TNG 7×15: Lower Decks

História tocante explora os tripulantes “invisíveis” da Enterprise-D

Sinopse

Data estelar: 47566.7.

Troi e Riker trabalham na avaliação da tripulação no bar panorâmico. Em outro canto da sala, o alferes Sam Lavelle, humano, torce para que eles decidam por sua promoção. Ele está acompanhado pelos alferes Taurik, vulcano, Sito Jaxa, bajoriana, e Alyssa Ogawa, humana. Ben, garçom do bar panorâmico, ouve a conversa dos oficiais superiores e revela que Lavelle e Sito estão disputando a mesma vaga, como oficiais de operações do turno da noite.

Mais tarde, a tripulação realiza um treinamento de batalha, com Lavelle e Sito no leme e no posto tático, respectivamente, enquanto Taurik auxilia La Forge na engenharia. Após a operação, os oficiais superiores deixam a ponte para a sala de reuniões para discutir novas ordens, e Riker deixa Sito no posto de operações. Lavelle tem a impressão de que o comandante não gosta dele e que sua chance de promoção é mínima.

Na engenharia, Taurik dá ideias a La Forge sobre como melhorar o desempenho do motor de dobra. As sugestões são promissoras, mas o engenheiro-chefe fica um pouco incomodado com a atitude do vulcano. Na enfermaria, Beverly Crusher revela que Ogawa será promovida a tenente, e a enfermeira fala de sua vida pessoal, incomodada com o medo de que sua relação com o tenente Andrew Powell esteja num momento ruim.

Pouco tempo depois, no bar panorâmico, Sito conversa com Worf e descobre que foi ele, como seu oficial comandante, que a recomendou para o posto tático. Lavelle tenta se aproximar de Riker, julgando que os dois fossem canadenses, mas o comandante revela que nasceu no Alasca. Mais um fiasco.

Próximo à fronteira cardassiana, a Enterprise-D procura um módulo de fuga, e um ocupante é resgatado e transportado à enfermaria. Crusher ordena que Ogawa deixe o local, e Sito fica de guarda. Picard passa por lá e depois pede que Sito o acompanhe.

Em seu gabinete, Picard passa um sermão em Sito, por conta de incidente do qual ela fez parte quando era cadete da Frota Estelar, o que causou a morte de um colega. Sito fica desconcertada quando o capitão diz que ela deveria ter sido expulsa da Frota Estelar.

Na área de carga, Taurik e La Forge supostamente participam de um teste de resistência de uma nave auxiliar, mas o vulcano rapidamente nota que o padrão de tiros tenta fazer parecer que o veículo sofreu um ataque no espaço. O engenheiro-chefe desconversa.

Reunidos mais tarde para uma partida de pôquer, os jovens oficiais se perguntam sobre quem seria o misterioso passageiro do módulo de fuga. A tripulação sênior também está num jogo de cartas, e Riker diz não achar que Sito está pronta para a promoção. Worf insiste que sim, e ele diz que irá considerar. O comandante também se diz desconfortável com a vontade de Lavelle de agradar, mas Troi aponta que o jovem lembra muito o próprio Riker no passado. Após perder uma rodada, La Forge deixa o jogo e vai se encontrar com Taurik, para pedir ajuda nos testes do motor de dobra da engenharia, mostrando interesse nas sugestões do alferes. Os jovens param de jogar, e Ben, o garçom, vai participar da partida dos oficiais superiores.

No dia seguinte, após sua aula de Mok’bara, Worf pede que Sito fique para passar no desafio gik’tal. Ele a venda e a obriga a se defender, o que obviamente não dá certo. Ela reclama que o desafio não é justo, e ele revela suas intenções: fazer com que ela questione por ter sido tratada injustamente por Picard. Ela procura o capitão e diz que deve ser avaliada por quem ela é agora, e não pelo que ocorreu na Academia. Picard então revela que a estava testando para uma missão muito perigosa para a qual ele gostaria de recrutá-la.

Ela então se reúne com os oficiais superiores na sala de observação, onde conhece Joret Dal, um oficial cardassiano que atua como espião da Federação. Ele trouxe informações preciosas para a segurança de Bajor e outros mundos fronteiriços, e agora precisa ser levado em segurança de volta a Cardassia. A ideia é fingir que ele roubou uma nave auxiliar federada e está voltando com uma prisioneira bajoriana – Sito Jaxa. Ela depois seria despachada com um módulo de fuga e recuperada pela Enterprise.

Sito aceita, mas o plano acaba não dando certo – o módulo de fuga é destruído e a alferes é presumida morta. A vida continua para seus amigos, que estão tristes pela perda, apesar de seus sucessos recentes – Ogawa com casamento marcado e Lavelle promovido a tenente e designado para o posto de operações. Worf se junta a eles no bar panorâmico para lamentar a perda da subalterna que o considerava como amigo.

Comentários

“Lower Decks” é um dos episódios mais ousados e fora do formato de toda a série. Ele nos lembra que há mais de mil pessoas a bordo da Enterprise, embora praticamente todas as histórias girem em torno dos poucos oficiais superiores a bordo – natural, diante da necessidade de focar no elenco principal.

Aqui, contudo, temos uma visão extraordinária dos oficiais subalternos, os jovens egressos da Academia da Frota Estelar que têm a chance de servir a bordo da nave capitânia, e até mesmo dos civis que habitam a nave, como o garçom Ben.

O episódio faz um ótimo resgate de personagens vistos antes, mas pouco explorados até então. Alyssa Ogawa, interpretada por Patti Yasutake, costumava ser figurante ou personagem de poucas falas na enfermaria, mas aqui ganha certo protagonismo. Mas, claro, a grande estrela é Sito Jaxa, vivida por Shannon Fill, personagem “pescada” de “The First Duty”, da quinta temporada, episódio que conta uma confusão em que Wesley se meteu durante sua passagem pela Academia.

Completam o quarteto o alferes Sam Lavelle, vivido por Dan Gauthier, ansioso por evoluir em sua carreira na Frota Estelar, e o alferes Taurik, engenheiro vulcano interpretado por Alexander Enberg.

Todos os quatro são explorados, um em cada setor da nave, permitindo interações interessantes entre eles e seus oficiais superiores. Mas é inegável que a história mais potente é a de Sito Jaxa, que depois de tomar um esfrega de Picard descobre que foi testada por ele e na verdade é vista com carinho pelo capitão da Enterprise. É tocante quando ele revela o apreço que tem por ela ao dizer que a selecionou para estar a bordo da Enterprise. Isso apenas realça a dor, fortemente sentida, quando sabemos da morte da oficial.

Trama fortemente orientada a personagens, “Lower Decks” praticamente não depende de efeitos visuais, e isso em nada esvazia seu conteúdo. Pelo contrário, aliás. Temos um episódio simples e brilhante, com uma história elementar e um foco na vivência da experiência de servir na Enterprise, sem fazer parte de sua equipe de elite. Um dos melhores episódios desta sétima temporada.

Avaliação

Citações

“To all Starfleet personnel: this is the captain. It is my sad duty to inform you that a member of the crew, Ensign Sito Jaxa, has been lost in the line of duty. She was the finest example of a Starfleet officer and a young woman of remarkable courage and strength of character. Her loss will be deeply felt by all who knew her.”
(A todo o pessoal da Frota Estelar: aqui fala o capitão. É meu triste dever informá-los de que um membro de nossa tripulação, alferes Sito Jaxa, foi perdido no cumprimento do dever. Ela era o melhor exemplo de oficial da Frota Estelar e uma jovem de grande coragem e força de caráter. Sua perda será profundamente sentida por todos que a conheciam.”)
Jean-Luc Picard

Trivia

  • Episódio favorito de Mike McMahan, inspirou-o na criação da série Lower Decks. A quarta temporada daquela série vai ainda mais longe e estabelece que Beckett Mariner era amiga de Sito Jaxa, criando um forte vínculo entre o segmento de A Nova Geração e Lower Decks.
  • A história foi parcialmente inspirada pela clássica série de TV Upstairs, Downstairs. Os escritores freelancers Ron Wilkerson e Jean Louise Matthias tomaram a incomum iniciativa de apresentar a premissa na forma de detalhadas descrições de personagens.
  • Jeri Taylor comentou: “O episódio tinha uma premissa maravilhosa de Ron Wilkerson e Jean Matthias, que nos deram outras premissas maravilhosas e um bonito roteiro com ‘Lessons’. Infelizmente estávamos pressionados pelo tempo. Eu tive de pedir a um membro da equipe que o escrevesse, então René [Echevarria] assumiu e escreveu um episódio muito fora de conceito, mas foi isso que o fez funcionar. Era: como a Enterprise é para aqueles pequenos oficiais juniores que não vão à sala de observação e não sabem o que está acontecendo? Era uma ideia realmente nova, original.”
  • Ron Wilkerson comentou: “De novo, como o nosso ‘Lessons’, o que era importante não era a missão, mas as relações das pessoas. O que é trabalhar para o Riker, trabalhar para o Worf, perguntar o que se passa em reuniões secretas na sala de observação?”
  • Ronald D. Moore revelou que houve alguma discussão inicial sobre até onde levar a premissa. “Houve um debate no começo sobre quanto ia ser o episódio deles e quanto ia ser o nosso episódio. No fim, Michael disse que era o episódio deles, o que eu achei que foi uma boa decisão – especialmente porque ele costuma dizer que precisa ser sobre os nossos personagens – que é o que fez a série tão boa.”
  • Barclay foi brevemente considerado como um dos personagens em foco, mas acabou descartado por ser muito conhecido. Echevarria então adicionou o garçom Ben para ter um personagem “que está na nave pela diversão, que não se preocupa com patentes e que passa adiante boatos estúpidos!”.
  • O roteiro do segmento foi finalizado em 17 de novembro de 1993.
  • Sam Lavelle ganhou seu nome em homenagem ao cão labrador de Wilkerson, Samwell, e um amigo próximo de Echevarria.
  • Taurik originalmente se chamava Sorik, mas o nome foi mudado para refletir a novidade dos nomes masculinos vulcanos começando com T, como Tuvok em Voyager.
  • O engenheiro Nils Diaz foi assim nomeado em homenagem a um engenheiro nuclear americano de mesmo nome que foi padrinho de Echevarria e pesquisador de propulsão.
  • Nas primeiras versões do roteiro, a morte de Sito Jaxa era mais ambígua. Taylor revelou o que houve. “Quando mencionei isso ao Michael, ele disse, ‘De jeito nenhum, ela está morta. Ela permanece morta. Isso iria sabotar todo o episódio.’ E eu disse, ‘Tudo bem.’ Um dia depois de Michael ver o episódio, ele vem e diz, ‘Não podemos deixá-la morta. Temos de trazê-la de volta. Ela foi maravilhosa.’ Ele estava realmente tocado pelo episódio.”
  • Uma versão preliminar do roteiro também tinha uma conversa de Crusher com Ogawa em que a médica apontava erros feitos pela enfermeira em um experimento. Por conta da reputação de eficiência de Alyssa, o diálogo foi mudado para incluir a relação dela com Andrew Powell.
  • Um roteiro escrito para Deep Space Nine iria girar em torno da descoberta de que Sito Jaxa não havia morrido após os eventos do episódio, mas terminou como prisioneira dos cardassianos. A história nunca foi produzida, mas ofereceu a premissa básica do episódio “Hard Time”.
  • Michael Piller comentou, durante a segunda temporada de Deep Space Nine: “Nós ficamos muito impressionados e muito felizes com a reação que tivemos à alferes Sito, que foi perdida na fronteira cardassiana e presumida morta. Temos um plano para encontrá-la em cativeiro e lidar com o que acontece quando alguém volta de um longo tempo em cativeiro, e o impacto psicológico desse tipo de experiência.”
  • Echevarria completou: “Houve muita conversa sobre trazê-la de volta, mas nunca fizemos. Essa sempre foi projetada para ser uma história de perda, de amadurecimento para aqueles jovens, e a morte a entregou para eles.”
  • Shannon Fill viveu Sito Jaxa pela primeira vez em “The First Duty”, da quinta temporada.
  • René Echevarria mencionou a dificuldade de escalar um vulcano, tarefa atribuída a Alexander Enberg. Mas o trabalho foi tão bom que a produção considerou fazer de Taurik um personagem recorrente, se a série fosse adiante para uma oitava temporada. Como não aconteceu, Enberg, que é filho da produtora Jeri Taylor, acabou escalado como o vulcano Vorik, em Voyager.
  • Jeri Taylor descreveu “Lower Decks” como “um dos melhores episódios da temporada”. Houve um boato persistente de que os personagens novos foram introduzidos para então figurar em Voyager, o que nunca foi cogitado.

Ficha Técnica

História de Ron Wilkerson & Jean Louise Matthias
Roteiro de René Echevarria
Dirigido por Gabrielle Beaumont

Exibido em 7 de fevereiro de 1994

Título em português: “Subalternos”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Dan Gauthier como Sam Lavelle
Shannon Fill como Sito Jaxa
Alexander Enberg como Taurik
Bruce Beatty como Ben
Patti Yasutake como Alyssa Ogawa
Don Reilly como Joret Dal

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio