Editora lança Manual sobre Ave de Rapina Klingon

Ben Robinson e Marcus Riley escreveram o U.S.S. Enterprise Owners’ Workshop Manual da editora Haynes em 2010. A Haynes gostou dos resultados que voltou, desta vez, com o manual Klingon Bird-of-Prey Owners’ Workshop Manual. O livro apresenta visual em CGI, cortes, diagramas detalhados, dados técnicos, funções operacionais do modelo mais famoso de nave Klingon. O site StarTrek.com entrevistou Robinson que adiantou alguns detalhes sobre este livro.

Um dos primeiros manuais técnicos da franquia foi MANUAL TÉCNICO DA ENTERPRISE, lançado a época do filme Star Trek I: O Filme. Depois desse outros livros o sucederam com mais detalhes técnicos, gráficos e figuras mais elaboradas. Um dos mais famosos é o Star Trek: The Next Generation: Technical Manual de Rick Sternbach e Michael Okuda, cntendo informações sobre a USS Enterprise-D.

Em 2010 a editora Haynes resolveu ousar. Haynes Guide Manual for the USS Enterprises trouxe de maneira detalhada tudo sobre as Enterprises NX-01, NCC-1701 (da Série Clássica, dos três primeiros filmes de cinema e a renovada de Star Trek), NCC-1701-B, C, D e E. O livro de capa dura, contem 200 ilustrações coloridas. Com o sucesso de vendas, a editora resolveu seguir a receita trazendo algo mais inusitado, para a alegria dos fãs: os detalhes de uma nave Klingon.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento deste novo manual”, disse Iain Wakefield, gerente de licenciamento da marca no Haynes. “Com o sucesso fabuloso da Enterprise, esperamos que a versão Klingon Bird of Prey seja igualmente popular.”

O livro foi escrito por Ben Robinson e Rick Sternbach. Seu lançamento está previsto para novembro deste ano. Robinson fala sobre o projeto.

Primeiro, o que você achou da reação com o Manual das Enterprises?

Robinson: Foi muito lisonjeiro e foi muito bom ver que vendeu muito bem e foi um sucesso. Por isso, foi um desafio interessante quando eles começaram a falar sobre: “O que vamos fazer agora?” Klingon Bird of Prey parecia ser o candidato óbvio, mas foi uma situação muito diferente. Quando você olha para a Enterprise, houve uma série de informações que já estavam lá. Tinha havido um manual técnico para a Enterprise-D. Havia inúmeros episódios em que os personagens diziam: “Nós estamos indo para a plataforma … o que quer que seja”, e você descobrir muito sobre como as coisas funcionam. Naves Klingon são um pouco diferentes. Pessoas em pé na ponte, matando, e comendo um pouco. Então foi um desafio interessante, de como iríamos abordar.

Seu objetivo era fazer algo diferente do manual das Enterprises. Então, o que você aprendeu com o Manual das Enterprises que trouxe para Klingon Bird of Prey, e que, exatamente, você quer fazer diferente desta vez?

Robinson: Eu comecei a trabalhar em Jornada, Deus sabe quantos anos atrás. Foi pelo menos uma dúzia de anos atrás, trabalhando nas fichas informativas. Então eu tive uma idéia muito boa que funcionou bem. Em cima disso, eu acho que uma das grandes oportunidades foi que, como tantos modelos de efeitos CGI foram criados para a série, você é capaz de usar aqueles em editorial de uma forma que não costumava ser possível. Eu sabia que tudo funciona bem. Ao mesmo tempo, como eu disse, eu acho que o livro da Enterprise tinha sido muito mais um galope através destas naves diferentes, e nada como algo tão detalhado quanto eu sabia que algumas pessoas teriam gostado. Então, eu queria criar um livro que tivesse um bom equilíbrio entre os dados mais técnicos, e ainda ser um pouco mais acessível do que algumas das publicações pesa das de high tec que houve no passado.

O que você aprendeu sobre os Klingons e a Ave de Rapina para trabalhar sobre isso?

Robinson: Na verdade, o que eu aprendi sobre os klingons é o quanto notavelmente consistentes eles são. Há 600 e tantos episódios e um monte de episódios Klingon foram escritas por Ron Moore. Tudo faz um bocado de sentido. Eu acho que quando você olha para essas coisas e começa a escolher, você pensa: “Há uma fronteira de muitas contradições, e eu não sei como nós vamos lidar com isso”.  Mas, na verdade, houve grandes coisas sobre os Klingons e quanto mais você olha para eles, mais você pensa: “Sim, isso faz sentido. Que amarra com isso e com aquilo”. Ron tinha usado muitos paralelos com mundo real, e eles estavam perfeitamente encaixados lá.

Então, no livro falamos sobre o estabelecimento das academias Klingon, que é algo que Ron referenciou em um de seus episódios. É uma espécie de referência fugaz, e eu percebi que era muito semelhante ao que Pedro, o Grande, tinha feito na Rússia. Fazia todo o sentido sim, Pedro, o Grande, havia criado academias militares em uma sociedade feudal, e você começa a pensar: “Isso se ligaria muito nitidamente com a maneira com que a sociedade Klingon foi arranjada”. Então, a principal coisa que aprendi era o quanto consistente e coerente isso era. Havia coisas que não eram inteiramente claras, que nós tivemos que trabalhar, e nós fizemos.

Você conheceu Rick Sternbach por um longo tempo, nós entendemos. Como você se envolveu com ele dia-a-dia sobre esse projeto?

Robinson: eu costumava editar para a Star Trek Magazine nos EUA e Rick escreveu coisas para mim e então eu o entrevistei. Então eu o trouxe a bordo, porque eu sentia que se vamos expandir em algo muito presente, então nós precisamos de alguém que realmente tenha a credibilidade para fazer isso e realmente sabe o caminho de volta. Rick foi o meu primeiro pensamento, para ser honesto. Nós conversamos sobre as coisas a um nível filosófico. Um dos grandes problemas com naves Klingon, a Ave de Rapina em particular, é como ela muda de tamanho. As naves não são todas do mesmo tamanho. Passamos bastante tempo falando algo como: “Bem, espere um minuto. Talvez elas sejam todas de tamanhos diferentes, e você não poderia apenas ampliá-las? Haveriam estaleiros capazes de fazê-las em tamanhos diferentes?” Nós conversávamos sobre esse tipo de coisa.

Quando veio a conversa então sobre o funcionamento exato do núcleo de dobra, por exemplo, ou das unidades de injeção de anti-matéria ou coisas assim, eu deixei praticamente para o Rick, mas depois voltei a e tomei outra passagem para ele e tentei fazê-lo – E eu espero que você me perdoe por dizer isso – um pouco mais acessível para o leitor médio. Rick é incrivelmente técnico, mas ele é tão tecnicamente ciente que às vezes ele se esquece de que não está vivendo no século 24. Então nós conversamos sobre isso filosoficamente e ele trabalhou com mais das coisas realmente técnicas, enquanto eu fiz mais do material cultural. Assim eu tomei outro caminho na parte técnica apenas para torná-la um pouco mais fácil para os espíritos menos tecnicamente que nós.

Qual é o próximo trabalho para você?

Robinson: eu não tenho mais nada agora. Eu acho que a coisa lógica a fazer, e eu disse isso para a Haynes, seria um estaleiro da Frota Estelar. Na verdade, estou trabalhando em uma coleção de pequenas naves modelo de Jornada. Estamos coletando todos os diferentes modelos CGI como referência e, em seguida, produzir modelos em miniatura de naves. Estas nave, como o Akira ou … você pode obter algo muito mais obscuro, como Equinox ou Prometheus … eles são uma grande parte do que faz a franquia legal para as pessoas, e tem falado muito pouco sobre eles. Então, se Haynes voltar e disser: “Isso foi muito bem. O que vamos fazer a seguir? “Eu acho que isso é o que eu gostaria de sugerir a eles.