TNG 6×10: Chain of Command, Part I

Intriga cardassiana alimenta o espírito familiar da tripulação da Enterprise

Sinopse

Data estelar: 46357.4

Conforme as tensões entre a Federação e os cardassianos aumentam, Picard é dispensado do comando da Enterprise e enviado a uma missão ultrassecreta. Beverly e Worf também são designados para a operação e começam, junto com o capitão, rigorosas sessões de treinamento, embora só Picard saiba a natureza da missão que eles enfrentarão.

A bordo da Enterprise, especulações sobre a possibilidade do não retorno de Picard começam a surgir quando um novo oficial comandante, o capitão Edward Jellico, da USS Cairo, é designado para assumir a ponte, em lugar de Riker. Jellico só faz por tornar a tripulação mais ansiosa e incomodada, ao implementar rapidamente várias mudanças de procedimento gigantescas a bordo, como uma alteração de três para quatro turnos por dia. As modificações afetam enormemente a rotina dos tripulantes.

Jellico é especialmente duro com Riker e Geordi, o que naturalmente cria uma grande dose de tensão. Troi usa sua posição como conselheira para fazer ao capitão um pedido de ajuste gradual para a tripulação, mas Jellico desconsidera sua opinião, friamente insistindo que a situação com os cardassianos exige medidas imediatas. Mais tarde, numa conversa com Picard, Jellico diz que sente que a guerra com os cardassianos é inevitável, e que ele duvida que Picard retornará à Enterprise. A nave é dele agora, e ele planeja administrá-la do seu jeito.

Quando Picard, Beverly e Worf finalmente embarcam em sua missão, o capitão pode revelar a enorme gravidade da situação. Os cardassianos estariam supostamente desenvolvendo armas metagênicas – vírus geneticamente engendrados que destroem todas as formas de vida em seu caminho – em um planeta abandonado, Celtris III. Picard e sua equipe têm ordens de localizar essas armas e destruí-las a todo custo.

De volta à Enterprise, Jellico se encontra com gul Lemec, um líder cardassiano enviado na esperança de evitar a guerra. Entretanto, Jellico faz tudo que pode para enfurecer Lemec, fazendo-o esperar por cerca de uma hora e agindo de forma pouco razoável uma vez que a reunião começa. Ele usa Riker e Troi para realizar uma estratégia similar à do “bom policial, mau policial”, esperando intimidar os cardassianos a ponto de eles abandonarem seus planos. Mas o próprio plano de Jellico parece fracassar quando Lemec revela que ele tem informação sobre a missão secreta da Federação.

Em Celtris III, Picard, Worf e Beverly sobrevivem à difícil travessia por uma rede de cavernas e finalmente chegam ao seu destino – uma passagem selada. Eles conseguem, com a ajuda dos feisers, passar, mas quando entram descobrem a sala vazia. Percebendo que a caverna é uma armadilha, eles correm para fugir quando vários cardassianos armados atacam. Beverly e Worf escapam, mas Picard é sequestrado e enviado ao cardassiano gul Madred, que informa que o capitão deve responder a todas as perguntas ou irá morrer.

Comentários

“Chain of Command, Part I” não é somente uma espetacular abertura para uma história de intriga política entre os cardassianos e a Federação. Mais que isso, ele é uma prova viva da premissa que sustenta todas as séries de Star Trek: a de que as tripulações formam elos que as tornam verdadeiras famílias.

Aqui notamos, de modo semelhante ao que vimos em “The Best of Both Worlds”, o quanto a presença de Picard é visceral para o bom andamento das coisas a bordo da Enterprise. Mais que isso, vemos como um capitão pode fazer toda a diferença entre uma tripulação harmoniosa e eficiente ou uma em conflito e agonizante.

É engraçado como a personalidade dos “capitães experientes em cardassianos da Frota” têm todos traços muito parecidos. Em alguns aspectos, Edward Jellico lembra muito o capitão Maxwell, de “The Wounded”. Ambos são frios no que concerne a seus oponentes e acreditam em soluções agressivas e belicosas. Felizmente há uma diferença crucial entre os dois, que dita o tom diferente de cada um dos episódios. Enquanto Maxwell é um capitão simpático, retratado como uma vítima traumatizada de um tempo de guerra, Jellico parece ser ambicioso e genuinamente arrogante – um sujeito realmente deplorável.

Ninguém discute as habilidades do novo capitão. Por esse aspecto, ele é um perfeito estrategista de guerra. As cenas que ele provoca ao passar ordens a Riker e ao enfurecer seu visitante cardassiano nos fazem às vezes até pensar em acreditar que ele saiba o que está fazendo, apesar do desgosto que temos pela pessoa.

Entretanto, em última análise, seus métodos e seu estilo de comando são tão amorais e agressivos que a tripulação da Enterprise, acostumada ao bom senso e à ética de Picard, não pode tolerar facilmente. E no fim das contas os cardassianos se mostraram estar ainda mais à frente, estrategicamente, que o “esperto e experiente” capitão humano.

Apesar do conflito da tripulação com Jellico, Picard é incapaz de ajudar seus subordinados a saírem dessa, e resta a Riker assumir o comando informal da tripulação, tentando protegê-los do novo capitão. Isso é especialmente interessante em razão do desgosto que Jellico sente pelo primeiro oficial, gerando uma tensão incrível entre os dois. Também é bem trabalhada como um todo a forma como a tripulação se comporta quando perde seu principal elemento. Data é o que se adapta mais rápido, passando a ser o “favorito” de Jellico. Geordi e os demais se alinham a Riker.

A porção da história que lida com o capitão caindo na armadilha cardassiana é interessante e já apresenta elementos que consagrariam esses alienígenas no universo de Star Trek, como a capacidade extraordinária de suas forças de inteligência, mas ainda está para se tornar o principal foco da história, o que só acontecerá na segunda parte.

Da forma como o episódio foi organizado, ele conseguiu algo extremamente difícil. Criar uma história coesa em dois episódios, mas que permite que se veja um sem o outro e ainda assim apreciar seus elementos. Tentativa semelhante seria feita com “Birthright”, mais à frente na temporada, mas com resultado final muito inferior.

Trata-se de um segmento extremamente bem pensado, escrito, produzido e editado. A única real crítica feita ao lado técnico da produção é o trabalho pobre de cenografia nas cavernas de Celtris III. Também irritam um pouco as eternas reciclagens de cenas espaciais (alguém duvidaria que a Cairo seria da classe Excelsior?). Mas, além disso, absolutamente nenhuma crítica a fazer. E a excelente história supera qualquer entrave técnico, facilmente elencando “Chain of Command, Part I” como um dos melhores episódios da série.

Avaliação

Citações

“Can I get you some coffee, tea?”
“Thank you, no, captain. I’m afraid there is no time for the usual pleasantries. I’m here to relieve you of command of the Enterprise.”
(Posso lhe servir um café, chá?)
(Obrigado, não, capitão. Temo que não haja tempo para as amenidades usuais. Estou aqui para dispensá-lo do comando da Enterprise.)
Jean-Luc Picard e almirante Nechayed

“I want you to conduct the exercises personally, Will. Get it done. …Ow, and get that fish out of the ready room.”
(Eu quero que você conduza os exercícios pessoalmente, Will. Quero isso feito. …Oh, e tire aquele peixe do meu gabinete.)
Edward Jellico a Will Riker

“By the way, …I prefer a certain …formality on the bridge. I’d appreciate it if you wore a standard uniform when you are on duty.”
(A propósito, …eu prefiro uma certa …formalidade na ponte. Eu apreciaria se usasse o uniforme padrão quando estiver de serviço.)
Edward Jellico a Deanna Troi

Trivia

  • Este episódio originalmente não seria um duplo, e Picard seria resgatado ao final. Michael Piller sugeriu separar a história em duas partes, principalmente por razões financeiras. Jeri Taylor relembrou assim: “Estávamos encrencados com o orçamento e Michael disse: ‘Sabe, acho que o que poderíamos fazer é tornar esse um duplo. Ter Picard capturado e então fazer um episódio sobre essa relação com seu torturador que se passa em uma sala. É uma peça fascinante de duas pessoas e tiramos mais um episódio dela desse jeito e ainda economizamos um monte de dinheiro que nos levará a um empate com o orçamento’.”
  • Rick Berman comentou: “Acho que dinheiro e criatividade nunca realmente andaram de mãos dadas no que diz respeito a Star Trek. Episódios como ‘The Measure of a Man’, que foi um dos nossos mais baratos e um dos melhores, mas ter um episódio como ‘Yesterday’s Enterprise’, que foi bem caro e foi maravilhoso. ‘Chain of Command’ foi um episódio bem barato e um dos grandes.”
  • DaiMon Solok originalmente era para ter sido Quark, em um crossover com a então nova série Deep Space Nine. Porém a decisão de exibir o piloto de DS9, “Emissary”, em janeiro de 1993 obrigou a uma mudança, já que ninguém saberia quem é Quark. A cena foi filmada no Replimat, cenário de Deep Space Nine, embora com ângulos bem fechados para esconder isso.
  • Rene Echevarria contou mais sobre os planos do crossover: “Nós iríamos até a Estação 9 e é assim que chegaríamos ao planeta do episódio. A Enterprise viria até a estação e pegaria uma nave. A cena com o ferengi foi escrita para Quark e não acho que Ron [Moore] tenha mudado uma palavra sequer, exceto o nome do cara. Iríamos emprestar um dos exploradores que Jellico iria pedir, mas isso não funcionou. Rick [Berman] queria esperar um pouco mais antes de fazer um crossover. Na verdade, ficou menos caro, porque se você vai à Estação 9 teria de usar pelo menos um dos atores regulares da série.”
  • Segundo o ator Ronny Cox, a retirada do peixe (informalmente chamado de Livingston) do gabinete do capitão tinha um motivo maior. Patrick Stewart odiava a presença da criatura. Ele considerava inapropriado ter um animal cativo numa série que valorizava a dignidade de diferentes espécies. Cox disse que a decisão dos produtores de remover temporariamente o peixe foi “meio que um osso que jogaram para o Patrick”.
  • A passagem de Jellico da Enterprise também legou uma mudança definitiva: Troi passou a usar um uniforme da Frota Estelar, algo que ela não fazia desde “Encounter at Farpoint” (e sem contar o universo fantasioso retratado em “Future Imperfect”).
  • Michael Dorn contou uma história de bastidor da produção deste episódio. Enquanto ele, Patrick Stewart e Gates McFadden filmavam as cenas das cavernas de Celtris III, no galpão 16 da Paramount, Dorn e Stewart tiveram um ataque de risos. Havia muitos gatos de rua pelo estúdio e, conforme o set foi coberto com areia, eles passaram a usá-la para seus próprios fins. Dorn perguntou a Stewart do que ele estava rindo, e ele disse: “Eu não sei como cheguei aqui. Eu estava num seminário em Santa Barbara e a próxima coisa que vejo estou me arrastando em merda de gato!”
  • Uma conversa entre La Forge e Jellico, cortada do episódio final, revelou que Jellico foi colega de Academia com o capitão Zimbata, ex-comandante de La Forge na USS Victory. Jellico lembrava que eles jogaram rúgbi juntos, e que ele era ainda pior que Zimbata.
  • Embora o crossover com Deep Space Nine não tenha acontecido aqui, o episódio prepara o palco para a nova série, ao informar que os cardassianos deixaram o setor bajoriano. Com efeito, Ronald D. Moore passaria a ser roteirista de Deep Space Nine ao fim de A Nova Geração.
  • Este episódio mostra pela primeira vez os uniformes cardassianos que seriam usados em Deep Space Nine. Aliás, eles foram filmados primeiro para “Emissary”, mas o piloto acabou sendo exibido depois de “Chain of Command”, que os apresentou à audiência pela primeira vez.
  • A almirante Alynna Nechayev faz sua estreia neste episódio. Ela voltariam em mais três segmentos de A Nova Geração, bem como dois de Deep Space Nine.

Ficha Técnica

História de Frank Abatemarco
Roteiro de Ronald D. Moore
Dirigido por Robert Scheerer

Exibido em 14 de dezembro de 1992

Título em português: “Cadeia de Comando, Parte I”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Ronny Cox como Edward Jellico
Natalija Nogulich como Alynna Nechayev
John Durbin como Lemec
Lou Wagner como Solok
David Warner como gul Madred
Majel Barrett como voz do computador

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio