Insurreição estreava no Brasil há 25 anos

Foi numa sexta-feira imediatamente antes do começo do feriadão de Carnaval de 1999 que, enfim, Jornada nas Estrelas: Insurreição estreava em nosso país. Numa data em que o brasileiro talvez não estivesse muito interessado na revolta de Jean-Luc Picard contra a Federação, em 12 de fevereiro de 1999, portanto há exatas duas décadas e meia, nossos cinemas receberam o longa-metragem de A Nova Geração.

Mas Insurreição não deu muito certo. E estamos falando de uma produção que veio na esteira do sucesso de Primeiro Contato alguns anos antes, trazendo em seu elenco atores convidados como F. Murray Abraham (Amadeus) e Anthony Zerbe (Papillon, 007 – Permissão para Matar). Mesmo com roteiro de Michael Piller e direção de Jonathan Frakes, que conhecem Jornada de trás pra frente, falhou com sua história insípida e sem peso que o tornou uma espécie de episódio estendido de A Nova Geração para as telonas, a ponto de ser considerado por muitos como o pior dos quatro longas com a tripulação da USS Enterprise-D.

A estreia nos Estados Unidos ocorreu 63 dias antes dele aparecer por aqui, em 11 de dezembro de 1998. Com orçamento de 58 milhões de dólares, rendeu em terras norte-americanas 70 milhões de dólares, totalizando 112 milhões em todo o mundo.

Em 1999, a Meia Sete Editora, por meio do selo Sci-Fi Books, colocou nas livrarias de nosso país a novelização de Insurreição, algo que os fãs adoraram à época. A trilha sonora composta por Jerry Goldsmith também chegou no Brasil em CD nacional, algo raríssimo para a franquia, por meio distribuidora DRB³, licenciada pela GNP Crescendo. Posteriormente ao lançamento nos cinemas, o trekker nacional também teve a oportunidade de alugar ou comprar o VHS, duas versões em DVD, e uma em Blu-ray.

O Trek Brasilis tem um bom material de análise de Insurreição. Aqui você pode ler a análise do DVD simples; neste link, acessar o podcast Conversa De Bar Panorâmico sobre o tema, e abaixo assistir ao TB ao Vivo, gravado em 2021, com os comentários de Ivanildo Pereira, César Lima, Leandro Magalhães e Muryllo Von Grol.