Spiner diz que se sente feliz com a morte de Data

A terceira temporada de Star Trek: Picard já começou e um dos personagens mais esperados é o androide Lore, interpretado por Brent Spiner. Não há muita coisa divulgada a respeito do personagem para esta temporada. No entanto, o ator Brent Spiner foi um dos entrevistados pelo New York Times (via TrekMovie), onde falou como sentiu a morte da Data em Nemesis.

Morte de Data em Nemesis

Brent Spiner foi questionado se ele gostaria que sua versão original de Data, que morreu em Nemesis (e apagados seus dados em Picard), pudesse fazer parte de outra versão nesta temporada.

Acho que não, porque aí eu não poderia ter tocado essas outras coisas. Sabe, fiquei perfeitamente feliz com o final de Nemesis, embora saiba que muitos fãs não ficaram. E, então, eu sinto que isso foi meio que redimido, de certa forma, para os fãs na primeira temporada de Picard. Eu odiaria ter perdido esses dois momentos.

Então, não, estou perfeitamente feliz com a maneira como as coisas aconteceram. Eu não posso dizer muito mais. Eu realmente não vi muito da série – eles mantiveram isso longe de mim porque sabem que eu vou estragar tudo.

Ao New York Times, Patrick Stewart também opinou sobre Nemesis.

Stewart:  Houve muita conversa sobre Spiner e John Logan [que co-escreveu Nemesis] escrevendo um novo roteiro de filme, e isso me atraiu enormemente. Mas é claro que isso foi descartado junto com todo o resto. E me senti frustrado e desapontado com isso porque o que saímos não era bom, eu não acho.

Spiner: Há coisas sobre Nemesis que não funcionaram. Acho que entramos com a sensação de que provavelmente seria nosso último filme, e foi por isso que deixamos o fim de Data acontecer. Achamos que uma grande conclusão dramática para um dos personagens seria um final adequado para a série.

O showrunner de Picard, Terry Matalas, afirmou que sentiu que Star Trek: Nemesis não forneceu ao elenco de A Nova Geração um final adequado para suas histórias, algo que ele está tentando corrigir com a terceira temporada de Picard. Na entrevista do NYT, os atores LeVar Burton, Jonathan Frakes, Gates McFadden e Michael Dorn falaram sobre como eles também viram Nemesis como uma oportunidade perdida:

Burton: Sempre senti que foi uma oportunidade perdida de criar uma história e interpretar um enredo que tivesse uma conclusão apropriada. Nenhum de nós sabia que seria nosso último passeio. Portanto, sempre houve, pelo menos para mim, uma sensação de oportunidade perdida, algo não realizado.

Frakes: Que é o que a terceira temporada de Picard tem sido, o que não ousamos esperar.

Burton: Aquela nave havia zarpado. Duas décadas se passaram. Há muito eu havia desistido de qualquer esperança de uma conclusão tão satisfatória quanto esta.

McFadden: Eu tinha perdido as esperanças. Senti que meu personagem no cinema era praticamente inexistente; foi bizarro. Neste, eu me senti mais como em “All Good Things” [final de A Nova Geração). “All Good Things” foi um final brilhante. Todos nós tínhamos ótimas histórias e, nisso, acho que a mesma coisa é verdade. Você sente o passado – eu senti minha conexão passada com cada um desses personagens, e isso era algo que eu não sentia nos filmes. Então, eu senti como se estivesse apenas desempenhando um papel de “Bem, temos que ter Crusher aqui porque ela faz parte do elenco”. Não havia realmente uma sensação de que eu tinha uma linha direta ou uma intenção de personagem real. Então, isso foi inesperado e estou muito feliz. Eu acho que é uma temporada incrível.

Dorn: Eu não fazia ideia de que Nemesis seria o último. Eu pensei que haveria outro filme em algum momento. Depois de 10 anos, você diz: “Não sei se vai voltar”.

Interpretar Lore na 3ª temporada é “complicado”

O primeiro trailer da terceira temporada de Picard trouxe uma aparição surpreendente, ao revelar que Brent Spiner estaria de volta como Lore. O personagem foi um androide construído por Soong de mesmo modelo e aparência do Comandante Data, mas com funções emocionais que o tornaram malévolo e egoísta. No episódio Descent” em A Nova Geração, Lore foi desativado por Data e, até aqui, seu paradeiro ficou desconhecido.

O papel de Spiner na terceira temporada foi originalmente descrito pelo showrunner Terry Matalas e pelo produtor executivo Alex Kurtzman como um “novo velho” personagem. Quando foi revelado qual personagem ele interpretaria na Comic Con de Nova York em outubro passado, Spiner disse que estava interpretando Lore, mas “de uma maneira muito complicada”.

No trailer, aparentemente, Lore surge como um membro da Frota Estelar. Alguns fãs se perguntam como isso é possível dada a reputação que o irmão malévolo de Data tinha na série A Nova Geração. Na conta do instagram Star Trek Logs temos registro de Lore após o episódio “Descent”. O registro informa que após a desativação e desmontagem, “a mente e o corpo de Lore foram levados para a Estação Daystrom da Frota Estelar junto com a pesquisa do falecido Altan Soong.”

O registro fala sobre a Estação Daystrom, mas na série é mostrado o Instituto Daystrom, onde a Dra. Agnes Jurati estudava androides e onde os restos do B-4 foram armazenados. Se há alguma correlação vamos saber em breve.

Os novos episódios da terceira e última temporada de Picard passam todas as quintas pelo Paramount+ e também no Amazon Prime Video.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter