Cinco capitães na Destination Star Trek London

Os fãs que estiveram presentes na convenção Destination Star Trek London presenciaram algo inédito no Reino Unido, a participação dos cinco capitães protagonistas das séries de Jornada.  Scott Bakula, Avery Brooks, Kate Mulgrew, Patrick Stewart e William Shatner  estiveram reunidos no palco, pela primeira vez, em Londres. Outras celebridades da franquia também participaram desta festa.

O maior acontecimento de Jornada realizado em Londres nos últimos 10 anos foi o Destination Star Trek London que aconteceu neste final de semana no Excel Center em Docklands. Pessoas de toda a Europa e de outros continentes encontraram-se para celebrar este verdadeiro show. O pessoal do Star Trek.com esteve lá e nos deu este resumo de como foi o evento e suas estrelas.

A convenção este ano em Londres foi a mais concorrida de todas já realizadas na capital britânica. Isso se deve a presença especial de Bakula, Brooks, Mulgrew, Stewart e Shatner, onde cada um deu um show particular, respondendo as perguntas e brincando com o público.

Os atores procuraram responder alternadamente as perguntas. Em alguns casos, apenas um ou dois atores respondiam a uma consulta e em outros casos, três, quatro ou todos eles respondiam ao mesmo tempo.

Falando primeiro, Bakula brincou lembrando, que “gastou muito tempo tentando descobrir onde Porthos ia fazer xixi e cocô por oito anos.”

Sobre qual seria a melhor e a pior coisa de fazer Jornada, Mulgrew declarou, “Tudo sobre interpretar o capitão, a primeira e única mulher foi o melhor”, enquanto Bakula observou: “O pior foi ter que seguir esses outros capitães. Lavagem cerebral. O melhor foi eu mesmo ter sido o primeiro capitão”.

Um fã anunciou que era seu aniversário e pediu que os cinco capitães cantassem “Parabéns Para Você”. Shatner, Stewart e Mulgrew se entusiasmaram com uma serenata, enquanto Bakula e Brooks se juntaram depois de alguns momentos. O apresentador brincou: “Tudo o que posso dizer é graças a Deus não há Star Trek:. The Musical”

A próxima pergunta foi “Qual é a única coisa que você teria deixado ou alterado sobre sua série?”

“Gostaríamos de ter renovado por mais três anos”, disse Shatner. Bakula acrescentou, “Isso seria o que eu diria, também”. Brooks olhou para frente e disse: “bolsos” (nos uniformes), o que provocou uma risada da multidão, e Mulgrew disse, “eu queria ter tido a cabeça de Patrick.”

Contando a respeito de sua primeira convenção, realizada em Denver, Stewart falou sobre a expectativa de ser escoltado para o palco depois de não ter tido um vislumbre do público presente na época. Ele mesmo perguntou ao seu guia se havia alguém na casa. “Eu me lembro de andar no palco me sentindo como Sting,” disse Stewart.

Perguntado se estaria interessado em um filme de Deep Space Nine, talvez algo como “A Procura de Sisko”, Brooks sorriu e disse: “Eu acho, sim, se eu pudesse participar da busca, o que, em parte, significa que eles precisam me pagar . É melhor se apressarem, porém, se isso é o que eles têm em mente. Foi há 20 anos.”

Stewart revelou então que Brent Spiner e o escritor John Logan fizeram uma proposta, para um filme pós-Nemesis, de desenvolvimento de um roteiro/idéia para um conto de Jornada que apresentariam todos os cinco capitães. O apresentador perguntou se poderia acontecer, levando Bakula a brincar: “Eu não acho que poderia trabalhar para Spiner”.

Perguntados sobre o encontro mais estranho de todos com um fã. Shatner compartilhou uma anedota sobre a assinatura no seio de uma mulher. Isso levou a longa história ao estilo Shatner, mas Bakula assinou no bumbum do apresentador. “Vejam o que vocês perderam, gente?!”

Continuando com a brincadeira, os capitães comentaram sobre o que gostariam de acrescentar, hoje, na cadeira de capitão da nave. “A conta de Twitter” disse Stewart. Shatner sorriu. “Eu ia dizer um banheiro”. Bakula riu e comentou: “Eu também”, enquanto Mulgrew acrescentou, “Somos, três!”

Uma mulher na multidão, da Croácia, declara que William Shatner é o homem mais sexy a andar na Enterprise. Bakula e Brooks se levantaram e caminharam para fora do palco, fingindo irem embora. É claro, eles voltaram.

Entre outras perguntas da platéia, uma foi para cada capitão: “O que você gostaria de ter sido se não fosse ator?” Stewart imediatamente respondeu: “Uma pianista de concerto … para quem fui nomeado cavaleiro”. Mulgrew disse: “Uma médica”. Brooks: “Um médico”. Bakula respondeu: “Um atleta profissional”. E, amarrando de volta ao comentário anterior da fã, Shatner rechaçou, “Eu gostaria de ser croata, na verdade.”

No segundo dia, Avery Brooks fez nova aparição no palco principal e disse coisa como. “O que eu estava fazendo nos últimos 16 anos”.

“A coisa mais importante que eu tenho feito é permanecer vivo. Mais importante, meu filho mais velho teve seu primeiro filho, embora eu tive pouco a ver com isso. O que mais? Música. Shakespeare … Tenho estado relativamente agitado, mas não ocupado o suficiente”.

Brooks disse que “Far Beyond the Stars”, foi seu episódio mais memorável. Sobre fazer um pai para Jake Cirroc Lofton, ele disse, “O que você viu com Cirroc, era real. Nada de brincar, a não ser para dizer: ‘Bom dia. Eu amo você “. A multidão aplaudiu quando Brooks convidou Cirroc Lofton para o palco e os dois se abraçaram.

Depois foi a vez de William Shatner. Ele parecia bem e estava em grande forma, contando longas histórias e piadas. Ele relembrou alguns contos familiares para os fãs de longa data, incluindo a anedota do roubo da moto de Nimoy por ele, na época da série original, o que resultou em grande gargalhada do público.

Alguém perguntou então, se ele tivesse a chance de interpretar qualquer um dos outros quatro capitães qual ele faria, ou se preferia permanecer como Kirk. “Eles são todos muito bons”, explicou Shatner. “Eu fiz um documentário chamado “The Captains”. Ele foi muito bom e ainda está correndo por toda parte. Eu me encontrei com todos os outros quatro capitães. Eu conversei com eles em grande parte. Semelhanças. Coisas que temos em comum, coisas que não temos. Eu tive um ou dois dias intensos com cada um deles. Tive que conhecê-los e … até hoje eu penso em cada um como um amigo … Houve um pouco de magia na escolha desses indivíduos para fazerem os capitães de Jornada. Eu não trocaria de lugar com ninguém para a Jornada que eu estava fazendo, eu estava muito feliz com o Capitão Kirk”.

O tema “Star Trek (2009)” veio a tona e Shatner não ficou sem comentários. Quanto a Chris Pine como Kirk: “Ele é um maravilhoso líder”, Shatner declarou. “Ele tem a aparência, o corpo, o talento. Ele faz um Kirk maravilhoso, estou muito feliz que ele tenha conseguido o trabalho. “Quanto a aparência de Nimoy?”, respondeu o velho capitão: “Você sabe que ele está velho e quando voltar no tempo… ele ainda estará velho”. Na pergunta sobre J.J. Abrams: “Eu gostaria de estar em um filme com J.J.”, disse enfático. “Ele nos deu uma carona. Ele fez Jornada ser comercial. Mas esses filmes grandes para um ator é muito chato (devido às demandas de efeitos FX) … e elas levam uma eternidade. Eu não sei se eu posso perder tempo com isso”.

Shatner riu quando um fã perguntou se ele já tinha visto Galaxy Quest, com Tim Allen fazendo paródias dele. Shatner revelou que às vezes ele convida os amigos para o Monday Night Football. Scott Bakula e Patrick Stewart visitaram, por exemplo. “Tim Allen tem ido até com bastante frequência”, disse Shatner. “Galaxy Quest foi divertido, muito divertido. Aquilo da barriga, do estômago pequeno … Achei que foi um pouco exagerado”. A multidão foi à loucura. Depois passou a falar sobre o personagem Denny Crane, seus trabalhos atuais e no fim foi ovacionado de pé.

Outro que voltou ao palco foi Kate Mulgrew. “Estou muito feliz de estar aqui com os capitães … mas há algo diferente em mim. Não é só o meu cabelo!”. Aquele cabelo, por sinal, estava vermelho para um novo papel como uma prisioneira russa em uma prisão russa na próxima série da Netflix, Orange Is the New Black. Ela também comentou sobre uma nova peça em Nova York.

Quanto a falta de um romance real para a personagem Janeway, Mulgrew comentou: “Foi a melhor escolha … no final”.  Ela disse que Janeway foi o papel de uma vida, apesar das freqüentes 18 horas por dia, e apesar do fato de deixá-la longe de seus filhos pequenos, que queriam e precisavam da sua mãe. “Isso exigiu um pouco de mim para fazer o trabalho”, salientou Mulgrew. No fim, ela encerrou: “Eu sinto falta da Janeway. Ela era uma mulher melhor do que eu, mas eu sou mais divertida!”

Mulgrew pediu por quatro fãs com mais de 50 anos, uma dúzia subiu ao palco. Ela acolheu-as todas e respondeu a suas perguntas. Qual é sua parte  técnica favorita de Voyager? “Os homens”, ela atirou de volta. Archer ou Picard? perguntou alguém. “Kirk”, ela gritou. Quem da tripulação ela desejava que fosse gay? Mulgrew sorriu e disse, “Seven of Nine”. A multidão gritou em risadas. Antes de Voyager, Mulgrew não sabia nada de Jornada … “e isso foi bom”. E ela notou, com orgulho, “Eu aposto que toda mulher teria inveja da capitã. Um monte de atrizes … Meu coração vai para elas.”

Muitos fãs se deliciaram com o retorno de Patrick Stewart. Ele falou por mais alguns instantes antes de responder as perguntas. Ele observou que foi para convenções do ano passado em Melbourne, na Filadélfia, Columbus e mais outras:  “mas nada me dá tanto prazer quanto a minha cidade natal”. Alguém perguntou sobre um reboot de A Nova Geração, com outro ator interpretando Picard. “Muita justiça foi feita na reformulação do Professor Xavier por James McAvoy,” disse ele. “Eu disse isso a ele e também disse a ele que olhasse para a frente com a cabeça raspada. Eu ficaria intrigado ao ver um filme prequel de A Nova Geração. Claro, você não teria Data. Isso é uma falha na sua pergunta. Ele não nasceu. Ele foi feito. Eu … não sei. Bill, Leonardo, Walter … Estas eram pessoas verdadeiramente icônicas, personagens. Não faz sentido para mim a olhar para trás com eles. Eu não estou certo se faria sentido que eles devessem olhar para trás, para os personagens de A Nova Geração. Eu não tenho certeza se seria tão interessante ver onde esses caras estavam antes de “Encounter at Farpoint”.

Outros comentários de Stewart de interesse: “.. Jornada mudou minha vida completamente”, “A minha entrada recente na comédia me trouxe mais alegria do que qualquer outra coisa”, “Por um tempo muito longo Gene Roddenberry não me queria”, “Sentar no trono da Inglaterra não era nada, em relação a preparação para sentar na cadeira de capitão”, “Minha parte favorita de sci-fi além de A Nova Geração é Aliens”. Quem foi o melhor capitão de Jornada?, perguntaram. Stewart não hesitou: “.. Naturalmente, James T. Kirk. Ele definiu a referência para o capitão da Enterprise” E, por fim, ele falou de retornar a Londres para uma outra convenção, dizendo: “Da próxima vez, eu quero que seja com todo o elenco de A Nova Geração. Felizmente, alguém vai fazê-lo. Desculpe, não pude resistir”, finalizou, revelando o que virá na próxima convenção.

Por fim veio Scott Bakula, que cumprimentou uma sala cheia. Ele disse que seu nome não é o nome verdadeiro, mas artístico. Sua família pronuncia Back-u-lah, mas ele ouviu outra pronúncia mais concebível. Ele ressaltou que o seu nome do meio é Stewart e brincou dizendo que  quase usou isso como um sobrenome. “Teria havido dois atores de Jornada com o sobrenome de Stewart, e então eu poderia ter feito o filho de Patrick”, brincou Bakula.  Um fã perguntou como ele não parece mais envelhecido. “Primeiro de tudo, obrigado”, disse Bakula. “Em segundo lugar, você poderia consultar um oftalmologista”. E, não surpreendentemente, um fã perguntou a Bakula sobre ter assinando nas nádegas do apresentador. “Eu não tenho idéia do que você está falando”, disse ele, fingindo ignorância. “Parece que ele estava caindo a qualquer momento. Tudo o que posso dizer é que eu estava escrevendo. Patrick Stewart estava aqui”. E a multidão delirou.

Outras celebridades estiveram presentes. Destaque para John de Lancie. Um fã perguntou sobre seu teste para Q. Ele explicou o que Roddenberry disse a ele,”Você faz as minhas palavras soarem melhor do que eles”. Respondendo a alguém que perguntou por outros trabalhos além de “Q”, que ele amou, e Lancie apontou para seu papel recorrente em Breaking Bad e seus muitos shows servindo como o narrador de orquestra sinfônica.

Bons momentos a platéia teve também com Brent Spiner. Ele estava muito engraçado, como sempre. Sobre retratar um andróide sem emoções, ele observou que, “É fácil interpretar um personagem sem emoção, quando é o público que aplica a emoção. Isso é um tipo de coisa maravilhosa”. Mas ele foi rápido em acrescentar, no entanto, que não se parece em nada como Data.

Michael Dorn parecia mais alto e magro. Para quem queria saber se Worf teria feito um bom capitão, Dorn, bem-humorado argumentou, “Se eu fosse capitão, estaríamos todos mortos agora. Não, Worf não poderia ser um capitão”. Alguma história engraçada de maquiagem? “Não há histórias engraçadas”, disse ele. “Eu odiava-a do começo ao fim”. Descreveu como o último membro do elenco de A Nova Geração a continuar em outra série e como Worf era “apenas um adendo de Gene Roddenberry para compensar a natureza calma dos outros personagens”. Ele ficou maravilhado com o fato de que as pessoas podiam conversar em Klingon, que há uma Bíblia em língua Klingon e Klingon na língua de Shakespeare. Finalmente, sobre Star Trek: First Contact, Dorn disse: “Eu gostaria de pensar que Primeiro Contato foi o melhor momento de Worf e que é o melhor filme de Jornada.”

Casey Biggs, Jeffrey Combs e Marc Alaimo, foram memoráveis como vilões de Deep Space Nine. Biggs e Combs concordaram que o melhor vilão sempre foi Darth Vader, e todos os três afirmaram que ainda não veem seus personagens como vilões. Eles só têm uma agenda diferente e uma moral diferente, argumentaram, e você não pode fazer o mal, seria unidimensional. Combs salientou, “É muito bom ser mau”. Biggs sorriu e disse: “Marc foi um dos grandes caras maus”. Combs provocou: “Casey foi um dos grandes bêbados”, levando Biggs a replicar, “Jeff era um dos grandes dedos duros”. E assim os rapazes se divertiram, brincando entre si e entretendo o público.

Um dos agradecimentos de Combs foi para o produtor Ira Steven Behr. “Nós não estaríamos aqui se não fosse por este homem”, disse Combs, apontando para Behr. “Ele me deu o grande dom de ter dois papéis em uma série”. Biggs explicou que, em outro aspecto, perguntou aos fãs por que eles vão para convenções. Ele descobriu que eles vão por causa “do que a série significa para eles”, disse o ator. “Eles gostam dos autógrafos e de conhecer-nos, mas é sobre o que significa socialmente, politicamente e filosoficamente. É uma verdadeira honra fazer parte disso”. Alaimo sorriu quando perguntado se é verdade que o visual Cardassiano, a maquiagem, próteses, foram baseadas em seu rosto. “A história, como eu ouvi, foi que Michael Westmore gostou do meu pescoço”, confirmou Alaimo. “Eu tenho um loooongo pescoço … Eu amei Dukat. E a maquiagem foi uma grande parte disso”.

Rene Auberjonois, Nana Visitor, Cirroc Lofton, Andy Robinson e Chase Masterson fizeram outro painel de Deep Space Nine. Auberjonois discutiu maquiagem Odo, dizendo “Levou duas horas e meia, e eu dormia com ela. Foi uma grande maquiagem, uma maquiagem bonita e fez o personagem”. Robinson também comentou: “Graças a Deus, Garak era um personagem interessante para fazer, porque a maquiagem era um pé no saco”. Alguém na platéia perguntou a Visitor se os cardassianos representavam os nazistas e os Bajorianos os judeus. “Foi referente a quaisquer pessoas oprimidas e oprimidos … É universal.”

O pessoal de Enterprise também esteve presente: Dominic Keating, Connor Trinneer e Anthony Montgomery. Eles foram estridentes e bagunceiros, dando um momento maravilhoso de recordação para os fãs.

Presença especial para Walter Koenig, entrando no palco com a música tema de Jornada. Koenig disse em tom de brincadeira: “Tenho certeza que no meu funeral, eles estarão tocando a música sangrenta”. Ele compartilhou sua apreciação por Jornada e tudo o que tinha feito por sua carreira, mas descreveu Bester, de Babylon 5, como seu personagem preferido. Não surpreendentemente, Star Trek IV é o seu favorito filme “porque tinha humor, os melhores elementos da série, e foi sobre uma questão ambiental, as preocupações que temos no planeta. E eu gostei muito do que eu tinha que fazer nele.”

Marcaram também suas presenças:  Manu Intiraymi, Robin Curtis, Arlene Martel, Sean Kenney, Carolyn Seymour, David Warner, Eddie Paskey, Denise Crosby, Ira Steven Behr, Bobby Clark, Brannon Braga, Ron Moore, Lolita Fatjo, entre outros.