Ryan Church, o designer de naves em Star Trek

ryan churchUm dos melhores designers ilustradores conhecidos da indústria do cinema é Ryan Church. Ele deu sua contribuição para o filme Star Trek. Church desenvolveu não só a concepção das naves Jellyfish e USS Kelvin, mas também da mais famosa nave da franquia, a USS Enterprise. Em entrevista concedida ao site Round 2 Models, Church conta como discutiu as idéias com J. J. Abrams para o desenvolvimento dos novos desenhos.

Com um extenso curriculum, Church passou por filmes como: Star Wars: Ataque dos Clones, Guerra dos Mundos, Star Wars: A Vingança dos Sith, Transformers e mais recentemente Star Trek e Avatar, ficando conhecido por seus magníficos projetos de arquitetura, veículos e naves espaciais.

No caso da nova Enterprise, quanta liberdade lhe foi dada? Estou certo de que foi uma tarefa difícil assumir o redesenho do que é sem dúvida a mais conhecida nave espacial na história da cultura pop. 

church enterprise 1Church: “J.J. queria uma nova “Enterprise” e essa foi a descrição que ele e o desenhista de produção Scott Chambliss me deram – eles estavam abertos a qualquer coisa e queriam ver tudo nesse momento. Meus conceitos variaram de “extremamente fiel ao original”, apenas com material e atualização de pormenor, a “completamente repensar”, que eu não acho que ninguém realmente considerou, mas às vezes você tem que ir muito longe para ver a resposta certa”. 

“E J.J. tinha uma idéia muito específica com a direção do roteiro e da atualização da mitologia e, portanto, como o visual de uma nova Enterprise poderia caber. Então, só ele sabia que seria “correto”, que é o que ele escolheu, e assim fomos com nesta direção e eu usei artimanhas e terminei”.

“Foi uma honra enorme, é claro – muito intimidante e muito divertido brincar e desenvolver. Esperemos que, algum dia, eu possa mostrar algumas das outras direções que tentei – algumas são bastante interessantes”. 

Você poderia descrever alguma evolução que teve lugar entre o conceito e a nave terminada pela ILM? Que tipo de informação você teve durante o processo evolutivo? 

church enterprise 2Church: “O conceito estava numa fase bastante inicial, quando as formas básicas estavam mantidas, mas os detalhes não haviam ainda sido desenvolvidos. Eu criei um monte de caminhos solucionando os detalhes e trabalhando com marcações diferentes, tratamentos de superfície, disco, motor, e configurações do hangar antes de enviar o pacote a ILM”. 

“Lá, o processo continuou pelos artistas de efeitos visuais da ILM, Alex Jaeger e toda a equipe, quando construíram os modelos CGI atuais e os efeitos para o filme. Eu tinha trabalhado com Alex em Star Wars: Episódio 3 e ele é um designer fantástico, um trunfo para a ILM – ele e os outros artistas da ILM refinaram os detalhes e acrescentaram detalhes e fizeram a textura final do modelo CGI mostrado na película. Eles pegaram os designs conceituais e os transformaram dentro de uma foto-real, verdadeiro espectáculo”. 

Existem alguns detalhes em seu conceito de arte que não foram até o final ou foram repensados, como as aberturas na frente do disco em seu conceito de arte. 

Church: “Elas se parecem com aberturas, mas na verdade foram indicações de onde as janelas e outros detalhes na escala seriam – quanto a esta interação do design em particular não tínhamos certeza da escala, por isso, o deixamos em branco para não confundir a questão”. 

Você tem um prato deflector muito mais tradicional em seu conceito de arte, no ponto que o fez evoluir para o azul brilhante, que provavelmente é uma influência de Star Trek: O Filme? Além disso, as cúpulas dos coletores Bussard em seu conceito de arte são de cor âmbar, de igual modo, em algum ponto da decisão foi feito para ter o brilho azul cúpulas. 

Church: “Ambas as mudanças de cor foram feitas mais tarde, durante o processo de animatic e efeitos visuais, acho que J.J. gostou do visual mais monocromático. No que diz respeito à forma como a nova Enterprise se relaciona com a realidade “alternativa” do enredo do filme, eu diria que o ataque da Narada a uma nave da Federação forçou-os a desenvolver naves que eram mais avançadas tecnologicamente do que teriam no tempo “primeiro”, a fim de efetivamente enfrentarem um adversário muito mais ameaçador do que a Federação já havia encontrado antes”.

Será que esse fator entrou em jogo quando você desenvolveu o projeto da nova nave? 

church kelvinChurch: “Esta situação é ilustrada na forma como a Enterprise é diferente da Kelvin, que é muito mais conservadora e tradicional no projeto”. 

A Kelvin (originalmente chamada de USS Iowa) é também um de seus projetos, e foi uma das primeiras imagens do filme oficialmente lançado pela Paramount. A resposta dos fãs à Kelvin tem sido extremamente positiva, tanto que freqüentemente recebemos pedidos para recriar a Kelvin como um kit de modelo. Você poderia falar um pouco sobre as decisões de design sobre a Kelvin? 

Church: “Eu fiz muitos conceitos para o visual da Kelvin, alguns conservadores e alguns bastante avançados, no final, descobrimos que ela realmente tinha que ter um visual mais “Jornada tradicional”. É uma forma muito simples, básica e a ILM foi responsável por um monte de detalhes, incluindo a forma como as armas surgiam – material muito legal. A ponte foi trabalhada pelo ilustrador James Clyne, você não vê muito disso no filme, mas ela realmente parecia grande no cenário”. 

church jellyfish

A Jellyfish é realmente um projeto original e tem um monte de grandes recursos. Quanto do visual da Jellyfish foi ditada pelo script? 

Church: “O roteiro foi muito vago sobre isto – basicamente foi o nome de “Jellyfish” e o fato de Spock descrevê-la como “a nossa mais rápida nave” ou algo parecido. Eu tentei um monte de projetos diferentes para ela, eu tinha um monte de transparência em alguns dos desenhos que eu pensei e, certamente, pareciam com uma “medusa (jellyfish)”, mas no final fomos com esta forma mais bizarra com o único sistema de propulsão. Eu sabia que tinha a aparência muito estranha e avançada, então fui com esse projeto – o desenhista de produção e J.J. tiveram muitas idéias, também, que eu incorporei, resultando no desenho que você vê no filme”.

Também ficaram muito boas as tomadas da gigantesca estação da Federação em forma de polvo. É trabalho seu? 

Church: “Esse foi outro projeto do Scott Chambliss. Todo mundo fez uma tentativa no porto espacial, então Scott, em seguida, veio com essa idéia; eu fiz muitas ilustrações de variações sobre o conceito básico”. 

Algum outro trabalho de Star Trek que você gostaria de falar? 

Church: “Eu criei vários conceitos que não foram aproveitados no filme, de um muito maior estaleiro de construção da Enterprise para conceitos completamente diferentes do que Delta Vega poderia parecer”. 

“Um projeto que eu me diverti foi com a moto de Kirk – eles fizeram uma para o filme e foi uma grande chance de fazer alguma coisa de design automotivo antiquado”.
Você vai estar de volta para a inevitável sequência de Star Trek? 

Church: “Eu adoraria trabalhar em qualquer sequel – o universo de Star Trek é vasto e muito divertido para brincar. E o mais importante, a equipe foi muito divertida de trabalhar – que é a parte que realmente importa. Você pode se sentar em casa e desenhar naves espaciais durante todo o dia, mas para ser parte de um tipo de equipe que se reuni em Star Trek e passa o dia todo junta criando é divertimento fantástico. Espero que minha agenda permita um retorno …”

church moto

church ponte

Fonte: TrekWeb