SNW 1×02: Children of the Comet

Com 56 anos de atraso, Uhura finalmente tem um episódio para chamar de seu

Sinopse

Data estelar: 2912.4

Recém-chegada à Enterprise, Nyota Uhura tenta se encaixar. O capitão Christopher Pike está preparando um jantar especial em seus aposentos e a tenente vê ali uma boa oportunidade para começar a se enturmar com o resto da tripulação. Entre uma história e outra, Uhura revela sua fluência em 37 idiomas e chama a atenção de todos. Como um bom chefe, Pike a questiona onde ela se vê em 10 anos, mas se frustra ao ouvir de Nyota que ela não combina bem com a Frota Estelar. Apesar de achar que está em apuros, a tenente se surpreende ao perceber como Pike valoriza sua honestidade.

Enquanto isso, a Enterprise está realizando pesquisas no sistema Perséfone, onde a tripulação está estudando o comportamento de um antigo cometa denominado C2260 Quentin. As simulações realizadas pelo computador da nave indicam que o cometa vai atingir Perséfone III em dois dias e a equipe da ponte precisa agir rápido para salvar os habitantes do planeta de classe-M.

Spock sugere que a Enterprise mova o cometa utilizando quatro motores de íons, programados para disparar em sequência com a rotação do cometa. Porém, ao seguir com o plano, a tripulação percebe que o cometa está protegido por um campo de força. Eles suspeitam que há formas de vida inteligentes vivendo na superfície do astro e decidem enviar um grupo avançado para averiguar. Uhura é incluída na missão.

A equipe acaba encontrando uma câmara em formato oval repleta de marcações em sequência. Ao se aproximar, o tenente Sam Kirk é atingido gravemente por uma energia emitida pelo ovo. Enquanto isso, a Enterprise é atingida por uma nave comandada por seres autodenominados “pastores”. A raça é responsável por escoltar o cometa, que eles chamam de Mahanít.

Os pastores ameaçam destruir a nave capitaneada por Pike caso a tripulação tente interferir novamente no cometa, visto por eles como sagrado, e prometem dar fim ao grupo avançado na superfície. Utilizando seu conhecimento de linguística, Uhura percebe que o código na câmara se trata de harmônicos, proporções entre frequências de notas musicais, como um grande acorde.

A cadete e o oficial Spock conseguem então abrir o ovo através do canto, fazendo com que o campo de força que protegia o cometa seja desativado. Porém a Enterprise quer mudar a rota do cometa sem necessariamente tocá-lo para não irritar os pastores. De volta à nave, Spock tem um plano. Usando uma nave auxiliar, o vulcano faz o astro desviar sua rota transformando todo o gelo de sua superfície em vapor e salvando toda a população de Perséfone III.

Comentários

São poucos os episódios que trazem Uhura para o centro do palco na Série Clássica. De cabeça, podemos lembrar de “Charlie X”, “Plato’s Stepchildren” e até mesmo “Mirror, Mirror”, mas nenhum deles dá tanto destaque à personagem quanto este episódio, “Children of the Comet”.

Permita-me ser claro. Isso não é necessariamente uma crítica ao seriado original de Star Trek. Colocar uma mulher negra na ponte de comando em plenos anos 60 foi uma decisão corajosa do criador da franquia, Gene Roddenberry, e sua equipe. Mas os únicos personagens que, de fato, sempre estavam nos holofotes eram o triunvirato Kirk, Spock e McCoy.

Contudo os tempos mudaram. Star Trek: Voyager trouxe uma mulher como protagonista de uma série de Jornada nas Estrelas pela primeira vez. Star Trek: Discovery também faz história nos dias atuais com uma mulher negra como capitão. Entretanto, não haveria Janeway (Voyager) e Burnham (Discovery) se antes delas não houvesse Nyota Uhura. “Children of the Comet” finalmente faz justiça a uma das personagem mais importantes de Star Trek

Interpretada aqui por Celia Rose Gooding, Uhura ganha seu merecido tempo de tela para falar sobre seu passado no Quênia, abrir o coração ao contar sobre a morte dos pais e solucionar o grande mistério da semana usando o que tem de melhor, o conhecimento. Por se passar poucos anos antes da Série Clássica, Strange New Worlds consegue estabelecer uma ponte narrativa muito forte e interessante com a Uhura de Nichelle Nichols. Sabemos que a personagem tem muito a aprender, mas o embrião do que ela vai se tornar está todo ali.

Mas o episódio é muito mais do que uma ode a Nyota Uhura. O dilema ciência x religião se faz presente de forma sutil e muito inteligente, como em tantos dos mais de 800 episódios já lançados de Star Trek. Não, nomear os “vilões da semana” de pastores não é sutil, mas a reflexão trazida ao fim do episódio, sim. 

Desde o início, Pike trata a raça como um grupo de fanáticos religiosos, capazes de deixar um cometa destruir uma civilização inteira por conta de uma crença. Porém, aos poucos, os fatos mostram ao capitão que nem tudo é preto no branco e que é possível conciliar evidências científicas e visões religiosas. As criativas soluções oferecidas por Uhura e Spock no episódio nos mostram que o lúdico também deve ter espaço em uma nave de exploração ultratecnológica.

Já dizia Gene Roddenberry: “A glória da criação está em sua infinita diversidade.”

Avaliação

Citações

“I heard you speak twelve languages.”
“Thirty-seven.”
(Eu soube que você fala doze línguas.)
(Trinta e sete.)
Pike e Uhura

“Anyone want to tell me how a comet puts up a force field?”
(Alguém a fim de me explicar como um cometa ergue um campo de força?)
Pike

“What if we didn’t? What if the comet moves itself?”
(E se nós não o movermos? E se o cometa se mover sozinho?)
Spock

Trivia

  • Este é o primeiro crédito de escrita de Star Trek para o produtor executivo Henry Alonso Myers, que foi trazido para ser co-showrunner após a produção executiva e exibição da série The Magicians do SyFy.
  • Este é também o primeiro crédito de redação de Star Trek para a coprodutora Sarah Tarkoff, que trabalhou como escritora e editora de histórias nos seriados Arrow e Roswell, New México.
  • Este é o sexto crédito de direção de Star Trek para Maja Vrvilo, que já dirigiu episódios de Discovery, Picard, e Short Treks.
  • A data estelar no início foi 2912,4. O último episódio terminou na data estelar 2259,42.
  • A designação oficial do cometa como C/2260-Quentin o identifica como um cometa não periódico descoberto em 2260, indicando que a série passou para o ano 2260.
  • O “Quentin” poderia ser uma homenagem ao escritor/diretor ganhador do Oscar, Quentin Tarantino, que apresentou a ideia para um longa-metragem de Star Trek que nunca foi desenvolvido pela Paramount Pictures.
  • Uhura fala 37 idiomas e nasceu e cresceu perto do Lago Simbi Nyaima, no Quênia. Pike também já visitou o mesmo lago, que se diz ter propriedades curativas.
  • O uniforme de gala de Uhura é semelhante a um desenho do jogo Star Trek Online.
  • Pike contou uma história de um tempo como oficial subalterno em que encontrou um nausicaan, uma espécie alienígena beligerante introduzida em A Nova Geração. O contexto da história de Pike parece indicar que ele estava pensando em ir para a divisão de segurança da Frota Estelar, em vez de comandar. Assim, como Picard várias décadas depois, no episódio “Tapestry” de A Nova Geração, o ataque do nausicaan mudou totalmente a direção da carreira de Pike na Frota Estelar.
  • Persefone III fazia parte do mesmo sistema que Persefone V do episódio “Too Short a Season” de A Nova Geração, onde a Enterprise-D pega o almirante aposentado Mark Jameson e sua esposa.
  • Persefone também era o nome de uma das “filhas” genéticas de Adam Soong (Brent Spiner) que morreu antes de Kore (Isa Briones) na recém-concluída segunda temporada de Star Trek: Picard.
  • Um mapa mostrava o sistema Perséfone próximo à República Taliariana, também vista em um mapa no episódio “Maps and Legends” de Star Trek: Picard e à Assembléia de Tholian, introduzida nos episódios “The Tholian Web” e “Turnabout Intruder” da Série Clássica.
  • Spock está familiarizado com o jogo da Terra Yahtzee, um jogo de dados cujo objetivo é marcar pontos ao lançar cinco dados para fazer certas combinações.
  • O capitão dos Pastores foi interpretado por Thom Marriott, que atuou como membro do Conselho no final da segunda temporada de Discovery.
  • O prato principal do jantar do Pike era costeletas, mas Spock, é claro, tinha a opção vegetariana.
  • Apesar de fazer parte do elenco principal, Babs Olusanmokun (M’Benga) não aparece neste episódio.
  • O novo engenheiro chefe da Enterprise, Hemmer (Bruce Horak) é um aenar, que é considerado uma subespécie dos andorianos, apresentados pela primeira vez no episódio “The Aenar” de Star Trek: Enterprise. Aparentemente todos são cegos e têm sentidos muito apurados, inclusive a telepatia, o que também foi estabelecido em Enterprise.
  • Hemmer é interpretado por Bruce Horak, que é legalmente cego, uma novidade para a franquia Star Trek.
  • Em vez de usar lentes de contato, o que poderia potencialmente prejudicar a visão já reduzida do ator Bruce Horak, a equipe de pós-produção de Strange New Worlds usa efeitos visuais (VFX) para modificar seus olhos para a cor branca leitosa de um aenar cego.
  • Como a espécie aenar só apareceu na série Enterprise, esta é a primeira vez que uma espécie que foi criada exclusivamente para uma série se tornou um personagem regular em uma série subsequente.
  • Este é também o segundo episódio seguido de Strange New Worlds a referenciar abertamente o Star Trek: Enterprise. No primeiro episódio, a tripulação estava resgatando a USS Archer, nomeada em homenagem ao capitão Archer (Scott Bakula) daquela série.
  • Os tricorders têm uma função de desfibrilador integrada, que pode fornecer um choque através do scanner portátil, conforme necessário – uma ferramenta útil para missões perigosas fora de alcance de tratamento médico.
  • Enquanto eles disparavam na cor azul em “Such Sweet Sorrow”, após duas viagens à doca espacial, os bancos de feiser da Enterprise emitem raios de cor vermelha neste episódio, o que não é inconsistente com a Série Clássica, que às vezes tinha a nave disparando raios de feiser vermelhos também.
  • Atualizados com a coloração departamental, os trajes espaciais da Enterprise são uma reformulação do design introduzido em Star Trek: Discovery, que carregam o painel central em forma de Y que evoca a forma dos componentes sob o capacete nos clássicos trajes do episódio “The Tholian Web” da Série Clássica.
  • Os cadetes que Pike parece destinado a salvar se chamam Dusty Swender, T’quiel Dawn, Muliq Al Alcazar, Yuuto Hoshide e Andrea Lopez, todos com cerca de 9-10 anos de idade na época deste episódio. 
  • Muliq Al Al Alcazar, uma das crianças que Pike vai salvar no futuro, vive na Colônia Tendara, futura cidade natal de Annika Hansen, a Sete de Nove, como estabelecido no episódio “The Gift” de Deep Space Nine.
  • T’quiel Dawn vive na Colônia Cerberus, mencionada por McCoy no episódio “The Survivor” da Série Animada, onde sua filha frequentou a escola.
  • O episódio abre com um registro de Uhura, uma cadete, falando. Sua abordagem para gravar seu registro não está muito longe de como os oficiais subalternos em Lower Decks gravam seus registros.
  • Strange New Worlds cria, pela primeira vez, uma história detalhada de onde veio a Uhura. Apesar de seus pais (falecidos) não estarem na Frota Estelar, ficou estabelecido que a avó de Uhura estava. Então temos agora outra pessoa, talvez com o sobrenome Uhura (provavelmente?) que estava na Frota Estelar em algum momento, digamos por volta dos anos 2220.
  • Uhura canta muito na Série Clássica. No episódio “Charlie X”, durante uma cena em que Spock toca o alaúde vulcano (harpa), Uhura (Nichele Nichols) canta canções improvisadas. Agora, estamos testemunhando Spock e Uhura fazendo música juntos pela primeira vez.
  • Ao contrário de seu irmão mais famoso, aprendemos que Sam Kirk trabalha no departamento de xenoantropologia da Enterprise. Assim, tanto Kirk quanto Spock têm irmãos que são xenoantropologistas, pois Michael Burnham, irmã adotiva de Spock, também o é.
  • Sam Kirk só aparece em “Operation – Annihilate!” da Série Clássica e morre nesse episódio. Quando Spock, La’an e Uhura estão tentando ajudar Sam depois que ele leva um choque do artefato, o ator Dan Jeannotte se deita de forma semelhante a William Shatner, quando interpretou o irmão morto nesse episódio.  
  • Uhura nota que Chapel está flertando com Spock antes da missão avançada. Nos episódios “The Naked Time” e “Amok Time” da Série Clássica, ficou bem claro que Chapel tem sentimentos não correspondidos por Spock. Assim, estamos vendo o início não só dos flertes de Spock e Chapel, mas também Uhura e Chapel se tornando boas amigas.
  • Pike verifica duas vezes com a alferes Christina (Jennifer Hui) o nome dos alienígenas da nave e ela diz: “é assim que o tradutor universal o está processando”. Ela é a superior de Uhura e, portanto, sua antecessora direta como oficial de comunicações.
  • Os Pastores dizem a Pike que o cometa existia “muito antes dos primeiros sóis arderem no céu”. Isto parece uma referência direta a uma frase do episódio “The City on the Edge of Forever” da Série Clássica, no qual um portal do tempo conhecido como o Guardião da Eternidade disse a Kirk e Spock: “Desde antes de seu sol queimar quente no espaço e antes de sua raça nascer, eu tenho esperado uma pergunta”.
  • Pike menciona uma manobra pré-programada chamada “padrão de fuga April Omega Três”. Esta deve ser uma referência a Robert April, primeiro capitão da Enterprise NCC 1701, e canonicamente introduzida pelo ator Adrian Holmes no episódio anterior “Strange New Worlds”.
  • Pike blefa para os Pastores, para que pensem que a Enterprise vai explodir por causa da “resina de trilithium”. Isso faz referência ao episódio “Starship Mine” de A Nova Geração, escrito por Morgan Gendel, que também escreveu “The Inner Light”, no qual os terroristas estavam tentando roubar a resina trilithium da nave para vender no mercado negro para fazer uma arma. Em Jornada nas Estrelas: Generations Soren fez uma arma de trilithium.
  • O interior da nave auxiliar de Spock tem várias características do desenho interior das naves auxiliares da Série Clássica. O mais notável deles é o pequeno scanner redondo que parece estar em um braço que pode ser girado.
  • Spock pilotando uma nave auxiliar sozinho, em um fenômeno espacial possivelmente inteligente e misterioso, parece uma referência direta ao episódio “The Immunity Syndrome” da Série Clássica, no qual Spock pilotou uma nave auxiliar em direção a uma enorme ameba espacial.
  • Enquanto Una e Pike discutem seu futuro sombrio, e o que pode ser feito a respeito, vemos no fundo do quarto de Pike uma garrafa de conhaque sauriano. A forma desta garrafa é idêntica a todos os conhaques saurianos que vimos ao longo de Star Trek, desde “The Enemy Within” da Série Clássica, e é na verdade uma garrafa de whisky da George Dickel Distillery, no Tennessee (EUA). Além de cerveja romulana e vinho klingon, esta é a bebida mais famosa de Star Trek.
  • Alex Kapp se torna a mais recente atriz a retratar a voz do computador da USS Enterprise. Anteriormente a voz do computador foi feita por Majel Barrett Roddenberry na Série Clássica e na Série Animada, Doug Hale em Jornada nas Estrelas: O Filme, Teresa E. Victor em Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan e Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock, Julianne Grossman em “Such Sweet Sorrow” de Discovery, e Jenette Goldstein no Short Trek: Q&A.
  • No gabinete de Pike pode ser vista uma pintura em vidro da Enterprise NX-01, semelhante à vista no gabinete do capitão Archer, e um modelo de vidro da USS Enterprise.
  • O modelo de veleiro visto nos aposentos do Pike é possivelmente a escuna USS Enterprise, construída em 1799.
  • Será que Hemmer estava cortando a raiz de um tubérculo andoriano no início do episódio? O vegetal foi introduzido há quase 30 anos no episódio “Second Sight” de Deep Space Nine.

Ficha Técnica

Escrito por Henry Alonso Myers & Sarah Tarkoff
Dirigido por Maja Vrvilo

Exibido em 12 de maio de 2022

Título em português: “Filhos do Cometa”

Elenco

Anson Mount como capitão Christopher Pike
Ethan Peck como oficial de ciências Spock
Jess Bush como enfermeira Christine Chapel
Christina Chong como La’an Noonien-Singh
Celia Rose Gooding como cadete Nyota Uhura
Melissa Navia como tenente Erica Ortegas
Bruce Horak como Hemmer
Rebecca Romijn como Una Chin-Riley

Elenco convidado

Dan Jeannotte como George Samuel Kirk
Dana Beddoe como Filha Alienígena (Deleb)
Âmbar V. Cull como Mãe Alienígena (Deleb)
Jennifer Hui como alferes Christina
Alex Kapp como computador da USS Enterprise
André Dae Kim como chefe Kyle
Thom Marriott como capitão dos Pastores

TB ao Vivo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Trivia de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio