HQ de Jornada para iPhone e iPod touch

A IDW, editora que detém os direitos de quadrinhos para Jornada nas Estrelas, em conjunto com a iVerse Media, está realizando lançamentos de quadrinhos clássicos de Jornada nas Estrelas através de software dedicado para a visualização das obras no iPhone e iPod touch. O primeiro número disponível contém a primeira de cinco partes da trama “The Return of the Worthy”, de autoria de Peter David, primeiro disponível originalmente na edição número 13 da segunda série de quadrinhos de Jornada publicado pela DC Comics no início dos anos 90. Vamos a uma rápida review do aplicativo.

O programa é bem simples: após ser carregado para o iPhone, um clique na sua ícone o abre, e a utilização se resume a deslizar o dedo da direita para a esquerda para paginar cada quadrinho, e vice-versa para voltar ao anterior. Alguns dos quadrinhos tomam mais espaço do que a tela regular do aparelho, então dependendo de como um determinado quadro está configurado, você deve deitar o aparelho para o ver ou controlar lentamente a visualização lateral, para o visualizar como um todo.

Um toque no meio da página faz surgir a icone de configuração no canto inferior direito da tela, para acessar o texto de informações de copyright e controles para navegar direto a um determinado ponto da narrativa ou controlar o efeito de “virar página” do aplicativo.

Um ponto que notei foi que aparentemente, a edição disponível neste volume parece estar incompleta. Em um dado momento, a narrativa salta o equivalente a várias páginas da versão impressa convencional.

Este é a “página” 102 da versão em iPhone:

E esta é a seguinte, 103:

Já estas duas páginas abaixo, da versão impressa da obra, mostram parte daquilo que deveria estar entre os dois painéis acima:

Certamente uma versão 1.1 deverá ser lançada para corrigir a falha e oferecer uma versão completa da obra, com as páginas que faltam.

Embora eu devo dizer que este modo de visualizar quadrinhos no iPhone seja extremamente conveniente, não tem um custo-benefício muito compensador para quem já dispõe do DVD-ROM “Star Trek: The Complete Comic Book Collection“. Nesta coletânia, cada obra sai pelo equivalente a dez centavos de dólar, contra 99 centavos do custo da edição pela iTunes Store. Mas para aqueles que querem apenas ler ocasionalmente algumas edições selecionadas, pode ser uma boa pedida. Para adquirir a obra, é necessário uma conta da iTunes Store dos EUA, pois o aplicativo, pelo menos até o momento, só está disponível na seção de aplicativos da versão americana da loja.