USA Network faz lambança na exibição de Deep Space Nine

Pessoal, tenho boas e más notícias. As boas é que todos os clipes de divulgação do USA para os episódio inéditos do fim-de-semana já estão devidamente digitalizados e nas seções de Vídeos de A Nova GeraçãoDeep Space Nine e Voyager. Outra boa notícia é que o clipe desta semana de DS9 está sensacional, fugindo ao padrão tradicional do canal, com direito a palavras em um fundo preto. Vale a pena conferir.

A má notícia é que em vez de exibir “Armageddon Game”, o episódio 33 da série, o canal exibirá o “Whispers”, que deveria vir depois. Como a súbita mudança pegou o Trek Brasilisdesprevenido, não sabemos ainda a razão da troca, nem o que será feito de “Armageddon Game”. Provavelmente ele vem na semana que vem, sem maiores conseqüências. De qualquer modo, entraremos em contato com o USA para saber a mudança.

O importante mesmo é manter a cabeça fria. Não há nenhum problema significativo de continuidade quebrada com a troca da ordem. Podem assistir sossegados ao bom episódio, sem temer ficar com pontos de interrogação na cabeça.

E mesmo sendo pego desavisado, o Trek Brasilis continua sua luta pela boa divulgação de Jornada, e traz todos os detalhes para você saborear ainda mais “Whispers”, juntamente com os outros episódios inéditos do fim-de-semana. Confira abaixo, em nosso suplemento semanal.

 

 

“First Contact”
(“Contatos Imediatos”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 089
Exibição nos EUA: 18/02/1991
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Uma missão de reconhecimento no planeta Malcoria III acaba desastrosamente errada quando o comandante Riker, disfarçado como habitante local, é ferido e levado para um hospital Malcoriano. Lá, os médicos locais descobrem sua verdadeira identidade: um alienígena.

Para evitar que um estado de pânico tome por completo o planeta, Picard e Troi se teletransportam à superfície para encontrar o líder de Malcorian III, e assim fazer o primeiro contato dos Malcorianos com seres de outro planeta.

Notas:

Bebe Neuwirth, mais conhecida por atuar no famoso sitcom “Cheers” (exibido no Brasil pelo canal pago Sony) faz uma ponta neste episódio como uma enfermeira Malcoriana de nome Lanel. Neuwirth é uma grande fã de Jornada, e pediu aos produtores uma pontinha em algum episódio.

Carolyn Seymour, que interpretou a Romulana sub-comandante Taris no episódio “Contagion”, reaparece aqui como a Ministra da Ciência de Malcorian III, Mirasta.

Neste episódio é citado que um primeiro contato muito mal-sucedido foi a razão por trás de anos de conflitos entre os Klingons e a Federação.

Elenco convidado:

George Coe como Chaceler Avill Durken
Carolyn Seymour como Mirasta
George Hearn como Berel
Michael Ensign como Krola
Steven Anderson como Nilrem
Sachi Parker como dr. Tava
Bebe Neuwirth como enfermeira Lanel

Dirigido por Cliff Bole
História de Marc Scott Zicree
Roteiro de Dennis Russell BaileyDavid BischoffJoe MenoskyRonald D. Moore

 

“Whispers”
(“Sussurros”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 034
Exibição nos EUA: 07/02/1994
Data Estelar: 47581.2.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

O chefe O’Brien suspeita de uma conspiração em larga escala dentro da Frota Estelar quando, após o seu retorno de uma conferência de segurança, ele encontra todo o pessoal de Deep Space Nine, incluindo a sua própria família, exibindo estranhos padrões de comportamento.

Suas suspeitas começam a crescer à medida que ele descobre as suas atividades constantemente monitoradas, suas ordens modificadas sem prévia notificação e restrições de segurança consistentemente o deixando por fora da situação sem explicação ou razão aparente.

Notas:

Presença de Keiko e Molly O’Brien.

Este episódio exemplifica uma (quase que) tradição anual de Deep Space Nine: episódios em que o chefe O’Brien come o pão que o diabo amassou. Estes episódios são usualmente chamados de “Let’s Torture O’Brien” (“Vamos torturar o O’Brien”) ou “O’Brien Must Suffer” (“O’Brien tem que sofrer”). A tradição realmente se iniciou no episódio passado, “Armageddon Game”, e começa a se tornar particular à série aqui, em “Whispers”. Um outro exemplo, nesta mesma segunda temporada, é o episódio“Tribunal”, em que O’Brien é preso e torturado pelos Cardassianos. Outros exemplos ao longo da série: “Visionary”, da terceira temporada, em que O’Brien morre e é substituído por uma versão alternativa sua de um futuro quase que imediato; “Hard Time”, da quarta temporada, em que O’Brien é condenado a vivenciar (em sua mente) décadas de encarceramento em uma prisão alienígena; “The Assignment”, da quinta temporada, em que um Pagh-Wraith possui o corpo de Keiko; “Empok Nor”, da quinta temporada, em que O’Brien (preso na abandonada estação Empok Nor, gêmea de Terok Nor, a nossa DS9) tem que parar um enlouquecido e assassino Garak; “Honor Among Thieves”, da sexta temporada, em que O’Brien se infiltra no sindicato Orion; e“Time’s Orphan”, da sexta temporada, em que sua filha Molly sofre um acidente temporal e se torna uma jovem adulta.

Participação de Susan Bay (esposa de Leonard Nimoy) como a almirante Rollman, o seu mesmo papel de “Past Prologue”, da primeira temporada.

O produtor-executivo Ira Steven Behr ficou muito satisfeito com o resultado final do episódio: “Existe algo sobre o modo como foi filmado e sobre o ponto de vista que torna este um episódio realmente especial, e obviamente Colm Meaney é um dos nossos melhores atores.”

Devido à necessidade de se manter o mistério, O’Brien teria que estar em cada cena. Isto acabou levando o roteiro original de Coyle a ficar meio curto (49 páginas, quando o tamanho normal é de 60 páginas). Por isso foi introduzida a narrativa em “flashback”, com o episódio já se iniciando com O’Brien fugindo no Explorador.

Foi introduzido o Explorador Mekong, o substituto do Explorador Ganges, destruído no episódio anterior, “Armageddon Game”.

Em uma cena cortada do roteiro, O’Brien cantava “The Minstrel Boy”, aquela mesma que ele cantou em dueto com o capitão Maxwell em “The Wounded”, episódio clássico da quarta temporada da Nova Geração.

Foi utilizado pela primeira vez em Jornada o termo “replicante”, bem conhecido do filme “Blade Runner”.

Embora a história e o roteiro deste episódio sejam creditados a Paul Robert Coyle, uma antiga nota de imprensa da Paramount apontava o roteiro como um trabalho conjunto de Coyle e Michael Piller.

A idéia original de Coyle para o episódio, como foi esboçada aos produtores, era ter O’Brien acordando em uma realidade alternativa, onde ele nunca teria voltado à Deep Space Nine de seu encontro com os alienígenas.

Robert Hewitt Wolfe, um dos principais roteiristas da série, acredita que não haja nada de errado em criar interessantes raças alienígenas. Entretanto, o primordial para ele é manter o foco nos personagens. Ele diz: “Um bom exemplo do que quero dizer são os Paradans, em ‘Whispers’. Sabemos muito pouco sobre eles. Mas não precisamos. Sabemos tudo o que precisamos para assistir a uma história fascinante sobre O’Brien. Estou certo de que poderia escrever uma redação sobre a cultura deles, o comportamento, os hábitos reprodutivos etc. Mas o ponto é que, até onde diz respeito à história, isso tudo não importa”.

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Todd Waring como DeCurtis
Susan Bay como almirante Rollman
Philip LeStrange como Coutu
Hana Hatae como Molly O’Brien
Majel Barrett como a voz do computador

Dirigido por Les Landau
Escrito por Paul Robert Coyle

 

“Projections”
(“Projeções”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 017
Exibição nos EUA: 11/09/1995
Data Estelar: 48892.1.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

O doutor holográfico de Voyager recebe a informação de que a nave está sob um ataque maciço dos Kazons e que a maioria da tripulação abandonou a nave.

Através de um sistema de holoprojeção remota, o doutor deixa a enfermaria e vai verificar a ponte de comando. Chegando lá ele constata que ela está deserta. Com a súbita e explicável aparição do tenente Reg Barclay em Voyager, ilusão e realidade começam a colidir a bordo da nave.

Notas:

“Projections” foi dirigido por Jonathan Frakes (Will Riker), e foi concebido para ser o antepenúltimo episódio do primeiro ano deVoyager, mas posteriormente, junto com mais três episódios, foi jogado para o início da segunda temporada.

Saiba tudo sobre Reginald Barclay, o segundo personagem de outra série de Jornada a aparecer em Voyager (o primeiro foi Quark, no piloto “Caretaker”):

Interpretado por Dwight Schultz (o “Louco” Murdock, da série “Esquadrão Classe A”) o tenente Reginald Barclay, engenheiro especialista em diagnósticos de sistemas, tranferiu-se da USS Zhukov para a USS Enteprise-D em 2366. Barclay, embora seja um engenheiro muito talentoso, tem sérios problemas para conviver com outras pessoas por causa de sua timidez, tornando-se uma pessoa extremamente anti-social. Com tendência a reclusão, Barclay extravasava seus sentimentos a bordo da Enterprise-D no holodeck, onde vivia uma vida cheia de fantasias. Em uma destas fantasias, Barclay recriou imagens de seus colegas de tripulação, colocando-os em bizarras situações na qual ele detinha todo o controle (“Hollow Pursuits”Nova Geração).

Em 2367, Barclay foi exposto à uma emissão de uma sonda Cytheriana, o que causou um enorme aumento da atividade neural no seu cérebro, elevando o QI para 1200. Após causar uma série de transtornos a bordo da Enterprise, Barclay acabou por voltar a normalidade (“The Nth Degree”Nova Geração).

Reg Barclay tem uma forte fobia de teletransportes, e para piorar seu trauma, em “Realm of Fear” (sexto ano da Nova Geração), Barclay foi atacado por micróbios quasienergéticos que viviam no feixe de teletransporte, durante a missão de resgate da USS Yosemite.

Barclay ainda apareceu nos episódios da Nova Geração “A Fistful of Datas”“Ship in a Bottle” e “Genesis”. Neste último, toda a tripulação involuiu, e Barclay foi transformado em uma “aranha-homem” graças a uma síndrome posteriormente conhecida como “Síndrome Protomórfica Barclay”.

Após a destruição da Enterprise-D no filme de cinema “Jornada nas Estrelas – Generations”, Barclay transferiu-se para a Central de Holoprogramação da Federação na Estação Júpiter. Porém em“Jornada nas Estrelas – Primeiro Contato”, Reg Barclay é visto junto à tripulação da Enterprise-E.

Reg ainda será visto em Voyager nos episódios “Pathfinder” e“Life Line”, da sexta temporada, e “Inside Man”, do sétimo e último ano da série. Nestes três episódios ele terá a companhia da conselheira Deanna Troi.

Elenco convidado:

Dwight Schultz como tenente Reginald Barclay

Dirigido por Jonathan Frakes
Escrito por Brannon Braga