casca de ovo, acabou perdendo totalmente a compostura, em sua atitude desesperada de atirar acusações a quem quer que entrasse em sua frente. Sua agressividade traz o momento mais tocante do episódio, quando Picard é obrigado a confrontar as consequências de sua assimilação pelos borgs, que causaram a morte de 11 mil oficiais da Frota Estelar e a destruição de 39 naves.

O sofrimento interior do capitão, que até então só tentava trazer Satie de volta à razão, ao ser brutalmente acusado, é absurdamente claro e sensibilizador. Ponto para mais uma brilhante atuação de Patrick Stewart.

Satie não era uma pessoa mal-intencionada, mas apenas alguém que havia se perdido em meio à obsessão por eliminar os inimigos da Federação – até os que não existiam de fato. E Picard também mostra isso, ao não se dar ao trabalho de revidar os ataques da almirante. Ele sabe o quão claro está para todos que Satie está desequilibrada, e por isso nunca entra em confronto direto com ela.

Para sustentar uma história como essa, só mesmo com um roteiro brilhante. Até porque não havia nada mais para chamar a atenção da audiência – nem uma nova nave, nem um planeta, nem ação, batalhas, nada. Apenas diálogos e mais diálogos, todos ambientados na Enterprise. Se não é um segmento de incríveis valores de produção, é uma grande aquisição do ponto de vista da dramaturgia. Quase como teatro na televisão. Produções como essa não são para qualquer um.

Avaliação

Citações

“For the first link of chain is forged, the first speech censored, the first thought forbidden, the first freedom denied, chains us all irrevocably.”
(Quando o primeiro elo da corrente é forjado, o primeiro discurso censurado, o primeiro pensamento proibido, a primeira liberdade negada, ele nos acorrenta a todos, irrevogavelmente.)
Jean-Luc Picard, citando Aaron Satie

“Villains who dwell their moustaches are easy to spot. Those who cloth themselves in good deeds are well camouflaged.”
(Vilões que enrolam seus bigodes são fáceis de identificar. Aqueles que se vestem de boas intenções estão bem camuflados.)
Jean-Luc Picard

Trivia

  • “The Drumhead”, um episódio barato que foi feito para economizar dinheiro, transformou-se em uma das melhores coisas já produzidas na saga de Jornada nas Estrelas. Sem o apoio de efeitos especiais, e baseado apenas no excelente roteiro escrito por Jeri Taylor, o segmento foi inspirado em um esboço de Ron Moore chamado “It Can’t Happen Here”, e traz ecos da investigação de Picard em “Coming of Age”, referências à abdução de Picard pelos borgs em “The Best of Both Worlds”, referências também sobre os invasores parasitas de “Conspiracy”, sobre o escândalo da espiã romulana Selok (“T’Pel”) de “Data’s Day”, costurando tudo com uma boa intriga entre klingons e romulanos e os eventos de “Sins of the Father”. Tudo isso US$ 250 mil abaixo do orçamento de um episódio típico de A Nova Geração!
  • A ordem do dia era economizar, e o estúdio havia sugerido um clip show. Michael Piller e Rick Berman, depois da experiência trágica de “Shades of Gray”, se recusaram. Daí a aposta em um episódio totalmente filmado na Enterprise.
  • A inspiração original vem de episódios históricos, como as caças às bruxas de Salem e as audiências de caça aos comunistas lideradas pelo senador americano Joseph McCarthy.
  • O episódio é o terceiro de A Nova Geração a ser dirigido por Jonathan Frakes, sendo que dois foram nesta temporada (“Reunion” e “The Drumhead”) e um na temporada anterior (“The Offspring”).
  • Após 25 anos de Jornada, neste episódio é explicado que a Federação tem uma Carta Magna, denominada como “Constituição”.
  • A nave que traz a almirante Satie para a Enterprise é a Cochrane, uma nave da classe Oberth, como a USS Grissom, de Jornada nas Estrelas III, ou a USS Tsiolkovsky, de “The Naked Now”. O nome da nave, claro, é uma referência a Zefram Cochrane, criador da dobra espacial. Cochrane já havia sido mencionado no episódio do terceiro ano “Ménage à Troi”. Originado em “Metamorphosis”, da Série Clássica, ele voltaria a ser visto em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato e em “Broken Bow”, piloto de Enterprise.
  • Aqui descobrimos que Picard assumiu o comando da Enterprise-D na data estelar 41124, sendo que a nave foi comissionada em 40759.5. O primeiro registro no diário do capitão tem a data de 41153.7.
  • Neste episódio também é citado que a Frota perdeu 39 naves e 11 mil oficiais na batalha de Wolf 359 contra os borgs, conforme eventos vistos em “The Best of Both Worlds”.
  • Este segmento foi o último a ter trilha sonora do compositor Ron Jones, dispensado após atritos com Rick Berman.
  • A almirante Norah Satie é interpretada pela grande atriz Jean Simmons, nascida em 31 de janeiro de 1929, em Londres. Começou sua carreira como atriz aos 14 anos, no filme Give Us the Moon. Sua interpretação ao lado de Laurence Oivier em Hamlet lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz codjuvante. Em 1985 ela atuou na minissérie de TV North and Soul, que contava com Jonathan Frakes (Riker) no elenco. Ao ser procurada pela produção, Jean Simmons revelou que sempre foi uma grande fã de Jornada.
  • Jeri Taylor disse que este episódio é um dos que ela mais se orgulha, e Michael Dorn o citou como um de seus dois favoritos em A Nova Geração (o outro é “The Offspring”). Jonathan Frakes também o considera um de seus preferidos.

Ficha Técnica

Escrito por Jeri Taylor
Dirigido por Cliff Bole

Exibido em 29 de abril de 1991

Título em português: “Inquisição”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Jean Simmons como Norah Satie
Bruce French como Sabin Genestra
Spencer Garrett como Simon Tarses
Henry Woronicz como J’Dan
Earl Billings como Thomas Henry
Ann Shea como Nellen

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio