Braga fala sobre plano original para Enterprise

geekcoverA recém-relançada Revista Geek apresenta uma reportagem de capa na sua nova edição sobre Além da Escuridão, incluindo uma mesa redonda com um número de Treksperts notáveis, tendo como participantes os escritores e produtores Brannon Braga e David Goodman. A palestra de duas horas teve muitos assuntos interessantes, incluindo Braga falando sobre seu plano original para a série Enterprise. Saiba mais a seguir.

A Geek Magazine foi lançada em 2006 (como Geek Monthly) com o objetivo de trazer novidades para os aficionados dos gêneros ficção científica/fantasia. Por problemas financeiros suspendeu suas atividades em 2010. Adquirida pela Geek Media Ventures, ela foi re-lançada em 19 de junho de 2012.

Nesta nova edição, destaque para uma mesa redonda de duas horas com várias pessoas que trabalharam na fanquia. Moderado pelo escritor e produtor de Free Enterprise Mark A. Altman, os palestrantes incluem o co-criador de Enterprise, Brannon Braga, o filho de Gene Roddenberry, Rod Rodenberry, o chefe crítico do Access Hollywood Scott Mantz e David Goodman, que foi produtor de Enterprise e escreveu o recém-lançado “Federação: os primeiros 150 anos”, bem como um episódio abordando Jornada na paródia de Futurama.

Entre outros assuntos debatidos, o mais interessante foi a respeito de Enterprise. Veja alguns trechos mais importantes dessa discussão.

star-trek-summit

David Goodman: O formato não mudou em nenhum sentido desde A Nova Geração, porque do jeito que contavam histórias sobre Enterprise era muito da mesma série.

Brannon Braga: Isso não foi como queríamos fazê-lo. Nós queríamos fazer uma série criada na Terra, e seria sobre a construção da primeira nave estelar, um pouco como o filme do J.J. Não ia ser o ataque Klingon e a urgência de ter a nave lançada, para proteger a Terra. O final da primeira temporada ia ser a decolagem da Enterprise.

Rod Roddenberry: Eu amei essa idéia.

Brannon Braga: A rede só queria uma série da nave. Eles queriam este formato.

Mark A. Altman: Mesmo com o sucesso da nova produção da franquia, é motivo para haver ainda tal fome por um novo programa de TV? É porque você pode se concentrar em personagens de uma forma que os filmes não podem? Filmes inerentemente tem que ser sobre algum grande evento. E quando eles não são, digamos, como Star Trek IX: Insurreição, eles são considerados como um fracasso. Porque você tem que colocar a Terra em perigo, tem de haver grandes desafios para um filme.

Brannon Braga: Ir para estas convenções, é esclarecedor. As pessoas não estão falando apenas sobre os filmes. Você pega um ou outro dizendo: “Oh, eu gostava de Primeiro Contato”, mas todas as perguntas são sobre as séries. Alguns dos filmes são ótimos. Alguns não são. Não são a mesma coisa. Star Wars refere-se a todos os filmes. Star Trek é sobre a TV.

Além de apresentar uma conversa franca sobre a série Enterprise, também foi discutido sobre o porque A Ira de Khan ainda é o melhor filme de Jornada e um comentário quanto ao personagem Arex (do desenho animado) que poderia estar no novo filme em vez de Chekov. Há também uma entrevista com o Engenheiro de Sistemas na NASA, Bobak Ferdowsi, que fala sobre seu amor por Jornada, que ajudou a inspirar a missão a Marte. Ferdowsi ganhou notoriedade quando usou um penteado moicano durante o pouso do Curiosity

Diz Altman, “O que é fantástico sobre este artigo é que reúne muitas pessoas que têm interesses e opiniões diferentes em todo o universo de Jornada. Você tem alguém como Brannon que trabalhou por quase duas décadas e tem uma visão única sobre o que vai fazer em uma série e depois vem Rod Roddenberry que é o legado no universo de Jornada. David Goodman tem sido tanto um fã como alguém que trabalhou no universo da franquia e Mantz Scott, que embora seja um crítico de cinema conhecido do Access Hollywood, é um super-fã. Eu acho que cada pessoa consegue abordar aspectos do universo que eu realmente não tinha pensado nisso antes, tanto em termos de porque ela funcionou e onde está indo no futuro. Acho que quem é fã de Jornada vai realmente apreciar a conversa e ouvir a opinião desses luminares notáveis sobre o mundo em que equivale a um dos grandes painéis de convenções”.

“Para mim, pessoalmente”, disse Altman, que costumava escrever sobre Jornada para revistas como a Cinefantastique e Sci-Fi Universo, bem como escreveu inúmeras edições em quadrinhos para Malibu e DC Comics, “foi muito divertido voltar a escrever sobre Jornada, pela primeira vez em muitos, muitos anos depois de deixar o jornalismo para escrever, produzir e dirigir filmes e televisão e gostei muito da oportunidade de ouvir os pensamentos de todos sobre onde vai Jornada, no futuro, nós especulamos em filmes futuros, bem como em encarnações de TV. É uma das razões de eu fundei há anos a Geek e estou muito contente de ver a revista continuar a prosperar sob o comando editorial de Dave Williams e sua equipe editorial que estão fazendo um trabalho incrível. Na verdade, isso me deixa muito mais animado para ver Além da Escuridão quando ele sair em maio. ”

O vídeo completo da mesa redonda está disponível no www.geekexchange.com.

Fonte: Trek Movie