Atores recordam trabalho no TrekCon (continuação)

Em artigo anterior falamos sobre a presença de celebridades da franquia na convenção TrekCon 2010 de Las Vegas, que se realizou neste último final de semana. Continuando com a participação dos atores no evento, agora temos os elencos de Voyager, Enterprise e A Nova Geração, com seus depoimentos pessoais quanto ao trabalho nas sériers e suas impressões.

Jeri Ryan

Da turma de Voyager a presença sempre bela de Jeri Ryan. A exuberante Borg citou “Someone to Watch Over Me” e todos os episódios em que ela “explorou sua humanidade” com o médico, notando que “sempre foi divertido trabalhar com Bob [Picardo]”. Ela também concordou com um fã que o episódio final da série “foi encerrado um pouco abruptamente”. Quanto a maquiagem e figurinos, ela comentou que levava cerca de cinco horas para montar a roupa Borg “completa” e maquiagem com uma hora e meia para retirá-la toda, assim ela não gostava dos episódios flashback Borg. Quanto ao seu vestuário colante, que não demorava tanto tempo para tirar, mas ainda era uma provação, forçando o elenco e a equipe a dar uma pausa quando ela precisava usar o banheiro. Ryan também revelou que eles filmavam antes do almoço e faziam close-ups (filmavam mais de perto) depois do almoço, devido à protuberância do “pós-almoço”, brincou. Quanto à romances diferentes de sua personagem na série, ela disse que poderia ter escolhido o Doutor ou Chakotay, e brincou dizendo que Sete de Nove deveria ter sido “polígamo”. E, como muitas vezes perguntam, Ryan respondeu se fosse convidada para aparecer na continuação de Star Trek, “Eu acho que seria muito legal!”

Reunião Voyager

Em outro momento tivemos o painel da “Reunião Voyager”, com Ethan Phillips (Neelix), Scarlett Pommers (a menina Naomi Wildman), Garrett Wang (Harry Kim), Tim Russ (Tuvok), Robert Picardo (Doutor) e Jennifer Lien (Kes). O grupo mostrou que ainda tem uma camaradagem estreita, para o deleite da multidão. Garrett imitou Picardo em um ponto, e também fez uma impressão de George Takei. Houve até piadas sobre as “anomalias gasosas de Tim (Russ)”.

Os palestrantes discutiram sobre seus personagens e os arcos. Pommers, que começou a trabalhar em Voyager na idade de nove anos, falou sobre como todo mundo foi “incrível” com ela no set. Wang considerou que o alferes Kim foi o personagem mais relacionado com o público e mais de uma “pessoa mediana”.

Phillips disse que não estava realmente certo de que a relação real entre Kes e Neelix fosse platônica ou romântica. Ele também disse que havia uma cena filmada, que deu melhor fechamento para o relacionamento deles, mas ela foi cortada. Picardo falou sobre como o médico não começou como um bom caráter, mas ele estava “escoltado” em um personagem mais bem-arredondado até o final, como observou Wang a maior parte do personagem foi mais baseado nas sugestões de Picardo do que dos escritores. Russ disse que ele se relacionou com Tuvok e que mesmo sendo Vulcano, havia elementos de sua própria personalidade no personagem, como a sua racionalidade.

Jennifer Lien, a Okampa Kes (à esquerda na foto), fez uma aparição rara na convenção e quase nada falou no palco. Mas ao site oficial de Star Trek.com ela comentou um pouco sobre seu tempo em Voyager. “Passei por uns bons momentos lá. Mesmo depois de eu ter deixado a série e continuado, mas o meu tempo lá foi muito bom. Eu não tenho queixas. Eu não tenho arrependimentos. Tudo funcionou da maneira que deveria. Tudo acontece por uma razão. Então eu não olho pra trás e digo que deveria ter sido assim ou que deveria ter sido assado. Estou perfeitamente em paz e contente com a minha vida. Eu não vivo no passado e não quero que nada fosse diferente”, disse a atriz. Ela considerou também que episódio “The Gift”, da quarta temporada (o último antes da saída), foi o melhor de seus episódios, em comparação com o da sexta a temporada (quando retornou à série), “Fury “, observando, “Eu não acho que “Fury” foi bem interpretado como “The Gift”. Houve um monte de más escolhas na qualidade de interpretar, da minha parte. Eu realmente não estava pensando quanto criativamente poderia ter conseguido com a minhas escolhas de atuação. Então, eu não fiquei realmente orgulhosa disso, mas eu me senti muito grata por eles terem me chamado de volta e eu pude ver todos com quem eu já tinha trabalhado antes”.  Jennifer justificou porque manteve-se afastada das convenções, de entrevistas e dos fãs, após sua saída da franquia, “Oportunidades como esta (estar numa convenção) são a minha melhor chance de encontrar todos. Eu tenho filhos, eu estudo, e eu estou ativa com uma vida que não envolve interpretar mais. Portanto, não é fácil ficar em contato”.

Para mais detalhes das participações de Jeri Ryan e Jennifer Lien veja o artigo do TB sobre Voyager, One-Shots.

Elenco de Enterprise.

No domingo, a convenção Trekcon foi representada pelos “meninos de Enterprise” e que fizeram um painel de debates sobre os Xindis. Connor Trinneer, Dominic Keating, Anthony Montgomery e John Billingsley, juntamente com Stephen Culp (Major Hayes) e Matt Winston (Daniels) contaram histórias divertidas e comentaram sobre suas participações na série.

“Copo meio cheio, copo meio cheio”, disse Billingsley sobre o que sentiu quanto ao cancelamento da série. “Francamente, uma vez que estávamos em uma rede que não nos apoiava e os índices de audiência não eram grandes, o fato de que nós tivemos quatro temporadas foi como um milagre. Honestamente, havia muita conversa de que não seguiríamos para a segunda temporada”.

“Eu aprendi tudo que sei sobre como se comportar profissionalmente a partir do Scott”, revelou Connor Trinneer sobre seu companheiro Scott Bakula (Archer), “Antes que eu encontrasse Scott, eu era uma confusão no cenário. O comportamento e a atitude profissional de Scott tornou muito fácil e simples de trabalhar. Existe uma coisa que eu nunca vou saber. Esse cara tinha dois filhos jovens e um deles nunca dormia. Eu não sei de onde aquele cara aprendia suas falas. Ele não é humano”, brincou.

Trinneer ainda comentou sobre o arco que tentaram formar com a morte de sua irmã, na terceira temporada, “Eu acho que esse arco foi, provavelmente, a oportunidade de expressar, em nossa série, o que aconteceu depois de “11 de setembro” e acho que o luto pela irmã de Trip tinha muito a ver com esse processo de luto dos EUA. Após “11 de setembro”, eu lembro de ter falado com meu pai, “o que estou fazendo? Que isso importa, eu estou em um programa de TV”. Senti-me como se devesse estar fazendo outra coisa com a minha vida, com toda a franqueza – ajudando. E ele disse: “Eu discordo, o que você está fazendo é a cura – dar às pessoas uma maneira de desviar a atenção destes eventos catastróficos e colocar um pouco de fé na humanidade, que é o que faz sua série”.

O ator Steven Culp falou sobre o personagem Major Hayes que apareceu na terceira temporada e integrou o elenco da série por vários episódios, “Foi esboçado no início. Não havia muito a página e eu sei que o segundo episódio que eu fiz, eu era uma espécie de “por que estou aqui?” Porque ele não tem muito a dizer, mas tomei isso como minha dica. Homem de poucas palavras – homem de ação. Era uma espécie de experiência comigo mesmo, quase como um tipo de personagem de David Mamet (roteirista conhecido por explorar a masculinidade dos personagens). Alguém que é completamente definido por suas ações”.

Dominic Keating também comentou sobre o seu personagem Malcolm Reed, “Foi só no meio da segunda temporada que eu percebi que o personagem não tinha o figurino interior gay da Enterprise … Quando os atores leram três linhas de descrição dos personagens, foi a primeira vez que eu interpretei essas três linhas de quem Malcolm era: coragem britânica que se moldava ao estilo dos militares antigos e meio escocês. Foi logo no início da primeira temporada que eu pensei, – “eu não posso fazer isso por sete anos – muito ingênuo, vamos sair do caminho um pouco” –  Então, se Dominic pensa que algo é divertido, então talvez Malcolm faça isso também. E houve uma cena dessa na margem de Risa, no bar e não era Malcolm, era Dominic contando uma velha piada. Isso foi a única vez que eu senti que eu pisei em cima da linha (do personagem)”.

Painel Xindi.

Tal como no painel do “Dominion”, também foi criado um painel de atores do grupo vilão da terceira temporada de Enterprise, com Tucker Smallwood (o Xindi primata), Scott MacDonald (o Xindi Reptiliano), Oglesby Randy (Xindi humanóide Drega) e Rick Worthy (Xindi Arboreal). O grupo que trabalhou junto no Conselho Xindi observou que, vendo-se agora mutuamente sem maquiagem tornou-se difícil para eles reconhecerem uns aos outros em primeiro lugar.

Scott MacDonald falou que quando começou a terceira temporada do grupo “não tinham certeza de como iria agir”, uma vez que não havia muitos detalhes dos escritores sobre o pano de fundo dos Xindis. MacDonald disse que ele e Randy Obglesby haviam trabalhado juntos no passado, no palco, sugerindo que “como se o meu ódio pessoal dos seus indivíduos”. E que essa discussão foi pego pelos escritores que trabalharam lo em scripts futuro.

A Nova Geração.

E não poderia faltar a turma de A Nova Geração. Brent Spiner, Patrick Stewart, Michael Dorn e Jonathan Frakes falaram sobre seus personagens, o filme Nemesis e o futuro da franquia.

Jonathan Frakes.

Star Trek VIII: First Contact, foi um bom filme … em consideração a Leonard [Nimoy], foi o segundo melhor filme de Jornada, de nossa era ([Ou seja, anteriores ao filme Star Trek)”, disse Frakes. “Eu tenho inveja do grande filme de Star Trek de J.J. Abrams, que achei espetacular. Especialmente Karl Urban, que realmente canalizou DeForest Kelley – ele foi incrível”.

Sobre sua aparição no último episódio da série Enterprise. “Seria como um Dia dos Namorados para os fãs (uma declaração de amor aos fãs), é assim que Rick Berman vendeu-o, e eu pensei: – “onde está o dia dos namorados nisso?”. Eu achei que foi mal concebido, francamente, e para apreço de Scott Bakula e da empresa, nos deixaram entrar. A primeira coisa que eu lhe disse foi “se fosse a minha série, eu certamente não teria deixado alguém vir de outra série para fechar a nossa”, mas ele era um cavalheiro e muito paciente, atencioso, cortês. Foi um malfadado episódio e não uma grande idéia, mas foi divertido fazer com Marina [Sirtis]. Não estava realmente consolidado na série”.

Frakes também falou de seus trabalhos em Thunderbirds, nos seriados Burn Notice, NCIS, Chuck, The Glades, Castle and The Good Guys. No entanto Frakes disse que seu novo “lar” é Leverage, onde tem participação. Ele também revelou que está preparando outro remake de Librarian, que será filmado na China. Frakes ainda contou uma história comovente sobre como ele “se esconder” quando do lançamento de Star Trek VIII: First Contact e como DeForest Kelley descobriu onde ele estava e ligou para ele para parabenizá-lo, observando que “ele era o mais doce, o mais pensativo homem, ele foi adorável”. Quanto ao seu andar engraçado meio inclinado para frente que fazia na série, Frakes revelou que apesar de ter sido similar ao andar arrogante de John Wayne, na verdade ele copiou do ator John Cullum, que trabalhou com ele na Broadway”.

Patrick Stewart.

Perguntado sobre o que está fazendo agora, Stewart respondeu, “teatro, teatro, teatro, atuar, atuar, atuar”, destacando que está nos próximos seis meses na Broadway com as versões de Hamlet e Macbeth. Ele também revelou que espera fazer mais uma A Christmas Carol, levando-o a uma turnê à Casa Branca.

O ator falou um pouco sobre o seu tempo em A Nova Geração, lembrando uma reunião inicial com Gene Roddenberry, onde deu-lhe meia dúzia de romances do Capitão Horatio Hornblower para “instruir-me sobre o modo de desempenhar o papel de Jean Luc Picard e … nada mais “. Como ele estava familiarizado com o personagem do livro, Stewart pegou a idéia, mas decidiu que havia um elemento do personagem que ele não iria trazer a série, a forma rude como Hornblower comandava o navio, “…não seria bonito”.

Brent Spiner.

Já Brent Spiner comentou se haveria apossibilidade de aparecer num futuro filme de Star Trek, “Isso não é realmente para mim. Não posso dizer, com certeza que eu estou pretendendo, se isso vai acontecer, ninguém sabe – provavelmente não. Eu definitivamente não acho que estarei interpretando Data novamente. Eu pensei sobre isso, levei em consideração séria real, e dei uma boa olhada em mim mesmo. Eu não quero vê-lo, ver Data com os cabelos brancos. Estou esperando interpretar outras coisas, mas o capitão Data não teremos”.

A respeito da importância da franquia para a humanidade, “Acho que Jornada é maior do que qualquer coisa que já tenha acontecido em entretenimento na história americana. O que mais tem acontecido nestes muitos anos com essas muitas encarnações? O filme saiu no ano passado e foi enorme, gigantesco e ser parte de algo assim – nunca se imagina que será uma parte de algo que faz parte da história americana, apesar que Patrick estava nela também”.

Stewart juntou-se a Spiner nas brincadeiras e mostraram possuir um grande relacionamento. A dupla concordou que no cenário de A Nova Geração “não havia ovos podres”, e que todos se davam muito bem e ainda o fazem. Patrick lembrou que este ano, o elenco inteiro e Rick Berman se reuniram para comemorar o seu título de cavaleiro.

Michael Dorn.

Outro que bateu um papo com a platéia foi Michael Dorn (Worf). Durante seu tempo no palco, Dorn mostrou que ele é um verdadeiro fã de Jornada, e começou a falar sobre sua primeira aparição na franquia no filme Star Trek VI: A Terra Desconhecida. “Você sabe, eu peguei o trabalho e foi legal, mas nada estava realmente claro para mim, apenas como um bom emprego, pegar um outro avião, legal. Mas no dia do julgamento com a grande reunião de todos os aliens e o assassinato, lá estava eu sentado ali atrás nos bastidores com as estrelas convidadas, e do outro lado estavam as cadeiras para os rapazes da série original e eles quando ficaram sentados, de repente algo me bateu e pensei: – “oh meu Deus, são os caras da série original!”. Naturalmente por fora eu fiquei legal, mas por dentro eu estava emocionado: – “oh meu Deus é Sulu … oi Scotty” … isso me bateu naquele momento, eu cresci com esses caras, foi uma experiência maravilhosa, mas foi uma das mais difíceis experiências. Eu quero dizer, o último dia em que eu estive lá, passei 24 horas na maquiagem”.

Trabalhar com um ator famoso. “O mais próximo em que cheguei a trabalhar com um ícone foi John Colicos, que fez Kor. Eu cresci com a série original e ele foi simplesmente fabuloso. O episódio “Once More Into The Breach” foi incrível”.

O relacionamento do personagem com Jadzia e Troi. “Desejei que eles não tivessem matado Jadzia. Eu não questiono muito, mas eu me perguntava “vocês estão certo sobre isso?” Deveria haver um de vocês [fãs] em todas as reuniões de produção. Como por exemplo quando Worf e Troi se uniram, foi uma espécie de “lua de mel”, você sabe, não foi muito ritual Klingon. Eles meio que deixaram a bola cair nessa. E assim, quando o cara mata Jadzia, no assunto Klingon é suposto ele ir matá-lo … nesse último episódio [Worf] deveria ter feito mais e o cortaram”.

Sobre fazer A Nova Geração e Deep Space Nine, “Pessoalmente eu adorei A Nova Geração por causa da camaradagem, as coisas que fizemos e o lançamento da franquia, foi maravilhoso ser parte disso. E trabalhar com esses atores foi fantástico. Olhando para os episódios de  Deep Space Nine agora, Worf foi verdadeiramente um personagem tridimensional. Eles escreveram coisas incrivelmente belas. Os episódios Klingon foram shakespearianos na extensão e no assunto Jadzia Dax, mesmo Marina [Sirtis] disse que foi uma relação que ela amou porque eles tinham uma química muito grande juntos”, disse o ator.

Fonte: TrekMovie e TrekWeb