Waltke discute revelações do episódio “Masquerade”

Estamos na segunda metade da temporada um de Star Trek: Prodigy, e mais revelações estão sendo apresentadas sobre os personagens da série. Numa entrevista ao TrekCore, o escritor e co-produtor executivo Aaron Waltke comentou sobre a origem de Dal, os registros da vice-almirante Janeway, as conexões com a série Picard e muito mais, relacionadas ao mais recente episódio, “Masquerade”.

O momento de revelar a origem de Dal

É complexo, porque acho que se você diminuir o zoom de 30.000 pés, os primeiros dez episódios aprenderam sobre a versão idealizada de Star Trek, da Frota Estelar e da Federação, o que ela representa, seus ideais, suas crenças. E acho que os dez seguintes estão mergulhando nas complexidades de Star Trek, em: como você coloca essas crenças, ideais ou regras em prática de uma forma que ainda mantém os princípios básicos do que é a Frota Estelar ou o que é Star Trek?

Acho que, fiel à nossa natureza, não queríamos fugir de algumas das coisas que sentíamos que ainda eram um pouco injustas. Como, por exemplo, como os Aumentados são tratados no século 24? Não queríamos apenas que a Frota Estelar tivesse um efeito em nossos filhos, mas queríamos que a jornada de nossa tripulação em Prodigy tivesse um efeito na Frota Estelar. E uma maneira de fazer isso foi abordando o que eu diria ser uma daquelas perguntas pendentes sem resposta que poderiam ser exploradas mais profundamente.

Dal seria, provavelmente, um fugitivo.

Sim. Vimos em Deep Space Nine, como os Aumentados são tratados – especificamente em “Doctor Bashir, I Presume” e “Statistical Probabilities” – onde eles são tratados como cidadãos de segunda classe e afirmam abertamente que é porque as autoridades estão com medo. Você pode conseguir um Julian Bashir… mas também pode conseguir outro Khan.

Mas acho que há como mudar isso em relação às pessoas que, talvez não tenham pedido para serem geneticamente modificadas. Você vê um pouco de progresso com Julian Bashir, mas mesmo assim, seu pai foi enviado para a prisão, certo? Portanto, há esse tipo de espinhos que eu acho que Star Trek, e nossos escritores, simplesmente não podem deixar de retornar e explorar, questionar e se perguntar, tem que ser assim ou há coisas ainda não resolvidas?

Conexão com a série Picard

No episódio, os soldados romulanos estavam perseguindo os protagonistas, carregando armas que nos levam a primeira temporada de Star Trek: Picard, além da insinuação aos preparativos de evacuação de Romulus, e a devastação em Marte.

Você acertou em cheio, porque há coisas surgindo no cânone que não podemos ignorar. Você sabe que estamos canonicamente em um lugar na linha do tempo quando há facções desonestas dentro do Tal Shiar que têm a função de encontrar uma maneira de modificar os sistemas da Frota Estelar e virar sua IA contra si mesmos.

Seja através de seus canais secretos, ou monitorando canais ou transmissões do subespaço, quando ouvirem sobre o Living Construct, que existe um dispositivo que pode virar a Frota Estelar contra si mesma, eles ficarão muito interessados ​​nessa tecnologia.

Portanto, temos algumas pistas visuais para isso – esse tipo de facção desonesta tem alguns dos equipamentos de Picard, apenas para sugerir que sim, está acontecendo e vai acontecer, e este é o primeiro tipo de dica para isso. E mesmo sem os códigos de comando de Dal, quem sabe que tipo de informação eles foram capazes de obter ao escanear a Protostar – e quem sabe como isso se relacionará com os eventos do que eventualmente acontecerá em 2385?

O mesmo ritmo rápido nos últimos cinco episódios

Eu acho que especialmente quando você está lidando com uma história de 20 episódios, e você está construindo um clímax, há algumas coisas que nós meio que empurramos, mas há uma espécie de ditado na escrita de roteiros que sempre acreditamos: se você tem uma boa ideia, use-a agora, não guarde para depois.

Faça isso agora e pense em algo melhor nos próximos episódios. Por exemplo, com a perda de memória de Gwyn, existem programas por aí que gastariam 10 episódios dela lentamente reunindo o que o público já sabe. E todos nós dissemos: “Não queremos fazer isso.”

Serviu ao seu propósito na medida em que, inadvertidamente, permitiu que eles vissem a capacidade destrutiva que carregavam e iniciassem o incidente incitante desses próximos 20 episódios. Mas pensamos que havia um trabalho de personagem muito mais rico e uma narrativa a ser contada agora que todos estão na mesma página, como desenrolamos as cartas que foram empilhadas contra nossa equipe? A melhor coisa que você pode fazer, eu acho, com qualquer história, é meter seus personagens numa enrascada, porque, então, se torna ainda mais emocionante.

Você não sabe a princípio como eles vão sair disso. Então, quando você realmente se senta e tenta fazê-lo, torna-se ainda mais inteligente e único. Portanto, a resposta curta é: você verá as coisas acelerarem. Respiramos um pouco antes do kaboom final.

Conexão com o videogame Supernova

O episódio final da temporada é chamado de “Supernova”, Aaron diz se existe alguma conexão com o videogame baseado na série.

Bem, o videogame se passa entre “A Moral Star, Part 2” e “Asylum”, então, não é uma releitura dos eventos do jogo – mas tematicamente, você descobrirá que há alguma sobreposição espiritual.

Sim. Estávamos em comunicação direta com a equipe que escreveu o jogo, e eles contaram com Lisa Schultz Boyd, uma de nossas redatoras, para supervisionar parte disso também. Mas é outro caso em que, você sabe, não foi feito apenas no vácuo. Estávamos todos conversando juntos para ver se poderíamos fazer disso um tipo divertido de elemento auxiliar para pessoas que não conseguiam obter Prodigy suficiente para descobrir ainda mais.

Porque para mim, eu adorei isso, sejam os videogames ou os livros ou o que quer que seja. Eu não conseguia o suficiente disso. Eu quero saber mais. Nesse caso, estávamos em comunicação direta com todos. Apenas digo que, aqui estão algumas coisas sobre as quais conversamos na sala dos roteiristas, que se relacionam diretamente com as coisas que vêm no programa que você definitivamente pode esperar ver de alguma forma.

Os registros pessoais da vice-almirante Janeway

os “Janeway Logs” que são apresentados pelo Instagram têm fornecido algumas informações interessantes sobre a série, sugerindo a missão original de Chakotay na Protostar, e que B’Elanna Torres projetou a Dauntless. O produtor diz se teremos mais destas informações adicionais.

Sim! O que é divertido sobre os logs e a série é que eles devem informar um ao outro e ser uma história coesa, então, haverá alguns detalhes nos logs que serão preenchidos e farão com que certas coisas na série façam sentido, e vice versa.

E desde o início na sala do escritor, essa foi uma das primeiras perguntas que respondemos. A semana 1 como é? Por que a Protostar estava no Quadrante Delta? E a resposta com a qual todos concordamos desde o início foi, bem, eles estão voltando para basicamente limpar a viagem malfeita que foi como uma bola de boliche em uma loja chinesa que a Voyager meio que disparou, e acho que mesmo a própria Janeway será a primeira a dizer que há coisas para as quais gostaria de voltar e que há mais trabalho a ser feito no Quadrante Delta.

É por isso que acho que quando Chakotay quis ir, fez todo o sentido. E ela era a favor, mesmo que não estivesse satisfeita por ter seu primeiro oficial de repente saindo sozinho. Acho que a razão pela qual escolhemos Chakotay e B’Elanna Torres nos registros, como mencionado, é que eles não são mais Maquis, acho que eles certamente entendem mais do que ninguém, que existem dois lados para qualquer primeiro contato da Federação, e você tem que assumir a responsabilidade por suas ações. Então, essa foi a história de fundo lá.

Holograma Janeway terá seu próprio arco de personagem.

Para mim, a alegria de um personagem de holograma em toda Star Trek é que eles crescem além de sua programação e fazem coisas inesperadas, assim como qualquer humanoide faria. Haverá algumas coisas que acontecerão e algumas escolhas feitas pela Holograma Janeway – boas e más – que irão surpreendê-lo. Ela terá um pouco de crescimento e um arco, e mal posso esperar para que todos vejam porque os próximos cinco episódios são muito importantes para ela.

A segunda temporada

A 2ª temporada – os próximos 20 episódios – estão em produção e passando para a pós-produção neste momento. Aaron diz que estão pensando em novas histórias, já prevendo uma terceira temporada.

Oh, sim, pensando constantemente. Sim. Eu acho que os Hagemans e eu somos assim, você sabe, nós adoraríamos que esse programa tivesse sete temporadas – e um filme além. Estamos sempre pensando em maneiras de contar a história que pareçam satisfatórias, mas sempre há um novo horizonte, certo?

E até onde vai esse horizonte, sim, certamente conversamos sobre isso. Mas você sabe, teremos que ver a terceira temporada.

Os novos episódios de Star Trek: Prodigy estão sendo transmitidos agora no Paramount+ e no Amazon Prime Video semanalmente às sextas-feiras. Assim como a primeira metade da primeira temporada.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter