William Shatner revela o seu maior arrependimento em Star Trek

O ator William Shatner, capitão Kirk da série original, comemorou seu 93º aniversário no dia 22 de março deste ano, mas diz se sentir mais jovem do que nunca.

Lançando documentário sobre sua vida

Na semana em que comemorou seu aniversário, o velho Bill participou de vários eventos em sua homenagem. Um desses foi o lançamento de seu novo documentário, You Can Call Me Bill, em Los Angeles, uma meditação sobre sua vida e carreira. Em entrevista ao People, Shatner comentou:

 É um documentário sobre mim, e espero que eu ajude a vendê-lo saindo e falando sobre mim, e eu não gosto de falar sobre mim.

Sobre essa vitalidade aos 93, ele conta seu segredo:

Apenas permanecer engajado na vida, para permanecer curioso. Mas a sorte tem muito a ver com a saúde. A energia da sua vida, a energia da alma do seu corpo é um produto da saúde. Se você está doente, não pode ter energia. Você está morrendo. Então, minha sorte foi: fui saudável durante toda a minha vida.

A respeito de comemorar aniversários disse que não costuma levar muito a sério e prefere uma comemoração descontraída.

Bem, aniversários são supostamente um grande dia. Suponho que haja um motivo para alguém de fora comemorar, ‘Oh meu Deus, 93′. Não estou me vangloriando nisso.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Shatner falou sobre beijo histórico com Nichelle Nichols, seu arrependimento com Star Trek V, as regras de Gene e se ainda se vê voltando a Star Trek um dia.

Seu maior arrependimento

Shatner interpretou o capitão Kirk na série original em 1966 e participou de sete filmes da franquia como ator, mas um em particular foi sua grande emoção e o maior arrependimento de sua carreira.

Tendo Shatner como diretor e roteirista, Star Trek V: The Final Frontier foi lançado em 1989 e foi mal recebido pela crítica e pelo público. O filme está atualmente no Rotten Tomatoes com 21% de crítica e 24% de audiência, sendo uma das menores arrecadações pela franquia, ficando acima apenas de Star Trek: Nemesis.

Eu gostaria de ter tido o apoio e a coragem para fazer as coisas que senti que precisava fazer. Meu conceito era: “Star Trek vai em busca de Deus”, e a administração disse: “Bem, quem é Deus? Iremos alienar o incrédulo, então, não, não podemos fazer Deus”. E então alguém disse: “E um alienígena que pensa que é Deus?”. Depois foi uma série de minhas incapacidades de lidar com a gestão e o orçamento. Eu falhei. Na minha cabeça, falhei horrivelmente. Quando me perguntam: “Do que você mais se arrepende?”, lamento não estar emocionalmente preparado para lidar com um grande filme. Então, na ausência do meu poder, o vácuo de poder foi preenchido por pessoas que não tomaram as decisões que eu teria tomado.

Bill também lamenta por não obter o apoio que precisava durante a produção, e citou um fato ocorrido nos bastidores.

No final, eu queria que o granito [criaturas rochosas] explodisse da montanha. O cara dos efeitos especiais disse: “Posso construir para você um traje que pega fogo e sai fumaça”. Eu disse: “Ótimo, quanto isso vai custar?” Eles disseram: “$ 250.000 por terno”. Você pode fazer 10 ternos? Ele disse: “Sim”. São US$ 2,5 milhões. Você tem um orçamento de US$ 30 milhões. Tem certeza que quer gastar [com isso]? Essas são as decisões práticas. Bem, espere um minuto, que tal um terno? E vou fotografar em todos os lugares para parecer 10.

Gene tinha regras rígidas para seu programa

Ele foi do exército e policial. Portanto, havia esta visão militarista de “Você não fica namorando um colega soldado”. Em torno disso, os escritores tiveram que escrever o drama. Mas dentro disso estava a disciplina, “É assim que uma nave funciona”. Bem, à medida que Star Trek progrediu, esse ethos foi esquecido em programas mais recentes. Às vezes rio e falo sobre o fato de que acho que Gene está girando em seu túmulo.

As brigas que aconteceram, no meu entender, foram grandes, porque os roteiristas tiveram suas dificuldades. “Precisamos de mais material”. “Precisamos sair daqui. É claustrofóbico”.

Não assisti muito os outros Star Trek, mas o que vi com vislumbres de A Nova Geração é sim, a dificuldade no início, entre a gestão, era tudo sobre as regras de Gene e obedecer ou não essas regras.

Primeiro beijo inter-racial na TV

No episódio “Plato’s Stepchildren” o Capitão Kirk (William Shatner) e a tenente Uhura (Nichelle Nichols) protagonizaram o primeiro beijo inter-racial na TV americana. Shatner comentou os bastidores desta filmagem:

Lembro-me de dizer: “Talvez eles tentem editá-lo. O que posso fazer para tentar desencorajar a edição do beijo em si?” Não me lembro bem o que fiz porque é difícil cortar [do beijo em uma edição]. Mas sim, lembro-me de pensar isso.

Volta à Star Trek

No episódio “The Bounty” na terceira temporada de Star Trek: Picard, o corpo de Kirk é visto congelado na estação Daystrom. Isso fez surgir rumores de que a Paramount+ talvez estivesse interessada em trazer Kirk de volta na interpretação de Shatner, o que foi negado pelo showrunner Terry Matalas, mas o produtor observou que isso foi uma forma de deixar em aberto a possibilidade de retorno do ator à franquia, caso queiram. Shatner se mostrou ainda propício a aceitar o convite, mas desde que não fosse mais no papel de Kirk:

Leonard [Nimoy] tomou sua própria decisão de fazer uma participação especial em Star Trek de 2009, de JJ Abrams. Ele está lá por um momento, e é mais uma façanha que Spock apareça no futuro. Se eles escrevessem algo que não fosse uma façanha que envolvesse Kirk, que agora é 50 anos mais velho, e fosse algo genuinamente adicionado à tradição de Star Trek, eu definitivamente consideraria isso

Placa dedicatória da Enterprise-G

Durante o Star Trek Day do ano passado, Shatner fez numa visita ao set recriado da ponte da primeira Enterprise, em Ticonderoga. O cenário foi reconstruído por James Cawley, fã da série original e criador da fan série New Voyages. Durante o tour, o designer de produção Dave Blass, presenteou o ator com a placa da Enterprise-G, que aparece no final da série Star Trek: Picard.

Blass explicou que a placa tem os nomes de todas as equipes técnicas e produtores desde a série clássica; incluindo Matt Jeffries, passando Herman Zimmerman e outros.

Parabéns ao nosso eterno capitão Kirk.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok