PRO 1×13: Crossroads

Encontros, desencontros e reencontros em mais um ótimo episódio

Sinopse

Data estelar: 61302.7

Na USS Dauntless, a alferes Asencia está ajudando o Adivinho, que ainda está muito fraco e sofrendo de amnésia. Em sua conversa, ele se lembra do nome de sua filha, Gwyndala.

Enquanto isso, na Protostar, a tripulação toma uma decisão radical. Se eles não podem ir até a Federação com a nave, a única opção é deixá-la para trás escondida e procurar um novo meio de transporte para chegar lá. Eles vão para um planeta gelado onde se encontra o único ponto de transporte do setor, chamado depósito Denaxi.

Asencia ajudando o Adivinho

Com muita tristeza, todos se despedem de Janeway. Eles prometem voltar, mas estão preocupados com deixá-la, ao que ela prontamente responde que, para ela, não fará diferença se passarem 3 minutos ou 3 anos, já que será desativada. No caminho para Denaxi, Rok aponta que as nuvens podem ser um problema, mas eles devem ter tempo para sair dali.

No depósito Denaxi, eles encontram Thadiun Okona, que lhes oferece carona por um pouco de deutério. Mas, antes que eles possam fechar qualquer acordo, um time de segurança de xindis da raça reptiliana chega e acusa Okona de contrabando, levando-o preso. Todos, então, concordam em se separar para tentar achar um meio de transporte o mais rápido possível. Um contratempo aparece quando todos são informados de que a nevasca está chegando e as naves não serão liberadas para partir até que o tempo normalize. Rok. então, diz que a meteorologia não é uma ciência precisa, ao ser indagada sobre seus comentários sobre as nuvens anteriormente.

Por acaso, o depósito Denoxi é o local onde se encontra Barniss Frex, e a tripulação da Dauntless chega também ao local. Jakom tem um encontro não muito agradável com o Dr. Noum, que o chama de mendigo nanico. Enquanto isso, Gwyn tenta a sorte com um capitão klingon, que a ameaça, mas é resgatada pela alferes Asencia. Asencia acaba reconhecendo Gwyn como sendo a filha do Adivinho e pede que vá com ela, mas Gwyn, assustada, sai correndo para encontrar os amigos e informar que a tripulação da Dauntless está ali.

Rok-Tahk se despedindo da holograma Janeway

Dal está procurando algum transporte e acaba se deparando com Janeway, mas o seu espanto, misturado com certo medo de falar com a verdadeira Janeway impedem que ele diga qualquer coisa de útil. De qualquer forma, eles são interrompidos pelo comandante Tysess que finalmente achou Barniss. A almirante se desculpa com Dal e vai em direção ao seu segundo em comando. Finalmente ela obtém alguma informação sobre o que aconteceu na estação destruída, ainda que com algum exagero por parte de Frex, que chama os garotos de selvagens impiedosos. Janeway percebe que ela estava falando justamente com um deles, Dal, e avisa a todos para procurá-los.

Os prodígios se reencontram e tentam de qualquer forma escapar e retornar à Protostar. Eles conseguem roubar um transporte terrestre e seguem até a geleira, sendo perseguidos pelos seguranças xindis. No meio do caminho, percebem que não estão sozinhos, Okona estava ali dentro se escondendo depois de ter fugido da equipe de segurança. Eles conseguem escapar e retornar à nave, e são recebidos por uma Janeway ávida por boas notícias, mas apenas algumas horas se passaram desde que eles tinham saído.

Almirante Janeway e comandante Tysess conversando com Barniss Frex, sendo observados por Dal

Eles conseguem fugir do planeta, mas são perseguidos pela Dauntless, o que lhes dá poucas chances de escapar devido ao poder da nave federada. No meio dessa confusão toda, Murf resolve sair do casulo, e aparece numa forma mais parecida com a humanoide, no tamanho de uma criança pequena. Quando eles estão prontos para acionar o motor de protodobra, a Dauntless consegue atingi-los na nacele, acabando com qualquer possibilidade de eles fugirem em dobra.

Somente com o motor de impulso, eles seguem os conselhos de Okona e entram na Zona Neutra, que separa a Federação e o Império Romulano. Janeway está propensa a fazer tudo para não perdê-los, inclusive desrespeitar o tratado entre a Federação e os romulanos e ordena que persigam a Protostar entrando na Zona Neutra. Tysess tenta impedi-la de tomar uma decisão baseada em emoções, quando uma nave romulana chega de repente e coloca um ponto final em qualquer possibilidade de eles perseguirem a Protostar.

Comentários

Desde que se soube que teríamos a presença da Janeway “real” (por real, entenda-se a não holográfica) em Prodigy, formou-se uma expectativa sobre essa aparição. Se a Janeway holográfica já era uma aposta considerável, trazer a agora vice-almirante ao cenário de Jornada nas Estrelas não seria um evento simplório, logo era necessária uma introdução à altura.

Embora o debut da personagem não tenha acontecido aqui e que já tenhamos algumas participações dela antes, até agora tivemos apenas doses homeopáticas e controladas. “Crossroads” muda isso, e finalmente temos um segmento onde a vice-almirante Janeway tem grande participação e passa ser um dos atores do jogo. Estará o episódio à altura dessa responsabilidade? A princípio a resposta é afirmativa.

Vice -Almirante Janeway em Prodigy "Crossroads"

Começando pelo Adivinho, cuja memória ainda está claudicante e, graças a isso, os fragmentos que ele consegue oferecer levam Janeway a criar uma imagem errada dos eventos e, claro, das responsabilidades de cada um nos eventos que levaram todos até ali. Reparem que, tomado de confusão mental, o Adivinho demonstra apreço pelo tratamento que recebe de Janeway, e tamanha fragilidade quase chega a causar empatia, dada sua condição, assim como a forma como ele parece se importar com Gwyn e, quem sabe, talvez realmente se importe.

Enquanto isso em Mos Eisley, ops, franquia errada… Enquanto isso, os tripulantes da Protostar estão em terra, num planeta ermo com um plano que parece bom: deixar a nave escondida enquanto tentam encontrar outra forma de chegar à Federação sem disparar a arma viva. Numa cena que lembra muito um episódio de Voyager, “Timeless”, eles deixam a nave para trás, junto com Janeway. Embora haja um esforço para demonstrar certo sentimento de separação aqui, isso não parece tão forte e sedimentado, já deixando o expectador mais atento a que essa separação não será tão longa assim.

Protostar sendo soterrada na neve

A partir daí, não há evitar as comparações com Star Wars. Qualquer um que tenha assistido A New Hope(Uma Nova Esperança) com um mínimo de atenção vai identificar a semelhança do depósito Denaxi, uma estação localizada na superfície do planeta de mesmo nome e próximo à Zona Neutra romulana, com certo local da franquia Star Wars. Mesmo que Mos Eisley seja um deserto e Denaxi coberto de gelo, a proposta de um posto fronteiriço perto do fim do mundo sem muita presença de lei de ambos é óbvia.

Para melhorar, temos a volta de mais um velho conhecido de Star Trek, o capitão Okona. Personagem pinçado da TNG, do episódio The Outrageous Okona” , com um perfil pouco convencional e que, no melhor estilo Han Solo, oferece os serviços de sua nave como contrabandista a quem pagar mais (qualquer semelhança é mera coincidência). E a perseguição que veremos mais à frente é mais uma referência forte, dessa vez à corrida de Ameaça Fantasma.

Voltando a Okona, ele acaba tendo participação decisiva ao oferecer soluções que fazem sentido para alguém com seu perfil e com a sua experiência. Resta saber como será o desenvolvimento desse personagem nos próximos episódios, e que influência terá sobre essa tripulação.

Thadiun Okona em Prodigy "Crossroads"

Mas todas essas referências a Star Wars, além de subjetivas, são divertidas. Em nada comprometem o desenvolvimento do episódio, não ferem a “essência” de Star Trek, ajudam a compor um cenário de aventura muito divertido e, pelo fenômeno de identificação, ainda tem potencial de chamar a atenção de um eventual fã da franquia de George Lucas que até então não tenha tido grande interesse por Star Trek. E por que não?

A aparição dos xindis aqui, ainda que sem grande importância, também é uma boa lembrança da produção de Prodigy. Desde seu surgimento na terceira temporada de Enterprise, pouca ou nenhuma atenção se deu a esses seres, e, se eles são canônicos, são bem-vindos. Trazê-los em uma estação distante parece uma boa escolha, o que ajuda a justificar o não aparecimento dessa raça em outros momentos.

Xindis reptilianos em Prodigy "Crossroads"

Temos aqui bons momentos quando cada um de nossos prodígios se encontra com um membro da tripulação de Janeway, mas certamente o encontro mais emblemático é de Dal e Janeway. O rapaz se sente intimidado pela presença austera da oficial da Frota Estelar, que tem obviamente um comportamento diferente do tom professoral do holograma.

Mesmo sendo uma animação (ou talvez exatamente por isso) é muito agradável quando vemos técnicas de direção bem empregadas, como nesse frame. Reparem que Janeway é sempre mostrada da perspectiva de Dal, que é bem mais baixo, e ele, por sua vez, sempre enquadrado de baixo para cima. Mais do que nos lembrar da diferença de altura dos dois, esse enquadramento coloca em perspectiva o tamanho da autoridade dela sobre o rapaz. Portanto, é através da boa aplicação da técnica que podemos sentir que Dal está intimidado pela presença da vice-almirante.

Isso também pode ser visto quando vemos a Dautless em perspectiva da Protostar, que também impressiona e ajuda a aumentar impressão de tensão que essa perseguição causa. E aqui temos um breve comentário sobre o sistema de propulsão dessa nave, o que explica como eles chegaram tão rápido a Tars Lamora, ainda que Prodigy não deixe muito claro essa questão das distâncias percorridas aqui, deixando esse item um pouco confuso.

Dal encontrando a almirante Janeway pela primeira vez

Sem conseguir explicar seus problemas a Janeway, eles voltam à nave de forma antecipada, levando consigo Okona e passando por aquela perseguição já citada, para mais uma vez se verem em uma encruzilhada, assim como a vice-almirante, e com direito à volta dos velhos conhecidos da Federação, os romulanos.

Okona tem participação importante aqui, mas fica a curiosidade sobre quanto tempo ele permanecerá com o grupo da Protostar. Embora para um episódio tenha funcionado bem, não parece fazer muito sentido que ele permaneça muito tempo no centro das atenções. E Murf, que termina sua metamorfose, mais uma vez tem participação importante nos eventos da série. Oh Boy!

Murf em sua nova forma

Olhando item a item, “Crossroads” tem tantos elementos inseridos aqui por fora da trama inicial que poderia facilmente se tornar uma bagunça total, mas isso não acontece. Pelo contrário, todos os elementos citados aqui são inseridos de forma acurada, de forma a criaram mais um episódio cheio de aventura, perseguições e reviravoltas, sem deixar de cuidar de seus personagens. Avança pouco a trama, é verdade, mas não se esquece dela, diverte e continua deixando o espectador ansioso pelos próximos eventos.

Grande episódio e mais um acerto dessa excelente temporada até aqui.

Avaliação

Citações

“Jankom Pog is so excited to be meeting a fellow Tellarite! Consider me underwhelmed.”
“I consider you under… something. Undersized pauper.”
“Hey, you’re Starfleet? Pog needs to tell you… WHA? Pauper? We Tellarites are practically royalty!”
“Royalty? HAHAHA! “Pog”‘s a name we reserve for runts, short in size and vocabulary.”
(Jankom Pog está tão feliz por encontrar um colega telarita! Me considere não impressionado.)
(Eu o considero abaixo…alguma coisa. Demasiado pequeno mendigo.)
(Ei, você é da Frota? Pog tem que te dizer… O quê? Mendigo? Nós telaritas somos praticamente da realeza!)
(Realeza? HAHAHA! Pog é um nome que reservamos para nanicos, pequenos em tamanho e vocabulário.)
Jankom Pog e Dr. Noum

“Captain Janeway?”
“I prefer “Vice Admiral Janeway. Is there something I can help you with? Can I help you?”
“I, uh… Whew. Didn’t expect… I was on my way to… What’s it called? I, uh…”
“Try stringing a few words together and we’ll start from there.”
(Capitão Janeway?)
(Eu prefiro vice-almirante Janeway. Tem algo que eu possa ajudar?)
(Eu uh… Eu não esperava… Eu estava indo… Como é que se chama mesmo? Eu, uh…)
(Tente juntar algumas palavras e vamos começar a partir daí.)
Dal e Almirante Janeway

“So all of you talked to Starfleet, but no one told them about the deadly weapon? The sole reason we left our ship?”
(Então todos vocês falaram com a Frota Estelar, mas ninguém contou a eles sobre a arma mortal? A única razão pela qual deixamos a nossa nave?)
Rok-Tahk

“The real me is hunting us with a quantum slipstream Dauntless-class starship? Good luck with that.”
“Thanks for your support.”
(A verdadeira eu está nos caçando com uma nave estelar quântica Classe Dauntless? Boa sorte com isso.)
(Obrigado pelo apoio.)
Hologram Janeway e Dal

“Zero, keep up those evasive maneuvers.”
“Wasn’t swerving on purpose, Captain.”
(Zero, continue com essas manobras evasivas.)
(Não estava desviando de propósito, capitão.)
Dal e Zero

Trivia

  • Os xindis repitilianos não eram vistos desde a quarta temporada de Enterprise. Aqui, em “Crossroads”, eles não só retornam, como também é possível ouvir pela primeira vez a sua língua falada.
  • Aaron Waltke falou sobre essa volta dos xindis: “Eu acho que tem muitos fãs de Enterprise por aí se indagando, ‘Bem, o que aconteceu com os xindis?'”. Waltke acredita que, em algum ponto, os xindis se juntaram à Federação, mas os reptilianos são uma incógnita. Segundo ele, “Eu acho que aqui nós meio que sugerimos que os próprios reptilianos decidiram não entrar para a Federação, eles são um pouco como os klingons, em que você pode ver que há um pouco de cooperação quando a vice-almirante Janeway diz querer falar com o chefe da segurança.”
  • O personagem Thadiun Okona, que apareceu originalmente em “The Outrageous Okona”, de A Nova Geração, e já tinha aparecido em Lower Decks, no episódio “An Embarrassment Of Dooplers”,  retornando agora em Prodigy. A aparência do personagem, inclusive com o tapa-olho, foi criado pela equipe de Prodigy e usado em Lower Decks, que teve que se adequar ao visual criado para “Crossroads”, ainda que esse tenha sido exibido depois.
  • Sobre a nova aparência de Murf, os irmãos Hageman deram algumas declarações. Kevin Hageman: “Nós pensamos que seria interessante ver uma criatura que está constantemente evoluindo”. Já o seu irmão Dan Hageman disse: “Eu adoraria que um dia Murf fosse um personagem humanoide de 1,80m. Você entende o que eu quero dizer? Eu adoraria ver Murf continuando a crescer.”
  • Quando o comandante Tysess alerta Janeway sobre a impossibilidade de cruzarem a Zona Neutra, devido a “negociações” e “tratado” e levando em conta que o episódio se passa em 2384, presume-se que isso tem a ver com os detalhes de evacuação de Romulus antes de o seu sol entrar em supernova, com o envolvimento da Federação. Isso é confirmado em um dos diário de bordo da almirante Janeway, dentre vários que são apresentados fora do episódio.

Ficha Técnica

Escrito por Lisa Schultz Boyd
Dirigido por Steve In Chang Ahn & Sung Shin

Exibido em 17 de novembro de 2022

Título em português: “Encruzilhada”

Elenco

Brett Gray como Dal
Ella Purnell como Gwyn
Jason Mantzoukas como Jankom Pog
Angus Imrie como Zero
Rylee Alazraqui como Rok-Tahk
Dee Bradley Baker como Murf
Jimmi Simpson como Drednok
John Noble como Solum (The Diviner)
Kate Mulgrew como Kathryn Janeway

Elenco convidado

Jason Alexander como doutor Noum
Eric Bauza como Barniss Frex, piloto klingon, monitores TSA e visitante denaxi #1
Kimberly Brooks como comandante Kaseth e sistema de emergência
Billy Campbell como Thadiun Okona
Daveed Diggs como comandante Tysess
Jameela Jamil como Asencia
Brook Chalmers como sentinelas xindi #1, #2 e #3

TB ao Vivo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Mariana Gamberger
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio