Geordi LaForge quase foi um alienígena em A Nova Geração

Junto com os outros membros principais da tripulação da USS Enterprise-D, Geordi La Forge (interpretado por LeVar Burton) retornou na 3ª temporada de Star Trek: Picard e foi peça importante na derrota da rainha Borg.

A série de Picard mostrou um Geordi La Forge no posto de comodoro, curador-chefe do Museu da Frota Estelar, em Athan Prime, com suas duas filhas trabalhando na Frota. No entanto, no início do planejamento de A Nova Geração, Geordi quase teve uma história muito diferente daquela que vemos hoje.

Jeri Taylor, um dos principais escritores e produtores da antiga série, disse no livro The Fifty-Year Mission: The Next 25 Years, escrito por Mark A. Altman e Edward Gross, que alguns dos escritores queriam tornar Geordi meio alienígena. Eles apresentaram uma história em que Geordi descobriria sua verdadeira ascendência de uma forma chocante:

Ele iria descobrir que seu pai não era quem ele pensava que era, e sua mãe tinha uma coisa quase do tipo ‘Bebê de Rosemary’ e havia sido engravidada por um alienígena. Como resultado, Geordi era na verdade meio alienígena e agora, na sua idade atual, seu povo estava voltando para buscá-lo. Achei que isso daria muita elaboração ao personagem de Geordi.

Isso acabou sendo descartado no rascunho final do episódio. Detalhes sobre a família de Geordi foram revelados no episódio da quinta temporada Imaginary Friend e no episódio da sétima temporada Interface.

O escritor/produtor de A Nova Geração, Ronald D. Moore, até brincou, na época, sobre o fato de a série finalmente mostrar a mãe de Geordi, mas num cenário trágico para o personagem, dizendo ao IGN:

Acho que foi um ponto em que estávamos na sala e conversamos sobre trazer a mãe de Geordi, e todos nós meio que nos entreolhamos e pensamos: ‘Isso é triste. Isso é o melhor que podemos fazer? É a mãe de Geordi?” Foi uma ideia tão “quem se importa” que pensamos: ‘Oh cara… Esse show tem que acabar’.

O divertido é que, intencionalmente ou não, a ideia de fazer de Geordi, temporariamente, um alienígena acabou sendo mostrado no episódio da 4ª temporada, “Identity Crisis”.

Mas essa ideia de fazer Georgi um alienígena voltou na sala dos roteiristas pelo episódio de Voyager, “Death Wish”. A versão original do roteiro (via Memory Alpha) tinha Geordi, e não o Comandante William Riker, como convidado especial no episódio.

No roteiro original, Q revelou que o Q Continuum frequentemente intervinha na vida dos humanos para forçar um determinado resultado. Ele, então, revelou que o Q Continuum havia orquestrado o nascimento de Geordi para que ele pudesse se tornar o Engenheiro Chefe da Enterprise-D. Portanto, sem o Continuum, Geordi não existiria.

O roteiro original também incluía uma linha sobre como o Tenente Comandante Tuvok teria se tornado o Engenheiro Chefe a bordo da Enterprise-D em vez de Geordi se não fosse pelas ações do Continuum. John de Lancie, que interpretou Q, revelou que isso era uma piada interna sobre o fato de Tim Russ, o ator que interpretou Tuvok, ter perdido o papel de Geordi para LeVar Burton. No entanto, os escritores decidiram que seria uma referência muito vaga para agregar qualquer valor à história.

Mesmo com Georgi sendo lançado na série sem um norte definido de sua vida, o personagem de LeVar Burton continuou a crescer e a se desenvolver, mostrando seu talento em engenharia, e a amizade com o Tenente Comandante Data como pontos fortes de sua saga em Star Trek, embora muitos fãs achem que ele tenha sido um dos personagens principais mais subdesenvolvidos da série.

Um fato curioso é que os escritores de Star Trek: Deep Space Nine acabariam contando uma história semelhante do capitão Benjamin Sisko (Avery Brooks). A mãe de Sisko teria gerado um filho de um Profeta da fenda espacial, para garantir o nascimento de Benjamin Sisko, já que ele estava destinado a se tornar o Emissário dos Profetas. Essa ideia também não foi adiante ou, pelo menos, não foi explicada na série.

Fonte: CBR, ScreenRant

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok