The Hollywood Reporter defende Orci de críticas

orci saluteO roteirista Roberto Orci ganhou a atenção da imprensa com uma série de comentários contendo palavrões dirigidos a alguns fãs do site TrekMovie, após artigo editorial criticando o filme Além da Escuridão. O conhecido site The Hollywood Reporter veio agora em defesa de Orci. Por que os fãs estariam errados e Roberto Orci certo, na opinião do site?

“A verdade é que as queixas principais dos fãs sobre o filme – incluindo a premissa do artigo que aborreceu Orci- são baseadas em o que é francamente um mito de longa duração entre os fãs de Jornada”, disse o artigo do THR.

“Os fãs tendem a ver a série original através de lentes coloridas por um filme e séries de TV posteriores, especialmente A Nova Geração, onde os filmes tiveram uma maior qualidade de escrita e atenção aos arcos dos personabens”, escreveu o autor prosseguindo, “Da mesma forma, as outras séries de TV, eram muito mais de acordo com as intenções do criador Gene Roddenberry para criar uma série inteligente do sci- fi mostrando que tocava em questões morais e temas sociais a cada semana. Mas a série original é muito diferente dessas encarnações posteriores e foram forçadas a renunciar a muitas das preferências e idéias de Roddenberry em favor das demandas do estúdio para uma ação- aventura ocidental no espaço”.

“Os fãs estão percebendo a série original não puramente por seus próprios méritos, mas dentro do contexto de tudo o que veio depois – por isso é um grande erro usá-la como um critério para julgar o que é ou não é Jornada”.

“A série original não foi apenas um estudo do personagem no serviço de uma história altamente intelectual e filosófica. Era um espaço ocidental, que teve todas as oportunidades de inserção numa briga, numa batalha de nave espacial, numa brincadeira piegas ou numa mulher semi-nua para Kirk beijar. A série fez tudo isso com diversão, relacionamentos bem definidos de personagem e, freqüentemente, um tema cheio de idéias relevantes para a sociedade. Mas também foi muitas, muitas vezes meio bobo, e sempre oferecendo ação nas histórias e contos de criaturas da semana”.

Na opinião do site, os últimos 10 filmes de Jornada que se concentravam mais na concepção idealizada da série original. “Esses filmes apresentaram versões mais maduras, experientes da tripulação, e eles enfrentaram as suas aventuras de maneira experiente, mais madura. Os filmes refletem mais esperanças originais de Roddenberry para o que a série poderia ter sido, e que ajudou a popularizar a franquia, para que A Nova Geração pudesse florescer e realizar plenamente as intenções de Roddenberry. Os filmes anteriores, em outras palavras, todos foram movidos para além da série original.”

“Mas essa não é a intenção dos filmes de J. J. Abrams”, disse o autor do artigo. “Estes filmes são um tipo diferente de Jornada – são versões em tela grande da série original, o espaço de ação e aventura pura que ainda não vi na tela grande, porque todos os outros filmes passaram tão longe a partir daí. Os filmes de Abrams não estão tentando usar a série original como um ponto de partida – eles estão a usando -o como seu modelo principal.”

“O que não quer dizer que os dois novos filmes não incluem o nível de consideração moral e os temas sociais que se apresentam com freqüência na série original. Ambos os filmes de Abrams tinham muita crítica social e temas morais tecidos dentro da narrativa. O último filme em particular foi socialmente relevante para os nossos tempos. As relações de personagens eram todas consistentes e tinham alguns altos e baixos, também. Na verdade, o mais recente filme foi mais consistente e reflexivo das caracterizações e teve mais considerações sociais e morais do que muitos dos episódios da série original.”

“Star Trek (2009) foi incrível, independentemente de quaisquer críticas dos trekkers mais radicais. Transportar-se para uma nave em movimento a uma velocidade de dobra? Scotty acabou de fazer as naves espaciais obsoletas! E se Kirk poderia desativar a broca romulana com uma arma de mão, por que os vulcanos não enviaram uma nave ou míssil para atirar na broca? Perguntariam alguns trekkers. Mas discordo. O grande final de Além da Escuridão com Spock perseguindo Khan pela cidade foi emocionante. E, independentemente das minhas queixas sobre a segunda parte do filme, mesmo que uma parte ainda seja melhor do que quatro ou cinco outros filmes da franquia.”

“Em outras palavras, assim como na série original, os novos filmes tiveram falhas e, por vezes, colocaram a ação à frente do drama, mas nunca perderam o foco de seu desejo de nos entreter. As principais queixas de fãs, portanto, parecem bastante hiperbólicas, e Orci estava certo em defender o filme – o que não significa que ele deve ter ido em um discurso profano contra os fãs em seus próprios fóruns, mas, por outro lado, seria melhor os fãs e o escritor simplesmente ignorarem e não envolverem-se em tudo isso? Duvido. E parece que Orci lamenta do modo como ele se expressou, e já se desculpou no Twitter.”

“Temos seis filmes com o elenco original, e depois mais quatro filmes com o elenco de A Nova Geração. Todos eles completamente poupados das sensibilidades retrô e pareciam bastante diferentes da série original, em estilo, tom, ritmo e abordagem. É bom para os novos filmes refletirem a série original, embora reinventada, a maneira mais direta e mostrando -nos o que a série original pode ter sido vista como se fosse feita hoje, com orçamentos modernos e efeitos visuais deslumbrantes.”

Agora, de acordo com ScienceFiction.com, Orci parece ter fechado sua conta no Twitter. Se isso é temporário ou permanente ninguém sabe.

Fonte: TrekWeb