Showrunner explica alusão à Enterprise em Picard

A estreia da terceira temporada de Star Trek: Picard teve boa aceitação da audiência e vem causando muita discussão entre os fãs. E uma delas refere-se ao “Frontier Day” (Dia da Fronteira) mencionado no episódio. O showrunner e escritor Terry Matalas comenta sobre esta conexão com a série Enterprise. Também temos uma explicação para o comportamento do capitão Liam Shaw e a justificativa para a ideia de homenagear a capitão um personagem que apareceu em A Nova Geração, e teve importância histórica para o universo de Star Trek.

O primeiro episódio intitulado “The Next Generation” teve várias menções ao evento “Frontier Day”. Ao contrário do que muitos imaginavam, a homenagem não é referente ao dia do “Primeiro Contato” ocorrido no filme Star Trek: First Contact. Matalas explicou a que se refere este novo feriado de Star Trek:

É o 250º aniversário comemorativo de quando a NX-01 foi para o espaço e o nascimento de fato da Frota Estelar moderna, e você ouvirá mais sobre isso. A Frota Estelar realmente não se solidificou até o lançamento do NX-01 – esta foi a primeira nave com uma tripulação multiespécie e sua viagem foi fundamental para a fundação da Federação. Foi essencialmente o nascimento da Frota Estelar como a conhecemos.

episódio de ENT “Broken Bow”

 

episódio de Picard “The Next Generation”

A missão do capitão Jonathan Archer na NX-01 Enterprise deixou a Terra em 2151 e Matalas confirmou que a 3ª temporada de Picard se passa em 2401 “no momento em que a NX-01 foi lançada”. Como ponto de esclarecimento, Matalas disse que o Star Trek Log divulgado na semana passada no Instagram listou incorretamente a data de lançamento da USS Titan como 2402, deveria ser 2401. A menção do capitão Shaw de ser capitão por cinco anos também cobriu o período em que ele supervisionou a reforma da nave.

M’Talas Prime não é homenagem ao showrunner de Picard

A primeira participação de Raffi (Michelle Hurd) foi ambientada no planeta M’Talas Prime, que os fãs podem pensar que foi criado para homenagear o showrunner Terry Matalas, mas as raízes remontam aos primeiros dias de Terry com a franquia, quando ele trabalhou em Star Trek: Enterprise. Matalas explica a história por trás de seu planeta homônimo:

Acho que foi Chris Black quem inventou isso em Enterprise. A ideia era nomear o lugar mais horrível da galáxia com meu nome. E quando eu era um jovem assistente em Star Trek: Enterprise. O lugar mais vil da galáxia era, obviamente, chamado de “Matalas”. Então, em Picard, quando estávamos tentando nomear um lugar para o epicentro do crime organizado na galáxia, alguém disse: “Não deveria ter o nome daquele lugar vil com o seu nome?” E, então, a ideia era ser autodepreciativa, esperando que os fãs corressem para o Google para encontrá-lo.

Sistema M’talas Prime Episódio ENT “Dawn”

Matalas também confirmou que em Picard, o planeta M’Talas está “bem fora da jurisdição da Federação”, e este local estará de volta durante a temporada:

Há uma história específica do submundo que vamos contar um pouco.

Contando 57 anos de história

A estreia continha um bom número de pequenas conexões, acessórios e pedaços de música ligados à franquia no geral. Matalas explicou que eles estão prestando uma homenagem a história de Star Trek e ao mesmo tempo contando uma nova história nesta temporada:

São 57 anos de histórias, personagens, música, construção de mundos, naves estelares. Não sei como você não se depara com essas coisas neste universo com frequência. Há absolutamente mais uma abordagem de Andor em uma série, o que é absolutamente interessante, e eu adoraria ver isso e fazer parte disso. Mas não sei se essa abordagem é a certa para essa história específica da equipe de A Nova Geração. Eu diria que a única coisa que é apenas uma questão de nostalgia é o cartão de título “No século 25, mas o que realmente pretendia fazer é sinalizar que vai parecer um pouco diferente do que veio antes nas temporadas um e dois. Precisava fazer isso.

Ele rejeita noções de “fan service”, apontando para um momento favorito em particular:

Eu apenas gosto de uma nave adequada deixando a sequência de atracação espacial. Isso é fan service ou apenas algo que deveria fazer parte do Star Trek tradicional?

O showrunner revela que foram feitas algumas pequenas mudanças no comportamento dos personagens para tornar suas decisões mais dinâmicas, como, por exemplo, a Dra. Crusher usando um rifle não da Frota:

Na ficção científica, há duas respostas para cada pergunta e, se você estiver fazendo certo, ambas as respostas estarão corretas. Resposta Um: É lógico e faz sentido dentro das regras do mundo. Resposta dois: É simplesmente incrível. O fator legal. E com essa cena de abertura, queríamos mostrar Beverly ativa, comandando o momento. Era para ser surpreendente, não a encontramos na enfermaria em uma nave estelar como se poderia esperar. Portanto, há algo inerentemente legal na heroína protetora que sinaliza sua mudança aqui. E em discussões com Gates e Doug, decidimos que simplesmente apontar e atirar não parecia suficiente. O ato físico de recarregar a arma, como Linda Hamilton por meio de Annie Oakley no Velho Oeste do espaço.

Nota do editor: em 1883, Annie Oakley era uma das atrações do Wild West Show de Buffalo Bill como exímia atiradora e sua ação foi imitada por Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro.

Continuando Matalas:

Isso é o que queríamos evocar. E, além disso, porque ela não está em uma nave oficial da Frota Estelar, porque a Eleos é uma espécie de nave dos “Médicos Sem Fronteiras” que viaja pelos setores menos percorridos, porque eles estariam se equipando à medida que avançam com o que estiver disponível onde quer que estejam. Parecia lógico que o armamento a bordo pudesse ser um pouco desconhecido ou desatualizado. Também é um aceno divertido para o armamento em alguns dos jogos antigos, como Voyager: Elite Force, que foi feito para parecer mais tátil para os jogadores. Portanto, pelo menos para nós, foi legal e compreensível, dada a situação deles.

Outra escolha interessante foi fazer com que Jean-Luc Picard usasse óculos de leitura, o que Matalas disse ser outro exemplo de decisão espontânea:

Isso porque Patrick Stewart fica muito bem em óculos de leitura. Patrick no momento do dia sentiu que poderia querer óculos de leitura e, então, todos nós racionalizamos e parece muito legal. E literalmente viramos um para o outro no set e dissemos que ele tinha alergia ao Retinax (referência a Kirk em Star Trek II: The Wrath of Khan).

Capitão Shaw escolheu Sete por uma razão

Uma das introduções mais comentadas da terceira temporada de Picard é, sem dúvida, o Capitão Shaw, o comandante da USS Titan e interpretado por Todd Stashwick. Enquanto alguns podem fazer comparações com outros capitães do passado, Matalas é enfático ao dizer que o personagem foi realmente influenciado por seu último show, 12 Monkeys:

Com 57 anos de história, é impossível algum personagem não ser comparado a outro personagem. Mas a verdade é que Shaw é inteiramente dele. Quando nos sentamos, tudo o que imaginamos era um personagem que não se apaixonaria por essas duas lendas chegando a bordo, por alguns motivos profundamente traumáticos de seu passado. E como uma espécie de abordagem nova, começamos a usar a frase “Capitão Stashwick”, baseada em nosso colega Todd Stashwick de 12 Monkeys. Nunca o nome Jellico, Styles ou qualquer pessoa de iterações anteriores apareceu em nenhuma dessas discussões.

Shaw demonstrou ter alguns problemas com Sete, agora comandante e primeiro oficial da Titan. Matalas disse que há mais nesta história:

Cabe a um capitão escolher seu primeiro oficial. Tão claramente, ele viu algo dentro dela. Acho que ele acredita nela em muitos níveis, mas acho que ele definitivamente tem algum ressentimento tácito sobre o passado dela.

Homenagem a capitão Rachel Garrett

Raffi Musiker (Michelle Hurd) é uma agente da Frota trabalhando disfarçada para descobrir o que aconteceu com as armas experimentais roubadas do Instituto Daystrom. Um informante dá a ela a pista “Red Lady”, que ela descobre ser uma estátua vermelha da capitã Rachel Garrett que será dedicada em um centro de recrutamento da Frota Estelar. Garrett era o capitão da USS Enterprise C, cujo destino foi explorado no episódio da terceira temporada de A Nova Geração, intitulado “Yesterday’s Enterprise”.

O Collider perguntou a Matalas qual foi a decisão de ser Garrett para ser homenageada e se houve algum outro capitão ou personagem do passado que pensaram em ter como a Dama Vermelha?

Não me lembro. Sabíamos que queríamos que fosse uma estátua, uma estátua vermelha fora do recrutamento da Frota Estelar neste distrito específico, naquele sistema. Um dos escritores sugeriu Rachel Garrett, e eu disse, “Slam dunk. Ótimo.” Claro, seria Rachel Garrett.

Os novos episódios de Star Trek: Picard Temporada 3 passam todas as quintas no Paramount+ e no Amazon Prime Video.

Fonte: Trek Movie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok