Novo filme terá novelização por Dean Foster

alan-dean-fosterA conhecida editora Pocket Books entrou no clima do filme de Jornada nas Estrelas e confirmou ao site Trekmovie que o veterano escritor de histórias de ficção científica, Alan Dean Foster, está criando uma adaptação para a nova produção de J. J. Abrams. Veja detalhes desse mais recente novel e comentários do roteirista Roberto Orci.

Todos os dez filmes anteriores da franquia tiveram adaptações em romance e para esse novo filme não será diferente. A primeira confirmação sobre a produção desse novel veio esta semana no website de Alan Dean Foster. O escritor assim comentou em seu blog: “A atualização deste mês vai ser muito breve. Eu tive que voar para Los Angeles, há uma semana, para, entre outras coisas, ver o novo filme de Jornada. Que em minha opinião é, aliás, muito, muito bom. E como eu estou escrevendo uma versão em livro, essa versão deverá estar concluída muito em breve. Estarei muito ocupado no próximo mês”.

Alan Dean Foster foi o escritor de todas as dez novelizações da Série Animada, chamadas de Star Trek Log. Mas provavelmente sua maior contribuição para Jornada foi durante o período da Fase II, nos anos 70. O script “In Thy Image” (A Tua Imagem) do que seria o piloto da nova série, tornou-se a base para a história de Harold Livingston, autor do primeiro filme de Jornada no cinema. Fora da franquia, Foster já produziu vários outras novelizações, incluindo Star Wars, os três primeiros filmes de Alien, a série Alien NationTransformers, entre outros.

Ao ser consultado sobre o trabalho de Foster, o roteirista Roberto Orci disse que ele e Alex estão trabalhando em estreita relação com o escritor sobre a adaptação e que a partir de sua primeira reunião, ele veio com “toneladas de perguntas e comentários”, incluindo “alguns dos grandes debates que os fãs levantaram num o site (TrekMovie). Orci espera que, tal como outras adaptações de filme passados, seu livro venha a “detalhar, explicar coisas e responder a algumas questões, de uma forma que não pode ser feito num script”. O roteirista também observou que ele está esperando que esse livro inclua algumas cenas que não aparecerão na telona em razão da edição final, o que é comum com as adaptações.

De acordo com o site, esse novel deverá sair na mesma data de estréia do filme e ter á o formato de livro capa mole, como a maioria das publicações pela Pocket.