Navio e Shuttle Enterprise fazem viagem final

O porta-aviões da Marinha dos EUA, Enterprise (CVN 65), assim como o ônibus espacial de mesmo nome estarão fazendo suas últimas viagens até a aposentadoria. Enquanto que o shuttle protótipo de testes da NASA estará se deslocando de Washington para Nova York, o navio nuclear está no Golfo Pérsico para sua última missão. Ambos fizeram história para Jornada, além de possuirem o nome da nave mais famosa da ficção científica.

Em 1976, os trekkers pressionaram o presidente Gerald Ford para nomear o primeiro ônibus espacial de “Enterprise”. Sua primeira aparição em público se deu numa cerimônia com a presença de quase todo o elenco da série original e do próprio Gene Rodddenberry.

O shuttle passou a década seguinte fazendo testes de vôo (nunca foi ao espaço) e em seguida, passou por uma turnê internacional, finalmente terminando no museu Smithsoniano, em 1985.

Agora que o programa dos ônibus espaciais acabou, o Discovery substituirá o Enterprise no Smithsoniano, de modo que a primeira nave se acomodará em Nova York, onde será exibida no Museu Intrepid (como visto abaixo numa arte conceitual).

O ônibus espacial Enterprise fará seu vôo para Nova York no dia 23 de abril, voando de Dulles Airport para JFK em cima de um Carrier Aircraft e para comemorar o evento, a NASA anunciou que o avião 747 de transporte estará fazendo um vôo rasante sobre Nova York com o Enterprise às suas costas. O vôo está programado para 9:30 à 11:30 h (horário americano) na segunda-feira.

Outro Enterprise que poderá estar fazendo sua despedida é o porta-avião USS Enterprise (CVN 65). O primeiro porta-aviões nuclear da Marinha dos EUA, recentemente deslocou-se para o Golfo Pérsico como parte da Operation Enduring Freedom.

Ele fez sucesso nos cinemas ao ser utilizado para gravações do filme Top Gun – Ases  Indomáveis e mencionado em Star Trek IV: A Volta Para Casa (sendo que o navio visto no filme é o USS Ranger).

O USS Enterprise realizou sua primeira missão em 1961 e deve ser desativado em uma cerimônia solene no dia 1º de dezembro, com participação do presidente Barack Obama. Houve apelos para o navio ser transformado em um museu, mas devido à natureza nuclear isto foi considerado impraticável. O navio será transformado em sucata em 2015. No entanto, foi relatado que a Marinha pode considerar a preservação da ilha navios ship island ( ponte de comando) como um memorial.

Fonte: TrekMovie