Peter Weller fala sobre seu papel em Star Trek XII

Neste momento, as atenções e as especulações relacionadas à produção de Star Trek XII estão voltadas para o ator inglês Benedict Cumberbatch. Mas não somente ele figura como convidado para elenco de J. J. Abrams, a atriz Alice Eve, o inglês Noel Clark e o veterano Peter Weller também possuem participações no filme. Numa entrevista ao Eric Shirey do Yahoo! Movies, Weller deixou escapar alguns detalhes sobre seu personagem. Potencial spoiler.

Peter Weller é um ator muito conhecido nas séries de TV e no cinema do gênero scifi. Ao longo de seus quase 30 anos como ator, ele será sempre lembrado como aquele que fez RoboCop. Além disso tem participações em Banzai Buckaroo, Odyssey 5, 24 Horas, Screamers, Fringe, Star Trek: Enterprise, entre outros.

De volta a Jornada, Weller foi escalado por Abrams para fazer a continuação de Star Trek, porém muito pouco tem sido relatado sobre o seu papel. Não sabemos se ele é um cara bom ou mau, ou algo entre os dois lados e que importância terá na história. A única informação de registro vem do agente de Weller, Todd Eisner: “É um papel importante e … Peter está interpretando um executivo chefe”.

Aproveitando sua presença no “RoboCop” 25th Anniversary, homenagem prestada no Dallas International Film, o reporter pediu ao ator se poderia compartilhar algo de novo sobre sua participação. No primeiro instante, Weller obedeceu o código de silêncio, dizendo:

 “Eu não posso dizer. Jurei segredo. É algo muito legal”.

Perguntado se iria interpretar um alienígena como Christopher Plummer (Chang), Christopher Lloyd (Kruger), e outros, usando próteses e maquiagem, foi aí que ele deixou escapar alguns detalhes sobre seu personagem, dizendo:

“Não. Eu pareço um alien para você? Não. Deixe-me colocar desta forma. Eu tenho minha própria nave”

Como relatado pelo reporter do site, Weller, em seguida, pegou seu celular e revelou uma imagem do seu bebê de sete meses de idade, sentado na cadeira do capitão na ponte de uma nave estelar – orgulhosamente vestido com uma camisa dourada.

Segundo o site, pela tela pequena do Blackberry era difícil ver muita coisa. A cadeira era, pelo menos, semelhante a da USS Enterprise do filme Star Trek. Então o entrevistador não pode dizer com certeza se estava vendo seu filho no cenário da Enterprise, de uma nave diferente ou até mesmo de uma versão modificada do cenário da Enterprise.

Pelo que foi visto, o editor do Trek Movie deu a sua seguinte versão (acrescentado pelo TB) …

“Independentemente de onde seu filho estava sentado na foto, os comentários de Weller são muito intrigantes. Em primeiro lugar, ele diz muito fortemente que não está fazendo um alienígena, por isso, se humano, ele é provávelmente, pelo menos, um cidadão da Federação. No entanto, é difícil de imaginar a ideia de ser um executivo e capitão de uma nave da Frota Estelar. É claro que nem todas as naves fazem parte da Frota Estelar, de modo que Weller poderia ser um cidadão  e chefe de alguma empresa ou organização privada, que tenha sua própria nave, e como seu personagem John Frederick Paxton em Star Trek: Enterprise, cuja estação de mineração também possuía uma nave que voou da Lua para Marte. E, claro, Kirk e a tripulação da série original já haviam encontrado outros trabalhadores privados que tiveram suas próprias naves.

Outra possibilidade poderia ser que o agente de Weller (desconhecendo os elementos de Jornada) poderia ter tentado dizer que o personagem de Weller é um líder de algum tipo de grupo, região, etc Nesse caso, ele poderia ser parte da Federação, possivelmente, um governador, chefe de uma colônia ou estação. Tal personagem também pode ter sua própria nave. Não sabemos se o personagem de Weller é novo no cânon, mas há uma abundância destes tipos de personagens na série original, como o Sr. Lurry (gerente da estação K-7), Kodos (governador de Tarsus IV), o Sr. Hengist (administrador-chefe em Argelius II), Ferris (Alto Comissariado Galáctico), entre outros.

Outra idéia interessante seria que o agente de Weller poderia ter confundido alto executivo com um dos postos mais altos na Frota Estelar, como “Comodoro”. E, claro, Comodoros da Frota Estelar muitas vezes têm suas próprias naves capitâneas. Há muitos Comodoros a escolher, como Matt Decker, Wesley Robert, José Mendez e talvez até mesmo Robert de Abril (mostrado apenas na série animada).”

Se nos basearmos somente na palavra de Peter Weller, ele poderia interpretar um capitão da Frota, no comando de outra nave estelar. Poderia ser um personagem completamente novo ou alguém conhecido como o Lord Garth of Izar, capitão heróico e honrado que enlouqueceu ou outros menos cotados como o capitão Styles da USS Excelsior,  de uma nave menor de pesquisa como J. T. Esteban da USS Grisson ou mesmo Clark Terrell da USS Reliant que enfrentou Khan.

 

Você tem alguma outra opinião?