Além da Escuridão: Designs de vestiário e naves

design 1-cropAlém da Escuridão – Star Trek estreia hoje no circuito brasileiro. Agora que os maiores segredos sobre o longametragem estão sendo do conhecimento geral, temos mais alguns detalhes sobre a produção. Veja novos designs de conceito e storyboards para figurinos e naves do filme, inclusive os que não chegaram a ser aprovados.

Film Sketcher, um blog dedicado ao designs de filmes de ficção científica e TV, revelou projetos – alguns usados ​​e outros não – para os figurinos vistos em Além da Escuridão. Michael Kaplan atuou como figurinista no filme, e recrutou Constantine Sekeris, Christopher Ross, Keith Christensen e outros para conceber os vários projetos para os Klingons, a tripulação da Enterprise e, claro, Harrison.

“O roteiro geral é sombrio e assim os trajes refletiram esse mundo”, disse Kaplan ao Clothes on Film. “Como prequels para a série de TV dos anos 60, esses dois filmes que eu projetei com J.J. Abrams remetem a esse período de tempo na sua essência. Enquanto trabalhava nos dois filmes eu sempre tive livros com estilistas Rudy Gernreich, André Courrèges, Paco Rabanne e Pierre Cardin a mão para me ancorar nesse período”.

Discutindo os capacetes ostentado pelo Klingons, Kaplan observou, “Os capacetes abordam uma série de características que os klingons têm sem ter que mostrá-los. Você sabe que eles são Klingons, porque eles têm as testas … mesmo quando eles estão usando seus capacetes você pode sacar.”

Kaplan abordou a questão da roupa usada por Alice Eve (Dra. Carol Marcus), em uma cena particularmente controversa. “Depois de tentar ao meu jeito reinventar o sutiã, os resultados foram tão perturbadores que a intenção da cena teria sido perdida”, Kaplan explicou ao Clothes on Film. “Eu não vou dizer mais nada …”.

O projeto do traje no vulcão e os trajes espaciais foram um desafio. “Todos eles foram construídos pela Film Illusions, e trabalhei sem um obstáculo”. Kaplan acrescentou: “Estes não eram trajes simples, uma vez que os sistemas de ventilação, refrigeração, áudio e iluminação eram necessários. Conforto e segurança dos atores estavam sempre a nossa segunda preocupação”.

“O traje de Spock é para protegê-lo do calor do vulcão”, disse Kaplan ao Guardian. “Eu nunca tinha visto um traje espacial em cobre, e eu acho que o cobre é muito bonito. Fui pelo visual mais do que o raciocínio correto. O cobre é provavelmente o pior material para usar quando você está tentando se proteger contra o calor. Deveria haver ventilação no capacete para que ele não embaçasse, de modo que Zachary Quinto não ficasse suando.”

design 2

design 3

design 4

 

Conceito Klingon por Constantine Sekeris.

design 5

design 6

design 1

Alguns designs que não foram utilizados.

Conceito de nave Klingon não utilizado por Harald Belker, que trabalhou por um tempo na produção.

“Fui contratado principalmente para desenvolver a nave Klingon, eu também estava livre naquele momento em que ele foi escrito que teríamos alguma nave Klingon”, disse Belker ao Film Sketcher.

“Scott (Chambliss) teve a idéia de colocar 3 torres juntas. Eu teria gostado de desenhar os mais Warbirds. Eu não conseguia ver três torres arbitrárias movimento no espaço, sem orientação direcional …”.

klingon 3

Klingon 1

Klingon 2

Primeiro design da nave de Harrison.

harrison nave

Três designs conceituais de aliens por Neville Page, Michael Kaplan e Constantine Sekeris.

alien 1

A criação do planeta Nibiru por Andrea Dopaso.

“Eu trabalhei no desenvolvimento do “Planeta Vermelho”, para a abertura do filme, com vegetação alienígena, e também no processo de desenvolvimento de idéias para o planeta Klingon”, disse Andrea.

“Scott queria alcançar um ambiente acolhedor vermelho, sedutor para a civilização primitiva do planeta. Mas para o mundo Klingon ele estava olhando para um planeta devastado, não só pela guerra contínua, mas pela natureza do próprio planeta, consumido por erupções tóxicas e produtos químicos, derramamentos de todos os tipos. Isto criou uma condição miserável para a vida de seus habitantes.”

habitat alien

planeta Klingon