Entrevista com Nicholas Meyer, Parte II

meyer STEm homenagem ao 50º aniversário de Jornada nas Estrelas, o produtor Nicholas Meyer foi um dos entrevistados pelo site Star Trek.com para contar sua história na franquia. Meyer está fazendo uma aparição rara na convenção Destination Star Trek 3, em Londres, onde subirá ao palco para bate-papo com a platéia e o Star Trek.com aproveitou para conversar com ele. Nesta segunda parte da entrevista, Meyer fala sobre os filmes e séries de Jornada.

Falando sobre Star Trek IV: A Volta Para Casa. Como você se envolveu com isso?

MEYER:   Houve outros escritores, dois outros escritores foram contratados para escrever a história que Leonard e Harve tinham inventado. Eu não fazia parte de nada disso. Eu recebi um telefonema do meu amigo Dawn Steel, que estava trabalhando pela Paramount na época, ou era chefe de produção, e foi, dizendo: “Nós temos uma emergência aqui. Seus amigos precisam de você”. Então, eu entrei e disse:” O que está acontecendo?” Ele respondeu:” Bem, nós temos um script, e estamos jogando fora o script, mas nós gostamos da história e queremos começar de novo”. Eu repliquei: “Eu deveria ler o roteiro? “E ele falou: “Não, não precisa. Vá falar com Harve e Leonard”. Aí, me contou a história Harve: “Você pode escrever as partes da Terra, e eu vou fazer os suportes. Eu vou fazer o princípio e o fim”. Eu concordei. Será que eles terão de ir para San Francisco em um filme de viagem no tempo, porque eu já fiz isso? Não podemos ir para Paris?”, mas Harve disse que não poderíamos. Então, eu escrevi todas as coisas na Terra, a partir de quando alguém no filme diz: “Quando nós estamos?” E Spock diz: “A julgar pelo teor de poluição da atmosfera, chegamos ao final do século 20”. E de lá até que eles vão voltar para o espaço exterior, foi todo meu material. Eu reciclei um monte de coisas que eu tive que cortar de Um Século em 43 Minutos. Acabei de encontrar um lugar para ele nisto, porque era praticamente o mesmo.

Havia uma parte de você que queria estar de volta na cadeira do diretor, e ficou decepcionado por apenas entregar o script? Ou não?

MEYER:   Não. Eu estava dirigindo outro filme. Eu nem me lembro o que era. Então, isso era algo do tipo, “Faça isso”. Você sabe,  o roteiro de A Ira de Khan foi escrito em 12 dias. Este script foi escrito em … Eu não sei. Não foram de 12 dias, mas foi muito rápido, porque eles tiveram seus sets construídos. Eles estavam com tanta pressa, que não foi uma má maneira fazer um filme, às vezes, porque você não passa por dezenas de notas das pessoas, e adivinhando e fazendo projeto após projeto, após projeto. Você faz isso e você perde a espontaneidade das coisas. Assim, não foi de 12 dias como antes, mas foi rápido.

meyer 2Você voltou a co-escrever e dirigir Star Trek VI. Essa história não poderia ter sido mais oportuna. Como organicamente aconteceu?

MEYER:  Bem, eu tinha sido convidado para fazer Star Trek V. Eles disseram que era a busca de Deus. Eu disse, “Puxa! Eu não sei como isso acaba. Então … “. E eu estava fazendo outro filme. Estava dirigindo The Deceivers para o Merchant Ivory, na Índia, com Pierce Brosnan. Então, não poderia ter feito isso, de qualquer maneira. Depois, eu estava de volta a Londres, editando The Deceivers e Frank Mancuso e Martin Davis me levaram para almoçar no Claridge. Eles disseram: “Nós queremos fazer outro filme (de Jornada) com o elenco original. Nós gostaríamos de fazer mais uma com o elenco original. Gostaria de fazer isso, fazer parte disso? E nós estamos falando a fazê-lo por cerca de 30 milhões de dólares”. Eu disse “Okay”. O filme ía ser produzido por Leonard – eu estava de férias.

Ele tinha uma ideia, o germe de uma ideia de como fazer Star Trek VI. Basicamente, como ele dizia, “O muro se resume no espaço sideral”. O muro tinha acabado de ser derrubado em Berlim. Como ele me explicou, os Klingons sempre foram os substitutos para os russos em Jornada. Se não havia mais o Império Soviético, como não havia mais Império Klingon, quem sou eu? Quem sou eu, se eu não tenho nenhum inimigo para me definir? Eu disse, “Oh, sim, ótimo. Começamos com este Chernobyl no espaço sideral”. Então eu esperei ouvir a chamada. A próxima coisa que eu ouvi foi Leonard me chamar constrangido para dizer que a Paramount havia contratado dois outros escritores. Eu pensei, “Bem, por que eles fizeram isso, depois de toda essa conversa?” Descobriu-se, eu acho, que eles achavam que poderiam obtê-los mais barato do que eu. Mas de qualquer modo, não estava funcionando. Então, eventualmente, fui chamado, e trouxe um parceiro de escrita, que foi trabalhar como meu assistente, um cara muito talentoso que, infelizmente, já não está vivo, Denny Martin Flinn. Ele e eu escrevemos a história que Leonard tinha cozinhado.

Você teve no passado recente discutido seus arrependimentos sobre o relacionamento com Gene Roddenberry, durante o making of de Star Trek VI. Mas, como era o seu relacionamento antes de voltar, quando você fez II e IV?

MEYER: Eu não me lembro de conhecê-lo no IV. Como eu disse, isso foi muito rápido. E foi apenas com Harve e Leonard, e até certo ponto Ned Tanen e Dawn Steel. Enfim, eu não achava que tivesse cruzado com Roddenberry. É interessante que a memória prega peças, porque anos atrás, me perguntaram sobre o que eu sabia sobre Gene Roddenberry em Star Trek II. Eu disse: “Puxa, eu acho que eu o conheci, e foi isso”. Mas os meus documentos estão na Universidade de Iowa Biblioteca, em Iowa City. Eu estava lá, e eles me mostraram uma exposição. Eu fiquei espantado ao encontrar uma longa correspondência entre eu e Gene Roddenberry, que acho que não gostou de A Ira de Khan – bem, foi então chamado de A Terra Desconhecida. Ele não gostou do roteiro mais do que ele gostou de Star Trek VI. Mas a troca de cartas, pelo menos, mostrava que eu estava tentando ser mais flexível e com mais calma argumentativa do que eu foi no VI – quando eu simplesmente não me comportei bem. Eu só estava … tinha muito no meu prato, eu acho.

Jornada, obviamente, continuou com A Nova Geração,  Deep Space Nine, Voyager e Enterprise. Alguma vez você sintonizou em qualquer uma dessas séries, ou não?

MEYER:   Não. A única vez que eu … eu estava sempre com medo de ver qualquer um dos outros filmes, porque, com minhas inseguranças, eu acharia que eles eram melhores em tudo mais do que o meu, e eu iria ficar muito deprimido. Três ou quatro anos atrás, alguém disse: “Nós gostaríamos de fazer um segmento especial em um DVD dos vilões de Jornada. E você, seria parte disso?” Eu disse: “Tudo bem”. Então eu percebi que teria que olhar para todos os filmes posteriores, a fim de ver todos os vilões. Então eu fiz. Não me lembro muito bem, mas, eu me lembro de pensar que … inicialmente, eu fiquei espantado com todo o dinheiro que as outras pessoas usaram e todos os efeitos especiais e coisas que eu não tive à minha disposição. Eu sempre brincava com sobras. Star Trek: The Motion Picture custou 45 milhões de dólares em 1979, Star Trek II custou, eu acho, 11,2 milhões de dólares. Star Trek V foi cerca de 30 milhões de dólares, e, finalmente, Star Trek VI foi exatamente o mesmo preço. Considerando normalmente, que todos os filmes eram 41 por cento mais caros do que o seu antecessor. Então, eu tive uma profunda inveja desses recursos, que tiveram todos esses brinquedos para brincar. Mas quando eu tive isso, eu me senti muito colaborativo, eu acho, com as minhas próprias contribuições para a série. Eu me lembro de pensar, ou abordar a questão sobre: “Quem é o maior vilão?”, e eu finalmente decidi que o maior vilão de Jornada estava no IV …

meyer 1Falando em vilões, Christopher Plummer foi um vilão brilhante na VI …

MEYER:  Bem, isso foi um sonho tornado realidade. Eu sempre fui um fanático fã de Christopher Plummer. E ainda sou. Eu tinha adquirido um CD dele interpretando trechos de Henry V para o acompanhamento de uma partitura musical que William Walton escreveu para o filme de Olivier, Henry V. Eu apenas a ouvi por várias vezes. E Chang saiu dessa gravação. Eu só pensei, “Eu quero um cara citando Shakespeare, e nós vamos chegar com Christopher Plummer”. Foi a única vez que eu escrevi especificamente para um ator, sem contar o elenco de Jornada. Eu disse a Mary Jo Slater, que foi nossa diretora de elenco, “Você tem que trazê-lo para isso, porque eu não posso fazer o filme de outra forma. Não há nenhum outro ator que possa fazer isso”. Então, ela o pegou. E eu tive o melhor momento da minha vida. Era o meu brinquedo de corda Shakespeariano. Gostava apenas de dizer: “Faça isso” e deixava soltar os cães de guerra. Ele foi uma delícia.

Viu os filmes de J.J. Abrams? O que você achou deles?

MEYER:   Bem, eles são muito diferentes. Eles são muito diferentes. Eu acho que quando eu respondo a isso, soa como se eu estivesse velho, porque … As pessoas dizem: “Bem, não é de seu avô que viu Jornada”. Não há dúvida quanto à experiência de J.J. como cineasta. Ele é fantástico. Mas eu acho que a nossa compreensão do material é muito diferente. Eu não tenho nada além do respeito pelo que ele faz. Mas é muito diferente … Eu não vejo Spock como um cara que vai bater nas pessoas e atingi-las novamente e novamente e novamente. Nenhuma dessas pessoas parecem ser os mesmos personagens que me pediram para lidar com eles. Eu sei que o II é sobre amizade, velhice e morte. Eu sei que o IV trata-se de extinção. Trata-se de tomar um cuidado ecológico, da única casa que temos. Eu entendo sobre o que o VI se refere. É sobre o colapso da União Soviética, é sobre a mudança e medo da mudança e “Já chegamos ao fim da história?”, como Francis Fukuyama escreveu quando o muro caiu. Esses são os temas e as idéias desses três filmes em que trabalhei. Eu não sei quais as idéias que estão nos novos filmes. Eu entendo que eles estão reiniciando, mas isso é uma tarefa mecânica, isso é uma tarefa técnica. Eu não entendo o que eles estão fazendo. Será que isso faz sentido?

Você escreveu seu livro de memórias em 2009. O que significou, obter tudo isso no papel? E o quanto satisfeito você ficou com a reação ao livro?

MEYER:   Bem, eu fiquei muito satisfeito com a reação ao livro. Eu sou uma espécie de pessoa que chuta a mim mesmo, porque eu sabia que a única razão que o livro seria publicado era se eu botasse um nome de Jornada nele, e as pessoas iriam pensar que seria sobre como fazer todas esses filmes de Jornada. Foi assim que eu consegui publicá-lo, mas originalmente, havia muito mais material sobre outros assuntos. Meus editores cortaram muito. Descobriu-se que, em certa medida, os meus instintos eram melhor do que o deles, porque um monte de pessoas gostou do livro o suficiente para dizerem que eles ficaram particularmente fascinados pelas partes do livro que não tinham nada a ver com Jornada. Então, eu gostaria de ter incluído mais deles.

Última pergunta. Se você estivesse fazendo os filmes de Jornada hoje, você acha que iria lutar com todas as invasões da Internet? Pessoas curiosas da maneira que fazem agora? Abrams basicamente coloca um manto sobre suas produções. Ele tinha pessoas no carrinhos de golfe cobertos para esconderem a eles e as pessoas envolvidas em cobertores para esconderem suas roupas. Você tem um par de letras porque as pessoas estavam chateados com os rumores de que Spock poderia morrer. É um mundo diferente?

MEYER:  Certamente é um mundo diferente. Ele tinha pessoas cobertas com cobertores? Huh. Uau. Uau. Você sabe, eu gosto muito dele que estou chocado que ele teve de lidar com isso. Eu não saberia o que fazer. Mas, eu acho que a maioria dos filmes que eu estou interessado em fazer, ninguém iria ter todos esses problemas.