Quinto e Abrams falam sobre Star Trek 2

zachary quintoEnquanto participava da campanha “Save the Arcades”, em prol da conservação dos jogos arcades, o ator Zachary Quinto (jovem Spock) deu uma atualização a respeito dos seus mais recentes projetos e também falou um pouco sobre o próximo filme da franquia, incluindo os rumores quanto a  presença de Shatner e Khan. O site Trek Movie  conversou com J. J. Abrams e fez uma avaliação sobre as possibilidades da produção andar este ano. 

Através do Twitter, Quinto comentou sobre os seus novos trabalhos,

“Novo projeto muito em breve. Espero algo na próxima semana. Nós temos muitas coisas chegando. A minha empresa de produção (Before the Door Pictures) está ativamente desenvolvendo algumas coisas diferentes, e acho que a próxima coisa que nós estamos fazendo, … temos esses quadrinhos (LUCID: A Matthew Dee Adventure) que estamos publicando, e que sairá até o final do ano, eu espero. … E um pequeno filme que fizemos, ao estilo Funny or Die (portal de vídeos de comédia), que provavelmente sairá nas próximas semanas “.

Para quem não sabe, “LUCID: A Matthew Dee Adventure” é uma mini série em quadrinhos, com seis edições, produzida pela empresa de Quinto em parceria com a editora Archaia Comics. LUCID foi escrita por Michael McMillan e traz uma mistura de espionagem ao estilo James Bond, fantasia e ação.

Com relação a sequencia de Star Trek, todos sabem que a Paramount já encomendou o roteiro para a dupla de escritores, Orci e Kurtzman. Desde então, eles, Damon Lindelof e o produtor J.J. Abrams falaram generalidades sobre o que está por vir, mas deixaram claro que ainda estão discutindo o melhor modo para uma nova história. Em entrevista ao SciFi Wire, Quinto disse que é preciso um pouco de paciência, pois o tempo é longo e tudo precisa ser feito com perfeição.

“Eu sei que eles estão buscando novas histórias e trabalhando nelas, J.J. (Abrams), Bob (Orci) e Alex (Kurtzman). Mas acho que esses caras têm outras coisas em que estão trabalhando. Star Trek é uma prioridade, com certeza, mas eu acho que ninguém está com pressa. E isso é o que eu adoro neles. Você sabe o que quero dizer… Claro que os fãs e o estúdio adorariam vê-lo sair no próximo verão, se pudesse. Eu acho que vai ser muito melhor levar um tempo e ser claro sobre a história que eles querem dizer. Seja ou não, envolvendo Khan ou o Sr. Shatner”.

Então, o que há de novo sobre a sequencia de Star Trek?

Embora boa parte das discussões na internet seja sobre a história e o quanto isso deve ser ponderado entre os novos e os antigos personagens (incluindo abrams e zacharyShatner e Khan), existem ainda algumas questões fundamentais que não foram resolvidas. Uma delas refere-se a decisão de J.J. Abrams em dirigir ou não novamente um filme da franquia. E em segundo, a melhor data de seu lançamento. O estúdio está interessado em ter a seqüência até o verão americano de 2011, no entanto, isso pode não se encaixar com a programação de Abrams. O produtor tem muitos outros projetos em sua gaveta, incluindo a co-produção de Missão Impossível IV para 2011. Pelo que apurou o site Trek Movie, Abrams ainda não se convenceu de dirigir um segundo longamentragem de Star Trek. O produtor falou com o site sobre o assunto.

Muito antes de você decidir dirigir o primeiro filme, você disse que não tomaria a decisão até que visse o script. Supondo que uma sequencia aconteça, qual será o seu processo de decisão agora? 

Abrams: “Eu acho que o sonho de qualquer trabalho é a escolha do trabalho, porque você ama o que faz. E para mim, só dirigi dois filmes e ambos são filmes sequencias de programas de TV, em que esteve Leonard Nimoy. Eu adoraria tentar fazer alguma coisa. Isso não quer dizer que não possa fazer outra coisa primeiro e talvez retornar e fazer a continuação disso. Mas eu, honestamente, acho que é loucura pensar numa sequencia agora, quando o primeiro filme ainda não saiu totalmente dos cinemas. Peço as pessoas para verem o filme e rezo para que elas gostem do filme. E se há o desejo por outro, não só estou animado para produzi-lo e ajudar a realizá-lo, mas estou aberto a possibilidade de dirigi-lo. É algo que preciso decidir quando tivermos discussões sobre a história”.

De acordo com o Trek Movie, é possível que o script de Star Trek 2 seja entregue no final deste ano, uma vez que J.J. Abrams não tem mais nada em sua mesa, à princípio, o que poderia levá-lo a uma pré-produção até o início de 2010, para que o filme seja entregue em 2011. No entanto, se Abrams acabar fazendo esse “algo mais” nos próximos meses, então o estúdio poderá mudar sua estratégia: Obter uma seqüência de Star Trek no verão de 2011, produzido por Abrams, mas dirigido por outro, ou esperar até 2012 (ou mais tarde) para conseguir que Abrams venha a dirigi-lo.

Claro que isso soa como um déjà vu. Já em finais de 2006 e início de 2007, toda a agitação da internet foi a respeito de que Abrams seria ou não diretor do filme. Provavelmente, deveremos esperar o mesmo tipo de coisa desta vez, diz o site.

Orçamento?
Há outra questão fundamental a respeito do próximo filme de Star Trek, que é o orçamento. O primeiro filme acabou por custar cerca de US $ 145 milhões (antes da comercialização), que é típico de um grande filme de verão, e além disso foi o maior orçamento que Jornada já teve. No entanto, o filme recebeu luz verde no início de 2007, quando as coisas eram diferentes na Paramount, e ainda tinham um parceiro de investimento (Spyglass). Desde então, a Paramount (e outros estúdios) tem cortado produções pouco atrativas e também estão fazendo corte de gastos em suas empresas. Só esta semana a Paramount mudou o lançamento do filme de Leonardo DiCaprio, Shutter Island, que seria para Outubro de 2009, e acabou ficando para fevereiro de 2010, alegando falta de fundos para comercializar e distribuir o filme (aparentemente, eles gastaram muito com Monsters vs Aliens, Star Trek, Transformers 2, e GI Joe). O chefe do estúdio Brad Grey emitiu esta declaração quanto ao período de incertezas na economia:

Nossa programação para 2009 recebeu luz verde, em um clima muito diferente quanto a economia e como resultado temos de ser flexíveis e dispostos a recalibrar e adaptarmos a um ambiente em mudança. Esta é uma situação enfrentada por todos os estúdios, que assim como nós, trabalham com as pressões financeiras associadas à ampla recessão. Como todo negócio, temos de fazer escolhas difíceis para maximizar o nosso sucesso global e para melhor gerir os negócios da Paramount, de uma forma que sirva a Viacom e aos seus acionistas, ao fornecer o filme com todas as chances possíveis de sucesso, tanto de forma criativa e financeiramente.

Portanto, apesar de Star Trek ser um filme de sucesso, pois arrecadou mais de US $ 382.5 milhões, até agora (espera-se mais lucros com os DVDs), o clima econômico poderia afetar o orçamento do próximo filme. É certo que já existem cenários e vestuário montados, com economia de custo, e muito do projeto tem local já definido. Além disso, os atores do elenco assinaram contratos para 3 filmes, com valores definidos, desse modo, o estúdio não vai ter um grande gasto no orçamento. Assim, no final, não seria surpreendente se o estúdio pedisse a Abrams para encontrar uma maneira de apresentar a próxima Jornada com o mesmo dinheiro ou um pouco menos. Claro que Nicholas Meyer entregou o que é considerado como o melhor filme da franquia (Star Trek II: A Ira de Khan), com apenas uma fração do orçamento do primeiro filme. 

Especulações à parte, o jeito é ter paciência e esperar por novidades até o fim do ano. Parece quase certo que o próximo filme de Star Trek irá acontecer, mas estamos distantes de saber a forma que vai tomar.