Patrick Stewart diz que há roteiro de filme com Jean-Luc Picard

Ao fim da série Star Trek: Picard, o ator Sir Patrick Stewart (intérprete de Picard) disse ao Wired, no ano passado, que gostaria de fazer mais um filme de Star Trek. Stewart observou, na época,  que, embora um projeto de filme não estava em andamento, garantiu que teve conversas privadas com pessoas que estariam no projeto, caso acontecesse. Agora, isso pode realmente estar acontecendo.

Na mais recente edição do podcast Happy Sad Confused, Stewart falou sobre seu livro de memórias, Making It So, onde relembrou sua infância, sua vida como ator, e sobre sua experiência inicial em A Nova Geração.

Início em A Nova Geração

Eu sempre tive aquela sensação desconfortável de que não havia garantias de que isso iria continuar, e eu descobri que se assinasse o contrato seria por um período mínimo de seis anos. O que eu desconhecia totalmente, e fiquei surpreso. Mas me foi dito por várias pessoas: “Não se preocupe, isso não será problema. Você terá sorte de passar pela primeira temporada. Você não pode reviver uma série icônica como Star Trek. Então, não se preocupe, faça metade da temporada, ganhe seu dinheiro e vá para casa”. Bem, não foi bem assim.

E entre essas pessoas que o aconselharam a não levar a sério a franquia estava seu amigo, o ator Ian McKellen (Magneto de X-Men).

Ian sabia que havia outros projetos disponíveis para mim e havia dois importantes projetos no teatro e o Ian disse: “Olha, a chance de filmar uma série de televisão sempre existirá, mas o que está sendo oferecido a você em termos de peças é uma raridade e se você não perceber isso pode nunca mais acontecer. Ele se tornou um amigo muito querido e desempenhou um papel importante em minha vida e carreira e ele mesmo admitiu que estava errado em seu conselho. E eu sempre ouvia sua anedota em dizer “não faça isso”.

Stewart conta que a sua dedicação no trabalho como ator o ajudou a aprender a forma de atuar para uma série de TV.

Sempre tive um grande respeito pelo trabalho e eu levei isso muito a sério e acho que isso me ajudou na primeira temporada de A Nova Geração, porque foi um desafio. Eu não estava familiarizado com câmeras e meios técnicos de fazer um episódio de televisão. Eu estava tendo de aprender o tempo todo. Mas fiquei feliz com isso porque a lição sobre aprendizagem nunca desapareceu.

Roteiro para um filme com Picard

Depois que terminamos de gravar nossas sete temporadas de A Nova Geração fizemos quatro filmes de Star Trek de qualidades variadas, sendo o melhor deles First Contact, dirigido por Jonathan Frakes. Ele foi uma das pessoas que mais me influenciou na série por causa de sua experiência e compreensão das complexidades e de como trazer qualidades diferentes para o palco, que era muito, muito importante na diversidade e na mudança.

Portanto, é um procedimento contínuo para mim. Ouvi ontem à noite sobre um roteiro que está sendo escrito, mas escrito especificamente para o ator Patrick [Stewart], para atuar nele. E me disseram para esperar recebê-lo dentro de uma semana ou mais. Estou muito animado porque parece o tipo de projeto onde a experimentação que quero fazer será essencial para esse tipo de material. Isso é bom aos 83 anos…

Quando perguntado se esse suposto roteiro seria “um pouco diferente do que vimos nas últimas temporadas de Star Trek: Picard”, sua resposta foi afirmativa e explicou:

O que havia de tão interessante em Picard, e a principal razão pela qual decidi me comprometer com três temporadas, foi que Akiva Goldsman conversou comigo sobre as mudanças que aconteceram em minha vida nos últimos 20 anos. E ele disse: “Havia alguma?” e claro, eu disse que sim, havia muitas e muitas novas jornadas e novas experiências e relacionamentos. E ele disse: “Exatamente! Bem, essa também foi a experiência de Jean-Luc.” Ele não é o mesmo homem. Ele não é mais capitão da Enterprise. Ele foi feito almirante. Tornou-se realmente um trabalho administrativo, que não era o que ele sempre quis fazer. E agora ele está de volta em casa, morando em seu vinhedo e parecendo razoavelmente satisfeito. Tudo isso foi uma atuação. Tudo isso era Jean-Luc tentando fingir – como acho que meu pai fez – que estava tudo bem. Mas não estava.

Então, particularmente, a última temporada de Picard foi extraordinária de atuar porque eu estava continuamente enfrentando, por causa do trabalho maravilhoso que os roteiristas fizeram, com um homem diferente. Houve um momento maravilhoso que gostei muito de pesquisar, quando Picard literalmente não sabia o que fazer, como lidar com uma situação. Ele ficou atordoado com isso. E observá-lo tendo que lidar com a percepção de ‘estou velho e não consigo descobrir como lidar com isso’ foi um processo fascinante. Então, eu gostei disso.

Segundo o site TrekMovie, a gravação deste podcast foi realizada no início de novembro, enquanto Stewart estava promovendo seu novo livro de memórias, Making It So. É possível que Stewart já tenha o script em mãos para análise.

Quanto aos filmes Star Trek, não há oficialmente nenhum anúncio da Paramount sobre algum projeto de filme em andamento. Desde 2016, quando o último filme de JJ Abrams chegou aos cinemas, houve muitos relatos e rumores sobre outros roteiros para diferentes filmes da franquia, mas nada de oficial foi comentado, até aqui. É possível que Stewart esteja falando sobre um filme exclusivo para o streming, como está sendo o da Seção 31. De qualquer modo, um filme solo de Picard não deve estar relacionado a ideia de Terry Matalas, sobre uma série Star Trek: Legacy, já que envolveria outros personagens, sem que Stewart fosse o principal do elenco.

Vamos aguardar por mais novidades.

Veja a entrevista na íntegra abaixo.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok