Bryan Burk fala sobre Kingons, vilão e o 3º filme

Bryan Burk-cropEm uma nova entrevista ao IGN sobre Além da Escuridão, o co-produtor Bryan Burk comentou a respeito do progresso do novo filme a partir de Star Trek. Ele também explicou como o papel do vilão foi adaptado para o ator Benedict Cumberbatch, falou sobre Klingons, o título Escuridão, os planos para uma terceira sequência, bem como ser o filme ainda parte da visão de Roddenberry de um futuro melhor.

IGN: O trailer mais recente teve um grande impacto quando chegou na rede – o quão importante é um trailer bom para um filme como este?

Bryan Burk: Para nós, eu creio que foi muito importante, porque não tínhamos nada intencionalmente para lançar. Nenhuma fotografia saiu online com toda a adivinhação do que estava acontecendo. Então, recentemente, colocamos para fora um monte de coisas. Assim, para nós, eu acho que é importante ter um trailer que gostamos, e que pudemos anunciar ao mundo que estávamos chegando. Então passamos muito tempo trabalhando no trailer.

IGN: O que você quer que o público tire de Star Trek Into Darkness quando assisti-lo?

Burk: O que nos atraiu para Jornada foi que não se trata apenas de espaço e aliens, na verdade é sobre seres humanos e como todos eles interagem uns com os outros, particularmente na visão de Gene Rodenberry do futuro, onde todos os problemas na Terra se foram, nós todos nos unimos e todos os problemas ficaram lá fora. Havia algo interessante sobre isso como um ponto de partida. Acho que o que é interessante sobre esse mundo e o que estamos tentando fazer é apenas explorar os personagens e os caminhos que eles estão percorrendo. Se o último filme foi sobre a equipe e a família se reunindo, este novo filme é sobre eles aprenderem quem são e começarem a trabalhar juntos. Nós terminamos o último filme com Kirk e Spock não se odiando, mas eles não são o melhor dos amigos neste filme. Por isso, parece que é uma boa progressão na série. Mas também as pessoas que não viram o primeiro filme podem pular isso e sentirão como se não tivessem perdido nada. Isso parece como um bom passo em frente no mundo de Jornada, e uma ótima maneira de trazer um novo público.

IGN: Alguns dos novos personagens são tirados diretamente da série original, assim grande parte do filme será voltado para essa série?

Burk: Como fizemos no último filme, há perpetuamente um aceno para o universo de Jornada antes de nós, mas estamos forjando o nosso próprio caminho. A razão por que se separaram esses dois mundos … um, foi reconhecer os 40 anos de Jornada e dizer: – “aí está” – e segundo, era para nos dar a liberdade de irmos em frente e contar histórias novas.

IGN: Há também, parece, vários acenos para a Ira de Kahn – é perigoso manter-se referenciando a um filme tão querido?

Burk: Eu não sei se esse filme tem mais acenos para a Ira de Kahn. Ou se as pessoas pensam que não há mais sobre o último filme. Eu acho que quando você está trabalhando com uma franquia que já existe há muito tempo e há tais vozes, fãs incondicionais, não há a possibilidade de não pisarmos no calo. Mas temos Damon Lindelof e também Bob Orci, que é um fã de Jornada, trabalhando nisso, e nós tínhamos conversas sobre uma infinidade de coisas, onde ele dizia: “Não podemos fazer isso”. Ou “nós podemos fazer aquilo, mas tem que ser assim para ficar dentro cânon”. Eu sinto como se em tudo o que fazemos há a possibilidade das pessoas se irritaram. Mas eu acho que nós temos um enorme respeito pelo universo de Jornada, e, particularmente, o que a visão de Gene era para ele. Então, me sinto muito seguro com todas as referências.

IGN: O que os Klingons trazem para a equação?

Burk: Bem, eles são um inimigo lendário, obviamente, da Frota Estelar. Eles desempenham o seu papel. Mas há muita informação lá fora, agora com filmes e programas de TV e videogames, e todo mundo está se esforçando para abrir caminho e dizer “me notem, me notem”. Nós somos um desses, e nós temos que fazer a mesma coisa. Mas sentimos que, tanto quanto possível, se podemos tentar não colocar muita coisa para fora, então a experiência de ir e descobrir será muito maior. Mesmo tendo uma conversa discutindo se existem Klingons ou não no filme – nós temos que falar, porque não teríamos pontos de discussão com vocês. De certa forma é como se você quisesse colocar as coisas lá fora, sem dizer muito, porque essa é a experiência.

IGN: Por que John Harrison faz um bom vilão?

Burk: Eu acho que ele é um grande vilão, porque ele é inteligente e calculista e um adversário real para Kirk. Mas, na verdade, não quero falar muito sobre ele. Se eu soubesse tudo sobre Darth Vader antes que eu visse Star Wars diminuiria a experiência de assistir Darth ser Darth.

IGN: O que Benedict Cumberbatch traz para o papel, então?

Burk: Ele fez o Harrison por conta própria. Particularmente, quando nós o escolhemos – os escritores voltaram e especificamente o adaptaram para Benedict. E você tem um vislumbre disso nos nove minutos e no trailer. Ele realmente é um adversário digno de Kirk.

IGN: Eu gosto do fato de que você mantenha atores britânicos. 

Burk: Nós fazemos isso, muito. Nós os amamos.

IGN: Por que os britânicos fazem bons vilões?

Burk: Eles não fazem necessariamente bons vilões. Nós também temos um imenso amor por Simon Pegg, que usamos em tudo. Eu não sei, essa é uma boa pergunta. Há alguns atores incríveis que saem do Reino Unido – muitas pessoas têm dito muito antes de mim que um filme é tão bom quanto seu vilão. E se você pode ter um vilão convincente, real, então as possibilidades de onde você pode ir nesse filme são infinitas. Se os atores são tão grandes e tão fortes, então você vai acreditar em qualquer coisa.

IGN: Como A Escuridão difere do filme anterior?

Burk: Eu acho que é uma continuação. Não é uma sequência apenas por uma questão de fazer uma sequência. Nós realmente decidimos que, se vamos fazer isso, o quanto vamos fazer de diferente e realmente aprofundar o nosso jogo? É parte da evolução do título. A película não é um filme sombrio per se. Não é pós-apocalíptico – está ainda dentro do campo do que Roddenberry queria, que é essa visão positiva do futuro. No entanto, os riscos são significativamente maiores e pessoais. Os personagens – especialmente Kirk – estão indo para um lugar muito emocionalmente sombrio. Eu sinto que a experiência que o público irá passar, vai ser uma experiência muito emocional, mais profunda. E em cima do que o espetáculo será significativamente maior do que o último filme.

IGN: Você diz que não é um filme sombrio, mas você tem Escuridão no título, e eu pensei que fosse uma lei de Hollywood em que o segundo episódio em uma franquia tem que ser mais sombrio do que o primeiro.

Burk: Eu não disse que não havia sombrio no conteúdo. Visualmente não é sombrio. Todo mundo fica falando sobre a escuridão, mas em minha mente é algo que é visualmente sombrio ou pós-apocalíptico. Isso não parece o que é. Mas emocionalmente é. A história vai para um lugar onde é mais pesado o filme, um pouco como todas as nossas sequências favoritas. Seja O Império Contra-Ataca, que é um filme mais sombrio emocionalmente do que Star Wars. E Poderoso Chefão 2 que é significativamente mais sombrio. Eu estou fazendo referência aos melhores filmes já feitos aqui, mas a idéia de torná-lo com mais peso e mais pesado – é o material que nós amamos. Nossa intenção não era ir para a frente para fazer uma sequência ligth. Foi para dar um verdadeiro passo mais profundo com estes personagens.

IGN: Se esta é uma continuação, você já está definindo as coisas para um terceiro filme?

Burk: Há sempre possibilidades daqui para frente. A resposta é sim, claro. Gostaríamos muito de continuar a fazer um filme de Jornada, enquanto as pessoas continuam chegando. Mas, para falar sobre o terceiro, antes de terminar o segundo seria ficar à frente de nós mesmos. Mas quando começamos – mesmo com o filme original, nós estávamos pensando sobre o que podíamos fazer para o segundo filme e o que podemos fazer para o terceiro. Tivemos conversas semelhantes sobre Lost – sabíamos o que a primeira temporada foi, e nós sabíamos o que a segunda temporada foi – J.J. [Abrams] dizia: “Eles encontram uma escotilha!” Nós tivemos essas grandes idéias modelos, mas então você realmente tem que preenchê-las. Então, nós tivemos grandes conversas sobre o que poderia ser. Há elementos do que o segundo filme poderia ser a partir do que originalmente falamos, mas é uma grande jornada de 1 a 3!

Fonte: Trek Movie