Primeiras impressões sobre os 9 minutos em IMAX (ATUALIZADO)

Ontem à noite, a Paramount Pictures e Bad Robot mostraram o preview de nove minutos em IMAX 3D para a imprensa americana e alguns convidados. O site Trek Movie esteve lá e pode dar uma olhada nas imagens. A seguir uma impressão inicial desse início de filme. O estúdio e a Bad Robot solicitaram que informassem o mínimo possível. Então, você terá alguns poucos spoilers.

O preview de nove minutos foi anunciado pelo estúdio para apresentação em algumas salas IMAX no dia 14 de dezembro.

Como cortesia e parte do marketing, Abrams concedeu a imprensa do Japão uma primeira visão desses minutos iniciais. Agora, esse mesmo preview foi mostrado a imprensa americana.

“As pessoas dizem: –  “Além da Escuridão – muita escuridão, muita tristeza e melancolia” – há muita intensidade neste filme, mas também é muito divertido, se você olhar por este princípio”, disse J. J. Abrams a imprensa que esteve presente.

Veja a seguir alguns comentários do editor do Trek Movie Anthony Pascale.

“Abrams chegou a dizer que ele não queria que os convidados para o evento estragassem a visualização de nove minutos, relatando em detalhes, e para deixar os fãs experimentar por si próprios e por isso vou honrar seu pedido”, disse Anthony em seus comentários.

“Mas o que eu posso dizer é que fiquei impressionado com o que vi de duas maneiras. Em primeiro lugar este filme não se parece com nada visto antes em Jornada. A maioria dos primeiros nove minutos foram filmados com câmeras IMAX e vendo em IMAX 3D é verdadeiramente extraordinário. A qualidade da imagem visual é igual a The Dark Knight Rises. Além disso, algumas das tomadas foram mostradas com grande efeito 3D.  O segundo ponto é que neste preview não há cena de Jornada comparável em escala de dimensão.

E os sons são muito impressionantes assim como o visual. Mais uma vez o mesmo grupo de designers de som (incluindo o vencedor do Oscar Ben Burtt) está nestas cenas. Também ouvimos os recursos de visualização de toda a música nova de Michael Giacchino. A música, por vezes, era original para Além da Escuridão, mas depois havia também chamados de volta a algumas das pistas e temas musicais de Star Trek, incluindo quando vemos a cena que revela a USS Enterprise”.

AGORA, AOS SPOILERS!

“Para entrar em detalhes um pouco mais, a visualização foi dividida em duas seqüências”, disse Anthony, “começando com Noel Clarke em terra e Nanzeen Contractor (fazendo marido e mulher em Londres). Juntos, eles estão enfrentando uma crise com sua filha. Uma espécie de colagem de momentos com a família leva a uma presença ameaçadora de Benedict Cumberbatch, que parece estar oferecendo a Clarke uma espécie de tábua de salvação (que assumimos ter um preço). Enquanto surgem esses novos personagens (não vistos em Star Trek), esta seqüência curta é bastante intensa e emocional e realmente dá o tom para o filme”.

“O resto (e maioria) da visualização nos leva a um planeta vermelho em tons muito estranhos com um problema sério de lava (que vimos vislumbres no trailer divulgado na semana passada). Esta seqüência apresenta os heróis da USS Enterprise em uma missão onde enfrentam um desafio após o outro, tudo levando até um grande momento. Temos Kirk e McCoy lidando com alienígenas furiosos e Spock ficando muito quente em um vulcão com a ajuda de Sulu e Uhura. Scotty parece estar muito preocupado com o que o planeta está causando para sua nave. Chekov (em camisa dourada tradicional) também está lá, oferecendo sugestões de garoto prodígio para seu capitão”.

“Esta segunda seqüência foi muito emocionante e cheia de recursos visuais, novos gadgets, uniformes especiais novos e muito material para um Trekkie meditar sobre o assunto. Ela também se parece como a abertura de um filme de James Bond, com o coração batendo, a ação em ritmo acelerado. Mas esta não foi a ação pela ação. Os fãs de Jornada certamente vão ver como esta seqüência lida com as coisas que estão no coração de tudo que Jornada é. E como prometido por Abrams que vão desde a intensidade das cenas de abertura de família em ação combinada com alguns divertidos e alegres momentos muito em linha com a tradição de Jornada, com Karl Urban e Simon Pegg recebendo as melhores linhas de diálogo.”

Também temos as impressões do pessoal do Commingsoon sobre o preview.

MAIS SPOILERS!

“O mais intrigante sobre o que foi apresentado é que ele mostra muito mais perguntas do que respostas. No momento em que ele é mostrado, nós ainda não sabemos da identidade do vilão Benedict Cumberbatch e ficamos com a revelação de que muito do que já vimos no trailer é na verdade parte de uma aventura independente que une a tripulação da Enterprise no meio da coisa”, disse Silas Lesnick.

“O filme abre com Noel Clarke e Nanzeen Contractor parecendo viver uma vida muito comum no século 23. Eles acordam, tomam café da manhã e se dirigem até um hospital, onde uma menina, provavelmente sua filha, está inconsciente na cama. A cena inteira é sem diálogo, mas com uma surpreendentemente poderosa música de Michael Giacchino”.

“Claramente incomodado, ele não pode fazer nada para ajudá-la, Clarke está do lado de fora, quando se aproxima Cumberbatch e lhe diz que ele pode ajudar. Clarke pergunta quem ele é, e nós apenas temos um sorriso maroto de Cumberbatch”.

“O resto das imagens encontram a Enterprise no meio de uma missão a um planeta vermelho que vemos no trailer. Kirk e McCoy foram visitar os locais à paisana e agora estão fazendo uma fuga desesperada. Escondida no fundo do oceano do planeta, a Enterprise monitora a missão e, a partir do serviço de transporte, Spock, Uhura e Sulu fazem o seu caminho dentro de um vulcão. Spock se dirige para dentro do vulcão para evitar uma erupção e, com as ondas de lava subindo, parece que ele não pode ser sair vivo dessa”.

Estamos ainda aguardando o complemento da lista de cinemas IMAX que mostrarão o preview (não disponível no site oficial).

Fonte: Trek Movie e TrekWeb

ATUALIZADO.

Um outro site, o HitFix, também fez seus comentários sobre o preview de 9 minutos.

Você verá alguns spoilers adicionais não mencionados nos sites anteriores.

“Mesmo agora, no final da apresentação de nove minutos, eu não posso dizer conclusivamente que vilão Benedict Cumberbatch está interpretando.  O filme começa com um despertador e saída de um casal interpretado por Nazneen Contractor e Clarke Noel. Eles rapidamente se prepararm, espiando pela janela na paisagem da cidade chuvosa de Londres no ano de 2259. Eles dirigem para o Hospital Infantil de Londres para visitar a sua menina, que parece estar envelhecendo prematuramente, doente e quase careca, em estado completamente inconsciente. Clarke caminha para fora para pegar um pouco de ar e tentar se recompor, e alguém vem atrás dele para dizer: “Eu posso salvá-la”. Clarke se vira e nós temos o nosso primeiro olhar para Cumberbatch”.

Clarke pergunta, incrédulo: “Quem é você?” e antes que possamos ter a resposta para a pergunta, a cena é cortada para um planeta chamado Nibiru, Classe M, onde está a tripulação da nave estelar Enterprise. Não podemos fornecer detalhes completos tintim por tintim do que você vai ver, mas posso dizer-lhe que muito das imagens que você viu no vídeo da semana passada foi tirado desta parte inicial do filme, incluindo McCoy e Kirk (Karl Urban e Chris Pine) fugindo por uma floresta estranha vermelha, perseguidos por um grupo de alienígenas, porque, evidentemente, roubaram um pergaminho sagrado deles. Ao mesmo tempo, Spock (Zachary Quinto) a bordo de uma nave auxiliar pilotada por Sulu (John Cho), está se preparando para sua descida em um vulcão. Enquanto a Primeira Diretriz é definitivamente uma preocupação primordial para a tripulação, que estão determinados a impedir que o vulcão faça extinguir toda uma raça de alienígenas que ainda não estão prontos para a viagem espacial, e Spock é o único que tem de realmente que descer na ativa e prestes a explodir cratera principal.”

O material com Kirk e McCoy é muito engraçado, e uma lembrança agradável de quão forte é a química com esse elenco. A dinâmica faz com que Kirk, Spock, McCoy sejam esses grandes arquétipos, além das decisões que Kirk terá de tomar com os conselhos de McCoy.

Sua primeira decisão será salvar Spock, tendo a Enterprise de sair do esconderijo sob o mar e, portanto, violando a Primeira Diretriz, expondo o habitantes de Nibiru a tecnologia que eles não estão prontos para conhecer, ou sacrificar Spock. O vulcano profere a famosa frase: “As necessidades de muitos superam as necessidades de poucos”.

É essa química que vai centrar o trio e isso realmente se cristaliza em um momento em que Kirk pergunta a McCoy o que Spock faria se fosse ele dentro do vulcão em perigo em uma situação em que qualquer esforço para ajudar vai violar a Primeira Diretriz. McCoy rosna: “Ele iria deixar você morrer”, e não há como argumentar seu ponto de vista”.