TOS 1×06: Mudd’s Women

Conto de fadas disfarçado de ficção científica vira clássico de Jornada

Sinopse

Data Estelar: 1329.1.

A USS Enterprise persegue uma nave desconhecida em um cinturão de asteroides para salvar sua tripulação antes que fosse destruída. As quatro pessoas a bordo são teleportadas: Harry Mudd e três belas mulheres, Ruth Bonaventure, Eve McHuron e Magda Kovas. Mudd transportava as três até Ophiuchus VI para que elas se casassem com colonos naquele planeta.

Os computadores da Enterprise revelam que Mudd foi acusado de várias infrações da lei. Em perseguição à nave de Mudd, a Enterprise queimou seus cristais de lítio, que alimentam os motores da nave, e Kirk ordena um curso para o mais próximo planeta de mineração de lítio. Este planeta é Rigel XII, e é habitado somente por três mineradores.

Mudd consegue contatar Ben Childress, chefe dos mineradores, e faz um acordo, em que promete entregar três lindas mulheres aos solitários trabalhadores de Rigel XII em troca dos cristais de lítio e a garantia de sua própria liberdade.

Chegando ao planeta, Eve tenta escapar, tendo se apaixonado por Kirk e não querendo se casar com um dos mineradores. Ben Childress a traz de volta, em meio a uma furiosa tempestade de poeira.

Eles descobrem que as mulheres estão usando uma droga ilegal chamada “pílula de Vênus” para que pareçam bonitas, e que sem a droga, as mulheres nada têm de especial. Quando a fraude é descoberta, Magda e Ruth já estão casadas com os mineradores. Eve, que percebe que Kirk já é casado, com sua carreira e sua nave, aceita ficar com Ben. O capitão pega os cristais necessários para a Enterprise e mantém Harry Mudd sob custódia, para responder por seus crimes.

Comentários

“Mudd’s Women” é um conto de fadas disfarçado de ficção científica. Aliás, essa característica – a inclusão de fatores inverossímeis em meio a um contexto aparentemente crível – é um dos traços de muitas das premissas elaboradas por Gene Roddenberry para Star Trek.

O criador da série às vezes usava de exageros dessa natureza para clarificar a “mensagem” do episódio, mesmo que isso significasse abandonar toda e qualquer possibilidade de que a história sobrevivesse a uma análise crítica mais aprofundada.

No caso de “Mudd’s Women”, essa característica se manifesta na forma das “transformações” sofridas pelo trio feminino de Mudd, que além de não serem convincentes, não apresentam justificativas satisfatórias, uma vez que fica claro que as “pílulas de Vênus” não têm nada a ver com a beleza das mulheres.

Esse elemento do roteiro foi trabalhado dessa maneira para ressaltar a mensagem do episódio, que é expressa claramente nas palavras de Kirk:

Kirk – “There’s only one kind of woman…”
(Há apenas um tipo de mulher…)

Mudd – “…or of man, for one thing…”
(…ou de homem, pra ser sincero…)

Kirk – “Either you believe yourself, or you don’t.”
(Ou você acredita em você, ou não.)

Esse diálogo mostra apenas a conclusão de uma discussão proposta sutilmente ao longo do episódio sobre o uso de drogas.

As “pílulas de Vênus” de Mudd não são diferentes das drogas atuais: são consumidas para trazer artificialmente uma sensação de bem-estar, para fazer alguém sentir-se mais e melhor do que realmente é.

Pensando dessa perspectiva, o episódio expõe um discurso contrário ao uso de drogas. Mas, mais do que isso, é interessante notar que o recurso utilizado para defender essa ideia não é o óbvio chavão de dizer que as drogas são maléficas porque debilitam o organismo, mas sim um argumento mais positivo e menos enfatizado: o simples fato de que as drogas não são necessárias para que alguém se sinta bem.

Com relação ao desenvolvimento dos personagens principais, não há grandes destaques. Vemos apenas uma breve menção à paixão de Kirk pela Enterprise, algo que aparece mais em “The Naked Time”.

Por outro lado, neste episódio surge um dos vilões mais carismáticos de Jornada nas Estrelas: Harry Mudd. O personagem foi tão bem recebido pelo público e pela produção que voltaria à série para um episódio da segunda temporada, “I, Mudd”.

Avaliação

Avaliação: 2.5 de 4.

Citações

“The fact my internal disposition differs from yours pleases me no end.”
(“O fato de que minha disposição interna difere da sua me agrada imensamente.”)
Spock

“Oh, the sound of the male ego – you travel half-way around the galaxy and it’s still the same song!”
(“Oh, o som do ego masculino – viaja-se por metade da galáxia e ouve-se a mesma canção!”)
Eve

Trivia

  • A premissa deste episódio foi concebida por Gene Roddenberry, mas a criação do personagem Harry Mudd coube ao escritor Stephen Kandel.

  • O posto de navegador neste episódio é ocupado pelo tenente John Farrell, vivido por Jim Goodwin. Ele conseguiu o trabalho por ser amigo do editor de histórias John D.F. Black.

  • Na primeira versão do roteiro, só Spock receberia as mulheres de Mudd na sala de transporte. Scotty e McCoy foram incluídos para mostrar de cara os efeitos delas nos humanos.

  • O figurino feminino foi concebido por William Ware Theiss. Ele defendia a tese de que a sensualidade de uma roupa é proporcional à chance de que ela acidentalmente revele algo que não devia.

  • Este é um dos dois episódios em que Uhura aparece com um vestido dourado, em vez de vermelho. O outro é “The Corbomite Maneuver”.

  • Nas primeiras versões da história, eram cinco as mulheres. Partiu do produtor associado Robert Justman a sugestão de reduzir o número a três, por simples contenção de gastos.

  • Majel Barrett faz a voz do computador. Roddenberry assim cumpria a promessa feita a ela de trazê-la de volta, após sua exclusão do elenco com a rejeição a “The Cage”. Esta foi sua primeira participação depois do primeiro piloto, mas o episódio acabou indo ao ar depois de sua primeira aparição como a enfermeira Chapel, em “The Naked Time”.

  • Maggie Thrett viveu Ruth, a morena de Mudd. Durante a produção ele fez mais que bagunçar os sensores do dr. McCoy. O escritor Harlan Ellison ficou, digamos… muito interessado nela.

  • A atriz Karen Steele interpretou Eve, a mais importante das mulheres de Mudd em termos de roteiro. Ela chegou a fazer vários filmes e séries entre as décadas de 1950 e 1970.

  • A polonesa Susan Denberg, que viveu Magda, a loira de cabelos curtos, posou nua para a Playboy logo após filmar este episódio. O ensaio saiu em agosto de 1966.

  • Roger C. Carmel, o intérprete de Mudd, ficou bem feliz com o episódio. Ele só lamentou a exclusão de uma cena em que tentava convencer Uhura a tomar as “pílulas de Vênus”.

  • Ben Childress, o líder dos mineiros, foi vivido por Gene Dynarski, que mais tarde apareceria, em outro papel, em “The Mark of Gideon”, ainda na Série Clássica, e em “11001001”, de A Nova Geração.

Ficha Técnica

História de Gene Roddenberry
Roteiro de Stephen Kandel
Dirigido por Harvey Hart

Exibido em 13 de outubro de 1966

Título em português: “As Mulheres de Mudd”

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard H. McCoy
James Doohan como Montgomery Scott
Nichelle Nichols como Uhura
George Takei como Hikaru Sulu

Elenco convidado

Roger C. Carmel como Harry Mudd
Karen Steele como Eve McHuron
Susan Denberg como Magda Kovas
Maggie Thrett como Ruth Bonaventure
Gene Dynarski como Ben Childress

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Episódio anterior | Próximo episódio