McMahan fala sobre 3ª temporada de Lower Decks

Star Trek: Lower Decks estreou a segunda temporada ontem no Paramount+ dos EUA (no Brasil será em setembro).  Em entrevista ao site TrekMovie, o criador e showrunner Mike McMahan deu algumas pistas sobre a terceira temporada e seu contrato com a CBS.

McMaham disse, na entrevista, que a terceira temporada é o primeiro passo em direção ao seu tipo de visão para os lower deckers, com respostas para as questões, como: “quando eles deixarão de ser os lower deckers?”, “quando eles começarão a subir de posto de verdade?”.

Para o produtor, cada temporada tem sua definição. A primeira temporada é do tipo: “Aqui estamos, acostume-se, isso é divertido”. A segunda temporada seria: “Tínhamos algumas contas a pagar da primeira temporada, e algumas coisas malucas acontecem”. E então, a terceira temporada continuará a história, mas também começará novas histórias de certa forma.

Perguntado a respeito do seu contrato com a CBS, e por quanto tempo ele vê esta série acontecer, disse.

Eu faria essa série para sempre. Eu acertaria sete temporadas e então imploraria por uma temporada no estilo da oitava temporada de A Nova Geração. Eu faria filmes dessa série. Eu tenho um bilhão de ideias. Eu amo a Cerritos, amo a equipe da Cerritos, amo a era dos anos 2380. Faremos o máximo de histórias que pudermos até que cheguemos aos eventos que desencadeiam as coisas que acontecem em Picard porque a Federação muda drasticamente naquele ponto.

Então, não sei quantas temporadas teremos. Cada temporada é uma novidade para mim. Começamos com duas temporadas. E, então, a terceira temporada pareceu uma grande vitória. Mas não há garantia. Na minha cabeça, eu fico tipo, ‘Vamos ter tantas temporadas quanto a Série Clássica, ou tantas temporadas quanto Enterprise, ou vamos ter tantas temporadas quanto A Nova Geração?’ Eu sei quantas temporadas você pode conseguir de um programa de Star Trek antes que ele se afaste de você. E, também, sei se as séries de Star Trek se encontram depois de um certo número de temporadas. Se você ama Lower Decks, ou se você está curioso e quer que cresça e veja mais, você tem que falar sobre isso. Você tem que gritar e dizer à Paramount+. Você tem que dizer à CBS que estamos aqui, nós amamos essa série. Queremos mais disso.

Apesar de não saber quanto tempo irá durar sua produção, McMahan disse que conversou com o produtor Alex Kurtzman e apresentou a ele mais algumas ideias sobre a franquia.

Ele é a única pessoa que daria uma chance aos Lower Decks por causa de uma conversa que tive com ele em que estávamos apenas rindo, curtindo e adorando Star Trek juntos. Era quase como se ele entendesse o quanto eu amei essa franquia antes mesmo de ouvir sobre tudo o que eu queria fazer com a série.

Então, sim, conversei com Alex sobre outras ideias. Nós meio que nos perguntávamos, coisas do tipo “e se for”. Mas o principal é, eu não quero tirar meu foco de Lower Decks . Eu amo a série Lower Decks. Tenho mais um milhão de coisas que quero fazer com os lower decks. E até agora, nunca me disseram que não posso fazer algo sobre isso. Portanto, antes de começar a abrir as portas para ter que ser mais cuidadoso, reconheço uma coisa boa quando não a tenho. E é para lá que vai toda a minha energia.

Possibilidade de conexão com outras séries

Quanto a possibilidade de haver um crossover ou de um personagem de uma série aparecer em outra, McMahan respondeu que é necessário sentar com a produção da outra série para poder utilizar o personagem adequadamente.

Sim, é importante para mim e para os Hagemans (de Star Trek Prodigy) que nossas séries respeitem o cânone na medida em que podemos respeitar o cânone porque estamos fazendo coisas novas também. Então, se um personagem ícone está aparecendo em Prodigy e eles querem levá-lo para Lower Decks, nós sentamos e pensamos: “Tudo bem, como você está usando o seu?” E veremos se podemos usá-lo. Exemplo, há um personagem na segunda temporada de Lower Decks, onde apenas alteramos sua aparência para ficar de acordo com o que você verá em Prodigy. Outras vezes, uma série acaba usando um dos meus personagens favoritos de uma forma que eu nunca poderia usar por causa da forma como os programas são projetados. Então, eu na verdade removi um personagem ícone de Lower Decks porque não quero pisar no que eles estão fazendo. E o que eles estão fazendo é incrível.

Eu digo para avançar, mas acho que há um elemento de espetáculo quando esses personagens ícones aparecem. É quase como uma atração gravitacional, e é realmente especial. Estou bem ciente de que na primeira temporada, não sabia que Riker iria aparecer e salvar o dia em Picard. Isso foi antes dessas reuniões de showrunner. E esse é um dos motivos pelos quais adoro essas reuniões de showrunner. Acho que às cegas acabei fazendo com que Riker aparecesse para salvar o dia, e ele é muito mais jovem na Titan. É uma coisa totalmente diferente. Mas eu gostaria de ter sabido e entrado nisso com a confiança de saber disso ao mesmo tempo. Agora todos nós conhecemos tudo sobre as séries uns dos outros.

A colaboração entre as séries tem sido mais intensa sob o comando de Kurtzman, como a última temporada de Discovery que pegou alguns elementos de Picard, pela ordem romulana Qowat Milat. Mas McMahan acredita que isso não seria possível, no momento, entre Lower Decks e Prodigy.

Bem, com o tempo… Prodigy e minha série, estamos com alguns anos de diferença. Eles estão em velocidade diferente e em diferente área do espaço. Mas quando você está falando sobre Discovery, tenho que me preocupar menos com isso, porque são coisas de um futuro muito distante.

No entanto, para o showrunner há também uma oportunidade, que está sendo planejada, para mais elementos cruzados e fazer com que tudo pareça mais como um único universo.

Oh, cem por cento. O truque é: como podemos tornar este universo único, mas cada série tem sua própria identidade e parece que é algo próprio. O que você não quer é simular 800 episódios de Star Trek em cinco programas ao mesmo tempo. Você quer que cada um deles traga suas próprias coisas, mas respeite as mesmas coisas. O que os Hagemans e eu nunca falamos é como um programa de Star Trek deveria se sentir. Temos nossas próprias opiniões sobre isso. E é por isso que você tem Mariner correndo por aí com uma bat’leth no minha série, e você tem o elenco de Prodigy fazendo suas coisas na série deles.

Olha, Enterprise e Série Clássica são programas com sentimentos totalmente diferentes, maneiras totalmente diferentes de lidar com tudo. Mas, eles sentem que estão conectados com as diferentes coisas que utilizam. Toda vez que alguém menciona Zefram Cochrane em algo, fico tipo, “Ah, sim. Estou na minha zona de conforto”. Eu não me importo em qual Star Trek está. Contanto que eles saibam que Zefram era importante, então eu estou lá. E é isso que eu acho que estamos tentando atingir, apenas com séries simultâneas em oposição a séries de décadas.

Continue ligado no TB para mais novidades sobre a série Lower Decks e as demais produções em andamento.