“Queremos fazer a coisa parecer real”, diz Abrams

j-j-abrams-9.jpgO produtor e diretor J. J. Abams conversou com o apresentador Chris Moyles da rádio 1 BBC, onde revelou algumas coisas novas sobre o filme de Jornada nas Estrelas e sua intenção de mostrar um lado mais realístico da ficção. Ele assegurou que o filme não será uma sequência da paródia Galaxy Quest.

Na entrevista, Abrams discutiu sobre canonicidade e revelou que certas coisas, vistas pelos fãs, estarão no filme, outras não aparecerão e outras serão inteiramente novas. No entanto, nada será mostrado que altere profundamente o cânon.  “Não existem cintos de segurança na ponte da Enterprise“, exemplificou Abrams justificando. “Temos de honrar o cânon. Há certas coisas que você quer que sejam consistentes”, comentou o diretor que revelou outros dados curiosos inseridos no filme.

Como exemplo de novidade não vista ainda pelos fãs, Abrams mencionou a introdução de um banheiro na Enterprise. De acordo com o diretor aparecerá um, mais precisamente em uma nave auxiliar e este banheiro fará parte de uma cena. “Existe um toilet em uma das shuttles, que o designer colocou no cenário”, disse Abrams revelando parte da cena. “Isso estava no script porque um dos personagens, na verdade, tem medo de voar”, comentou, acrescentando. “Ele sai, mas você não vê o banheiro”, disse o diretor observando que o ponto da cena é mostrar a dúvida quanto ao personagem ser capaz de continuar naquele trabalho.

Embora existam elementos fictícios conhecidos do mundo de Jornada e presentes no filme, a intenção é de tornar a coisa mais realista possível. “É muito engraçado, porque quando você entra naquilo que é conhecido na franquia, observa que eles tiveram desenhos que foram considerados, mas muito daquilo é apenas hipótese, como cosmético”, explicou Abrams. “A série em si cometeu erros. A idéia é de que existe um cânon de Jornada, e o que é Jornada genuína e o que você não pode mudar. A própria série mudou sua história e revisou muitas coisas. Então, claramente, a abordagem que queremos fazer é dessa coisa parecer real. E assim, a meta de fazer este filme, apesar de ter sido chamado de Jornada nas Estrelas, apesar das orelhas pontudas, da história, de todos os fãs estabelecidos, com centenas de horas e quase uma dúzia de filmes, todo o tipo de coisas, é que nós realmente sentimos que isto é uma coisa nova e legítima”.

Para o diretor, fazer um filme legítimo também significa evitar cair no ridículo. “Fazer Jornada parecer real é provavelmente o maior desafio, pois está expontaneamente tão próximo de ser extravagante”, disse o diretor citando como exemplo a paródia Galaxy Quest.

Durante a entrevista, Abrams ainda citou rapidamente outros pequenos detalhes sobre o filme, como, “Estar a duas semanas de concluir a edição”, que “haverá a morte de um camisa vermelha”, que “Kirk (interpretado por Pine) usará uma camisa dourada em algum ponto do filme” e que “Shatner não está nele.”

Fonte: TrekToday e TrekMovie