Rod Roddenberry fala sobre Trek Nation

O site TrekWeb conversou com o produtor Rod Roddenberry, filho do falecido criador de Jornada, Gene Roddenberry, sobre seu documentário Trek Nation. Ele também comentou a respeito da franquia, das convenções, e do novo filme de J. J. Abrams. A entrevista é de Gustavo Leão.

Trek Nation (Nação Trek) é um documentário produzido por Eugene Roddenberry Jr. e dirigido por Scott Colthorp, onde examina o impacto positivo que Jornada teve na vida das pessoas. Inclui entrevistas com membros do elenco e da produção de todas as cinco séries, bem como vários fãs e celebridades que foram marcadamente influenciados pela franquia, entre elas, George Lucas. O filme estreou em 30 de novembro de 2011.

Rod, como você desenvolveu Trek Nation?

“Crescendo, eu realmente não segui Jornada. Eu sabia que era uma série e que muita gente gostou, mas eu estava ocupado fazendo minhas próprias coisas e por isso meu interesse simplesmente não estava lá. Após a morte de meu pai, eu fiquei sobrecarregado com histórias de amigos e fãs sobre como Jornada inspirou-os, então comecei a ir a convenções e conversando com fãs e outras pessoas da indústria para aprender sobre a franquia. Através destas conversas fiquei muito orgulhoso da criação de meu pai e queria saber mais sobre quem era meu pai, então eu embarquei nesta viagem que se tornou Trek Nation. Eu conversei com pessoas, aquelas que o conheciam, e trabalharam com ele, o conheceram em convenções ou simplesmente foram inspiradas por sua criação. As câmeras me seguiram nesta viagem e eu tive algumas ótimas conversas com pessoas incríveis, como George Lucas, J.J. Abrams, DC Fontana e, claro, inúmeros fãs. Em última análise, evoluiu para uma história mais pessoal de um filho buscando compreender seu pai através do legado que ele deixou para trás.”

Como Trek Nation mudou sua vida e sua opinião sobre Jornada?

“Logo após o início da viagem, percebi que era uma criação extraordinária. Eu estava orgulhoso que meu pai tivesse criado algo tão progressista, provocador. Acredito firmemente no ideal de Jornada, de um futuro onde a humanidade trabalha em conjunto para o bem maior e onde a diversidade não é apenas tolerada, mas é abraçada, valorizada e parte integrante da humanidade atingir o seu máximo potencial.”

Conte-nos o que Roddenberry Entertainment está preparando para a convenção em Las Vegas.

“Nós sempre adoramos a oportunidade de interagir com os nossos fãs e falar sobre o que há de novo no Roddenberry Entertainment. Recentemente, anunciamos a terceira edição da nossa série graphic novel, Days Missing, chamada ENOX, e será o final desta trilogia aclamada pela crítica. Também anunciamos uma graphic novel chamada WORTH. Ao invés de seguirmos pela típica “história de origem” de um super-herói, onde descobrimos como esta pessoa tem a sua capacidade sobre-humana, WORTH vira e pergunta: “O que acontece depois de toda a fanfarra se vai e você já não é visto como super?” Neste caso, WORTH é uma atualização mecânica na década de 60, cuja capacidade de controlar as máquinas fizeram dele uma figura lendária em Detroit, mas seus poderes tornam-se inúteis quando próprio progresso da sociedade superou suas habilidades. Além disso, estamos finalizando a versão de 360 graus de White Room: 02B3. A versão tradicional do White Room: 02B3 foi exibido no Comic-Con e será mostrado em um punhado de festivais de cinema, como o San Diego International Film Festival e do Festival de Cinema de Burbank. Mas a versão de 360 graus é onde realmente estamos levando aos limites e será exibido nos cinemas. Nós temos um App White Room, uma forma primeira de seu tipo de entretenimento que será entregue através de dispositivos inteligentes onde você pode ver diferentes partes do filme no seu telefone celular ou tablet. A mídia nunca foi consumida pelos telespectadores desta forma assim, então na moda Roddenberry, estamos ampliando os limites mais uma vez.”

Quando é que o DVD de Trek Nation será lançado? Eu sei que um DVD edição especial, que inclui comentários de produtores Trevor Roth e você, estará disponível na convenção.

“Teremos Trek Nation em DVD disponível na convenção de Star Trek em Las Vegas, e, em seguida, em setembro através Roddenberry.com. A edição de luxo, com mais recursos de bônus estará disponível no próximo ano.”

Diga-nos sobre o lançamento de uma série de podcasts que você está produzindo e que examina a ideologia lendária apresentada em Jornada na programação produzida entre 1966 e 2005.

“Eu sempre quis a oportunidade de examinar a filosofia de cada episódio de Jornada desde a perspectiva Roddenberry e chegar ao cerne do que foi inspirando fãs há décadas. Assim, em muitos aspectos, é uma extensão da minha viagem documentada em Trek Nation. De uma maneira divertida e às vezes provocante, vamos examinar cada episódio a começar com o piloto a série, “The Cage”, e progredir seqüencialmente através da última temporada de Enterprise, incluindo todas as produções de animação e filmes . Temos podcasters veteranos e aficionados como John Champion e Ken Ray a bordo para sediar o projeto. John e Ken irão oferecer uma análise equilibrada ainda crítica de temas subjacentes, metáforas e dramas entrelaçados em cada episódio, e eu ofereci alguns recursos históricos raros que eu encontrei no arquivo da minha família, tais como notas manuscritas de meu pai nos scripts originais. Eles tem diálogos em torno dos pontos da trama, princípios e filosofias de Jornada e como se relaciona com a humanidade, tanto durante as transmissões originais e hoje. Haverá uma abundância de humor para equilibrar sua análise. John e Ken são muito divertidos, às vezes concordando e discordando às vezes, mas sempre olhando para múltiplas perspectivas. Nosso objetivo é fazer o que Jornada fez há 45 anos, que é incentivar as pessoas a pensar, questionar e explorar o mundo em que vivemos, examinando os ideais da série e avaliar se elas são verdadeiras em um novo milênio. Nós estaremos anunciando mais sobre o podcast na Convenção de Las Vegas. Eu estou realmente empolgado com isso tudo!”

Quais são suas expectativas para o próximo filme de Star Trek, que estréia em 2013?

“J.J. fez um grande trabalho criando um universo alternativo na primeira reinicialização, então eu tenho certeza que ele vai ser muito criativo no próximo filme. Em Trek Nation mostramos J.J. num clipe antigo de uma entrevista com meu pai, onde ele esperava que uma nova geração terá um novo olhar sobre Jornada, por isso é fantástico que continue a acontecer.”

Por favor, envie uma mensagem para os fãs de Jornada em todo o mundo.

“Não pense que você não pode fazer algo notável. A grandeza está dentro de todos nós, só precisamos encontrá-la.”