Romulanos e Klingons nos bastidores do filme

romulano neroEstamos apresentando a segunda e terceira partes da reportagem do SciFi Now referente aos trabalhos da equipe de maquilagem e prostéticos nos bastidores do filme Star Trek. Na primeira edição tivemos uma descrição dos preparativos dessa equipe para criação dos alienígenas do filme. Agora você verá um pouco da produção de dois dos aliens mais famosos da franquia: Klingons e Romulanos. 

O reporter Joe Nazzaro entrevitou Joel Harlow, chefe da equipe que produziu os Klingons e Romulanos.

Diante da grande quantidade de personagens alienígenas para fazer dentro de um cronograma pequeno, entrou em ação Joel Harlow, cuja empresa acabou assumindo os Vulcanos, Klingons e Romulanos com novo design. “Inicialmente eu me envolvi com Star Trek“, explicou Harlow, “porque Barney me chamou para esculpir e desenhar alguns personagens exóticos. Mas quando começamos a filmar, tornou-se óbvio que havia tanto para fazer que ele continuou fazendo os aliens secundários e eu assumi a produção e criação de raças alienígenas primárias, exceto os Vulcanos, que já tinham sido concebidos. A principal raça foi a dos Romulanos que ainda não tinha sido abordados no momento em que começamos a filmar”.

harlow klingonEntretanto, uma das raças alienígenas conhecidas e produzidas por Harlow, não fez parte do filme, os Klingons, já que suas cenas foram cortadas na edição. Segundo Harlow, a intenção de J. J. Abrams era não mostrar os Klingons abertamente, mas mantê-los com um ar de mistério. “Foi realmente uma provocação”, ressalta ele, “porque eles estão usando capacetes durante toda a cena da prisão no planeta, de modo que você realmente não vê o rosto por completo. Tudo o que você realmente vê são as áreas em torno de seus olhos e boca, assim eu esculpi e moldei uma peça que era basicamente como um pedaço de máscara do Zorro que se encaixava em torno de seus olhos. Nós socamos o cabelo dentro, o que deu o efeito de ser um Klingon, sem ter de desenhar a coisa toda”.

“O que ficou bonito foi que os capacetes foram concebidos com a familiar testa Klingon entranhada neles, e então você deve ver a área da pele ao redor dos olhos, que venderia o fato de que eles eram Klingons”.

“Com os Romulanos, J.J. queria ver algo completamente diferente”, disse Harlow, “Eles ainda lembram os Vulcanos, uma vez  que tem orelhas pontudas e sobrancelhas pontiagudas, mas passamos por algo parecido com seis diferentes testes de maquliagem para o personagem de Nero (Eric Bana) e, finalmente, concebemos a estética Romulana atual. Naquele momento, era eu mesmo, Neville Page, que foi o criador da criatura da neve e, em grau menor Mindy Hall jogando idéias em acima de idéias de como os romulanos se assemelhariam”.  

harlow romulanoHarlow trabalhou de perto com o designer Neville Page para criar um visual novo e mais cruel para os Romulanos, que envolveu uma combinação de tatuagens e cortes na pele. “Eu acho que J.J. estava procurando algo novo, fresco e inovador, mas é claro que ainda tinha de ser como  um Romulano seria”

Uma abordagem muito discutida pela equipe foi a raspagem da cabeça dos Romulanos que diferenciava dos Romulanos de A Nova Geração, “Nós discutimos elementos da história e a história em si, e conversamos sobre os cortes na pele como uma maneira de evoluir os Romulanos ao invés de ter a testa em forma de V. A primeira vez que você os vê, eles são humanos com aparência diferente, devido as orelhas pontudas, mas depois de muitos anos, eles começam a ter esta testa em forma de “V”. Meu raciocínio era, cicatrizes quelóides (em forma de bolhas extensivas) durante muitos anos. Mas, vamos ver se o público gosta da idéia ou não. Não é algo escrito na história, portanto não há tempo para explicar isso”. 

harlow nero“O personagem Nero também tem uma cicatriz enorme em que ele corta o topo de sua orelha direita”, acrescenta Harlow. “No início do filme, ele tem um ouvido cheio, mas depois, quando ele é libertado do sistema prisional Klingon, ele esteve em luta e perdeu a parte superior da orelha para algo que o mordeu na cabeça, então ele tem uma cicatriz marcada de mordida grande partida no meio da cabeça, descendo em direção ao canto do olho e para trás ao longo de sua orelha, que agora está em falta, bem como a parte traseira de sua cabeça”. 

“Cada Romulano tinha seu próprio conjunto de tatuagens e havia talvez de 30 a 35 caracteres, então tínhamos um monte de tatuagens. Cada um deles tinha a mesma tatuagem em suas mãos, apenas para significar como sendo da mesma tribo, como a marca dos Klingons. As tatuagens foram principalmente participação de Neville. Ele desenhou todas as tatuagens, que refletem a estética da cultura Romulana, por isso mesmo que são todas diferentes. Elas ainda estavam relacionadas umas as outras e eram similares o suficiente para serem da mesma cultura”.

Embora a tatuagem tenha se tornado uma parte importante do novo visual Romulano, Abrams, inicialmente, não ficou muito entusiasmado pela idéia. “Não era a cultura como a conhecemos”, elabora Page, “mas com bastante arte e discussão, ele acabou aderindo a idéia. Eu nunca tinha projetado tantas tatuagens diferentes”.

“Estou feliz por ter colaborado com J.J. novamente “, disse Burman, especialista em prostéticos,”E com Joel Harlow e Mindy Hall, mas eu também sou muito grato pela equipe com quem eu trabalhei em conjunto, que estava muito disposta a dar tanto de si para este filme. Nós estávamos recriando Jornada, isso significava algo para essas pessoas. Eles tem muito apreço pela antiga série e ficaram animados por fazerem parte de reinventá-la, eles realmente deram tudo de si e colocaram os seus corações e almas nela”.

Fonte: TrekWeb