Paramount põe Star Trek XIII em desenvolvimento

delta vegaSegundo o site Deadline, a Paramount Pictures ampliou sua relação com um dos estúdios parceiros em suas produções cinematográficas, a Skydance Productions, do produtor de cinema David Ellison. O estúdio vai estender sua relação com a empresa por mais quatro anos. A Skydance Productions foi o estúdio que ajudou na produção de Além da Escuridão – Star Trek. De acordo com o site, o próximo filme de Jornada está em desenvolvimento.

A Skydance fará de 03 a 04 filmes por ano, com um orçamento anual de financiamento entre 200 e 250 milhões de dólares por ano. Ellison e sua equipe também estão envolvidos em muitos dos projetos como produtores criativos também. Uma vez que o acordo original foi firmado em 2010, a Skydance fez o que se esperava, que era entregar filmes comerciais que tivessem aceitação global. Entre os filmes feitos pela parceria temos True Grit, Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Jack Reacher, GI Joe: Retaliação, Além da Escuridão – Star Trek e o mais recente de Brad Pitt, Guerra Mundial Z.

Atualmente, a parceria está trabalhando em Jack Ryan (com Chris Pine), que estreia dia 25 de dezembro, e um novo filme de O Exterminador do Futuro em parceria com a Annapurna Pictures Megan Ellison, definido para liberação em junho de 2015. Também, segundo o site, estão no desenvolvimento de novas sequências para Missão: Impossível, GI Joe e Star Trek, bem como uma sequência de Top Gun.

Segundo o que o site Trek Movie apurou, embora não tenha confirmado oficialmente, a Paramount está inclinada em aproveitar a oportunidade de alavancar um terceiro filme no ano comemorativo, como foi com a estreia de Operação Skyfall, quando do aniversário da franquia de James Bond, obtendo grande sucesso de bilheteria.

Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman disseram ao site que “Eles (Paramount) estão firmes em ter um filme lançado no 50º aniversário de Jornada (em 2016) e todos nós estamos tentando ver se tudo o que podemos fazer é trabalhar em conjunto”.

Segundo fontes do Trek Movie, a Bad Robot deve continuar a frente da criação. Os escritores dos dois últimos filmes já vem discutindo sobre a nova história, querendo trazer de volta os Klingons como os principais vilões e quem sabe o recente vilão, Khan, interpretado por Cumberbatch, que foi muito bem aceito pelo público.

A única dúvida fica por conta da direção, que ainda não foi definida. O próprio J. J. Abrams disse em entrevistas que está acostumado a fazer vários trabalhos ao mesmo tempo.

O ator Zachary Quinto lançou mais lenha na fogueira de boatos quando disse acreditar que as filmagens do terceiro longa acontecerão em 2014 e insinuando que Abrams poderia estar novamente na direção.

Desse modo, não é de se estranhar se ele resolver ajustar sua agenda para sentar novamente na cadeira de diretor.

Além disso, com a proximidade do aniversário quinquenário da franquia, o estúdio pretende não baixar o fogo do último filme. A coleção em quadrinhos em andamento (supervisionado por Bob Orci) continuará a contar novas histórias definidas após Além da Escuridão, adaptando episódios clássicos. Como as sugestões colocadas nestes quadrinhos sobre o que acontece após o filme são declaradas como canônicas, isto é, pertencem oficialmente ao universo de Jornada, vale a pena ficar de olho sobre as “pistas” do que acontecerá no terceiro filme.

Segundo o Trek Movie, possivelmente, o orçamento do terceiro filme será reduzido, mas os formatos em IMAX/3-D serão mantidos.

Já com relação a uma futura série de televisão, de acordo com as fontes do site, nada se comenta nos  bastidores da empresa. Com a divisão de propriedades da Viacom em 2005, duas empresas diferentes possuem a franquia: a CBS Studios, dona de Jornada como uma propriedade de televisão e a Paramount Pictures possui a propriedade dos filmes. Embora elas tenham uma relação em que o nome “Jornada” e os personagens venham a se cruzar nos dois departamentos, há duas gestões diferentes e estas gestões teriam que trabalhar juntas para fazer uma nova série de TV. Isso não vai ser fácil, porque fazer Jornada na TV novamente exigiria um investimento significativo em cenários e efeitos especiais antes que um único episódio seja filmado, e que seria necessário um grande compromisso de qualquer rede ou canal a cabo para dar luz verde a produção.

Por outro lado, uma série de animação tem sido alvo de rumores há algum tempo, e uma série desse tipo custaria menos do que uma série live-action … mas há desafios também. Qual seria o público-alvo? Será que acabaria sendo uma versão “chata” para os espectadores mais jovens? Ou será que vai ser uma série ao estilo de Star Wars: Guerras Clônicas? Em que período de tempo seria definida e se seria interessante tentar trazer dubladores reconhecidos (como Patrick Stewart) para agradar aos fãs. Tudo isso precisa ser definido.

No entanto, as atenções do estúdio estão em cima da produção cinematográfica, a mais rendosa, já que seus acessórios como DVDs e Blu-ray tem obtido significativos lucros.

Em outro ponto, a CBS está ocupada remasterizando todas as temporadas de A Nova Geração, e recentemente começou a liberar Enterprise em Blu-ray. A remasterização em alta definição de Deep Space Nine também pode ocorrer, dependendo de como as vendas em Blu-ray se comportem.

Aguarde por mais novidades, aqui no Trek Brasilis.

Fonte: TrekWeb e Trek Movie