Stewart e Mulgrew falam de Jornada na DragonCon

stewart e mulgrewNa convenção da DragonCon 2009, além da presença de William Shatner (Kirk) e Leonard Nimoy (Spock) tivemos mais duas celebridades de Jornada estiveram no evento. O ator Patrick Stewart (Picard) e a atriz Kate Mulgrew (Janeway) falaram ao público sobre seus trabalhos nas séries e o filme Star Trek.

A presença de Patrick Stewart foi considerada uma grata surpresa, uma vez que o ator, já há um bom tempo, não vinha participando das várias convenções que se realizaram. De acordo com um relatório da DailyDragon, Stewart disse à multidão que estava “nervoso e inseguro”, mas, quando pegou o microfone já se sentiu mais à vontade para conversar.

Chains of Command“Para Stewart, seus episódios de A Nova Geração favoritos são: A Família e o duplo Cadeias de Comando. Cada um desses dois episódios mostra não apenas a natureza complexa e contraditória do personagem Jean Luc Picard, mas também o talento perfeito de Stewart”, disse o artigo. 

Falando sobre seus ex-companheiros de elenco, Stewart mencionou seu respeito por Jonathan Frakes (Riker). Uma das melhores lembranças de Stewart foi quando Frakes teve a primeira chance para dirigir um episódio da série na terceira temporada (The Offspring  – Descendência). Ele disse que Frakes estava “muito confiante desde o início”. O velho capitão Picard sentiu-se orgulhoso por ter testemunhado o início de uma carreira maravilhosa na direção, do seu colega de série.

Segundo o artigo do DragonCon, “parte do contrato original de Stewart com a Paramount envolveu um compromisso de assinatura para seis anos da série. Stewart hesitou, uma vez que tinha outros projetos que ele não queria desistir. Todo mundo em Hollywood, que ele conhecia, garantiu que A Nova Geração não iria possivelmente dar certo e que seria uma sorte sobreviver à primeira temporada. Engraçado como as coisas mudam”, disse o artigo.

Quando o assunto foi Star Trek, ele falou com carinho de J.J. Abrams e do filme, chamando-o de “absolutamente fantástico”. Ao ser perguntado se considerava a idéia de fazer uma aparição no próximo longametragem, ele disse: “Sinto que deixei um legado de Jean-Luc Picard que não precisa mais ser adicionando”.

Em matéria de Nimoy, Stewart afirmou que estava “um pouco temoroso quanto a sua presença no cenário” (em Unification – Unificação), mas ficou impressionado com o humor de Nimoy, além de sua dignidade e entusiasmo. Já quanto ao Sr. Shatner, por outro lado. “Uma longa pausa se seguiu, após a qual ele acrescentou:” Ele é notável, não é?”.

capita JanewayOutro capitão presente na DragonCon foi a atriz Kate Mulgrew, capitã Janeway da série Voyager.

De acordo com artigo do DailyDragon, Mulgrew relatou que seu mandato como Janeway foi a década mais difícil de sua vida, como profissional. Como o terceiro capitão da franquia (ela referia-se a capitão de nave, não considerando a estação espacial Deep Space Nine, como uma) e a “primeira” moça, descreveu um “sentimento de privilégio e terror”, e uma “nova fronteira, parafraseando” o que ela chamou de “mantra de Jornada”.  

Ela salientou ainda que não havia necessidade de artifícios femininos e interesses românticos para estabelecer Janeway como uma líder. Depois de algumas batalhas iniciais sobre seu estilo de cabelo e uniforme, os produtores deixaram “à sua própria sorte” e “dentro de duas temporadas, toda a audiência mudou e ampliou. Você é a maior audiência no mundo”. 

Ela lembrou que para a série “deu o melhor que pode. Certamente eu tentei com os dois diabinhos, refiro-me aos filhos, em casa”, brincou.

Mulgrew disse que ela “ama a ficção científica” e “ama a ciência, de uma forma exaltada e diferente de pensar.” Ilustrando o desenvolvimento do caráter de Janeway, ela descreveu que experimentou “um profundo sentimento de todas as espécies, gêneros, credos, classes”. Ela entendeu a capacidade de sua personagem em “amar e compreender as qualidades de liderança dentro de sua própria humanidade”.

Kate Mulgrew também foi entrevistada para a cancelada revista britânica Star Trek Monthly, em sua última edição. Ela falou de seu trabalho no filme Nemesis.

Adm Janeway“Fiquei muito feliz por receber essa chamada. Fiquei encantada por estar dando ao Capitão Picard (Patrick Stewart) suas ordens, como há muito tempo eu queria fazer. Rick me ligou e disse: “Gostaria que você viesse e fizesse essa ponta para nós. Você pode fazer isso? “. Eu disse que sim. Foi muito simples. E realmente não levou um dia no set. Eu fiquei uma hora, talvez duas no máximo. Estava na estação de som e Patrick Stewart estava fora da câmera, e a cena era basicamente eu dizer a ele o que fazer. Foi muito rápido. Foi extremamente organizado. Rick Berman, desceu para o cenário e Patrick foi, como sempre, muito gentil. E foi isso. Eu tinha que pegar um avião em questão de horas, por isso foi muito rápido e foi muito gratificante. A filmagem em si foi só comigo. O capitão Picard não estava na filmagem com a Capitã Janeway”.

E sobre a promoção para almirante? 

“Foi interessante, o uniforme eu coloquei foi uniforme de Almirante Janeway, não de Capitã Janeway. Há uma diferença. Não é apenas um uniforme para mim. Você tem que entender, esses tipos de detalhes são muito importantes para o ator. Certamente, eu já não sou o capitão de uma nave destemida que havia ficado perdida no espaço há tanto tempo. Eu sou agora almirante – bem e verdadeiramente fixada em uma posição de alto comando. Assim como a atriz, mesmo que por apenas para uma ou duas horas eu estava lá, eu tentei levar isto a outro nível”.

E quanto as chances da atriz Mulgrew, da Capitã Janeway ou Almirante Janeway aparecerem em algum  filme futuro?

“Eu já disse isso antes e continou dizendo: é tudo especulação de que eu iria colocar um uniforme novo. Foi especulação antes de que eu colocaria um uniforme em Nemesis e é especulação novamente agora. Se, de fato, eles vierem a pensar em fazer um filme de Voyager, eu ficaria muito feliz de falar com eles sobre como fazer isso. Mas como eu disse, é tudo especulação neste momento. Estou aberta a isso”.

Fonte: Trek Movie e TrekWeb.