VST 1×01: Skin a Cat

Figuras de linguagem ameaçam a Enterprise de destruição

Sinopse

Data estelar: desconhecida

O clima é de tensão na ponte da USS Enterprise. A nave está cercada por cruzadores klingons, sofrendo disparos incessantes. As armas e escudos enfraquecidos. Os motores de dobra e de impulso estão inoperantes. A destruição é iminente.

O capitão, pensando em uma escapatória, propõe a seu primeiro oficial, o vulcano Spock, que há mais de uma maneira de se esfolar um gato, figura de linguagem que causa revolta em M’Ress, a tripulante caitiana, uma raça felina.

Tentando remediar a situação, o capitão insiste nas figuras, causando revolta nos membros da tripulação de diversas espécies, até acatar a sugestão de Spock de evitá-las.

A tensão escala e o próximo disparo klingon poderá destruir a nave. E, quando o capitão está próximo de descobrir uma saída para a situação, a Enterprise é destruída.

Comentários

Esquecida por uns, ignorada por outros, incluindo o próprio Gene Roddenberry, criador de Star Trek, que não a considerava cânon, A Série Animada estreou em 8 de setembro de 1973 com a exibição de “Beyond thee Farthest Star” e, na comemoração do seu 50º aniversário, ganha finalmente o merecido reconhecimento.

Os vinte e dois episódios da Série Animada foram ao ar até 12 de outubro de 1974 com “The Counter-Clock Incident”. Seria um longo caminho até a franquia voltar a apresentar aventuras em animação, quando a segunda temporada da antologia Star Trek: Short Treks resgatou o formato com “Ephraim and Dot” e “The Girl Who Made the Stars”, ambos publicados em 2019.

A próxima incursão em animação foi Lower Decks (2020), criação de Mike McMahan, a primeira série original em animação e também a primeira comédia da franquia. Buscando ampliar o público de Star Trek e garantir as futuras gerações de trekkers, em 2021 foi a vez de Prodigy, de Kevin e Dan Hageman, animação em 3D destinada ao público infanto-juvenil.

Para celebrar o jubileu de ouro da Série Animada, a Paramount anunciou novas animações, no estilo adotado nos anos 1970, mas com outros personagens do universo de Star Trek. Nascia assim Star Trek: very Short Treks, antologia programada, pelo menos inicialmente, para apresentar cinco episódios, não pertencentes ao cânon trekker. Como mestre de cerimônias da festa, foi escalado Casper Kelly, veterano de Star Trek (Lower Decks) e de animações (Aqua Teen).

Como anunciado no trailer, os episódios de very Short Treks não são considerados parte do cânone de Star Trek, abrindo um precedente com relação à regra de que tudo mostrado em tela, seja no cinema ou na televisão, é parte do cânon.

O episódio de estreia de very Short Treks, “Skin a Cat”, é em sua essência uma piada animada, que repete o mesmo tema por quase quatro minutos. Mesmo assim, podemos fazer algumas reflexões a partir dele e de como expressões e figuras de linguagem podem ter preconceito em sua origem.

“Abrir a Caixa de Pandora” é usada em situações onde um evento desencadeia consequências desagradáveis ou até mesmo desastrosas. Na mitologia, Pandora (aquela que tem todos os dons), por sua curiosidade, desobedeceu a instrução de não abrir uma caixa (que na verdade era um jarro), liberando males como guerras, desentendimentos e doenças. Portanto, os males do mundo são de responsabilidade das mulheres e sua incontrolável curiosidade. Já “histeria” vem da palavra grega para “útero”, denotando que explosões irracionais de humor são uma característica feminina.

Esses dois exemplos mostram que o episódio, apesar de seu teor humorístico, traz uma reflexão, que aquilo aceito em nossa sociedade como normal pode trazer uma grande carga de preconceito quando seu contexto histórico é analisado de maneira mais profunda.

Avaliação

Citações

“Okay, I, I, I’ve never seen you two before. What do you even do?”
“We handle water pressure.”
“Does that need a desk on the bridge?”
(Ok, eu, eu, eu nunca vi vocês dois antes. O que vocês fazem?)
(Nós cuidamos da pressão da água.)
(E isso precisa de um console na ponte?)
Capitão e Cabeça de Parafuso

Trivia

  • Este episódio, assim como todos os de very Short Treks, não é considerado cânon.
  • Não há sequência de créditos.
  • O capitão da Enterprise não é mencionado por nome.
  • M’Ress foi uma personagem recorrente na Série Animada, fazendo um total de seis aparições, interpretada por Majel Barrett Roddenberry.
  • Esta versão da Enterprise possui um Bar Panorâmico, assim como a nave da Nova Geração.
  • Os antedeanos, os seres com aspecto de peixes, apareceram no espisódio “Manhunt”, da segunda temporada de A Nova Geração.

Ficha Técnica

Dirigido por Aaron Hawkins

Exibido em 8 de setembro de 2023

Título em português (em tradução livre): “Esfolar Um Gato”

Elenco

Ethan Peck como Spock
Pete Holmes como Capitão
Cristina Milizia como M’Ress/Calcinhaniana/Mulher dos Sonhos
Bonnie Gordon como Computador
Eric Bauza como Antediano/Cara de Bunda/Cabeça de Parafuso

Episódio

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Próximo episódio